Celular

03/03/2014 07h02 - Atualizado em 03/03/2014 07h02

Xperia L ou Moto G? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Sony e a Motorola tem à venda no mercado duas das melhores opções de smartphones intermediários com custo razoável. Para os consumidores que ainda tem dúvidas entre comprar o Moto G ou o Xperia L, o TechTudo resolveu dar uma forcinha e selecionou os modelos para o comparativo da semana. Veja a análise abaixo e escolha o seu.

G, H ou E? Entenda o que cada letra representa na conexão com a Internet móvel

Veja quem se saiu melhor no comparativo da semana  (Foto: Arte/TechTudo)Veja quem se saiu melhor no comparativo da semana (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Moto G

O Moto G é considerado uma “barganha” no mercado pelo seu preço e muito desta fama também se deve pelo desempenho do aparelho. Apesar de ser apenas “intermediário”, tem as especificações técnicas muito boas para sua faixa de preço: o processador quad-core Snapdragon 400, a RAM de 1 GB, memória interna de 8 GB e bateria de 2.070 mAh são destaques do gadget.

Moto G com capas coloridas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto G com capas coloridas e desempenho que não deixa a desejar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O Xperia L, por sua vez, é bem adequado à categoria. Tem as mesmas características de memória interna e memória RAM do Moto G, mas o processador é mais modesto, um Snapdragon Dual-Core de 1 GHz. Sua bateria também é menos potente: 1.750 mAh. Em conectividades, são praticamente iguais: 3G, Wi-Fi e Bluetooth, com a diferença de que o Sony tem NFC e o Motorola não. No geral, vitória do Moto G. 

Tela: Moto G

Novamente, a questão aqui se dá à superioridade do Moto G aos concorrentes dentro da sua categoria. Ele tem um display HD de 720 x 1280 pixels, com 4,5 polegadas e 326 ppi de densidade. Bem acima do normal para gadgets “baratinhos” – como o próprio Xperia L com sua tela de 4,3 polegadas, com 480 x 854 pixels e densidade de 228 ppi. 

Portanto, a tela do Moto G não só é maior como também é melhor. Não há dúvida de que este é mais um quesito em que o telefone da Motorola leva vantagem. Seja para ver filme, navegar na Internet ou jogar, ele tem o melhor display tanto em sua capacidade como em seu tamanho.

 Dimensões e Design: Xperia L

Xperia L roda a versão Jelly Bean do Android (Foto: Allan Melo/TechTudo)Xperia L ganha no quesito design (Foto: Allan Melo/TechTudo)





Para quem gosta de um aparelho mais elegante e minimalista, o Xperia L é a opção mais adequada. O Moto G tem uma pegada mais jovem, com opções coloridas, visual com as bordas arredondadas e tela um pouco maior. O Xperia L é mais compacto, simples e tem dimensões bem mais atrativas: mede 128.7 x 65 x 9.7 mm e pesa 137 gramas, enquanto o Moto G é mais parrudo, com 129.9 x 65.9 x 11.6 mm e pesando 143 gramas.

Qual o melhor smartphone 'pequeno' atualmente? Opine no Fórum do TechTudo.

Câmeras: Xperia L

Um dos diferenciais dos aparelhos mais recentes da Sony é a sua potência para tirar fotos. No Xperia L, mesmo sendo intermediário, não é diferente. Ele tem sensor com capacidade de fotografar com até 8 megapixels, além de filmar em 720p, na câmera traseira. Na frontal, somente VGA. 

Já o Moto G é mais modesto atrás, com 5 megapixels, e bem melhor na frente, com 1.3 megapixel. Os dois têm ainda recursos em comum, como HDR, detecção de rostos e sorrisos, foco por toque e geolocalização. Mas o Xperia tem outra vantagem: estabilizador de imagem, tanto para fotos quanto para vídeos. Por isso, vitória para ele. 

Sistema operacional: Moto G

Moto G, a aposta da Motorola para o mercado de celulares intermediários (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto G tem um sistema operacional mais recente (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Os dois vêm com Android, mas o Xperia L é equipado com a versão 4.1 do sistema do Google, enquanto o Moto G sai de fábrica com o 4.3 e já tem atualização para a versão 4.4 – talvez pelo fato de a Motorola ter sido adquirida pelo Google e receber, digamos, a prioridade na atualização do sistema.

Custo-benefício: Moto G 

De acordo com uma busca na internet, o Xperia L e o Moto G podem ser encontrados pelo mesmo preço exato: a partir de R$ 699, para o aparelho da Motorola com 16 GB. O Moto G, entretanto, possui uma opção de 8 GB e pode ser consumido por R$ 649. Há uma clara diferença entre todas suas especificações e, no geral, o custo-benefício acaba sendo mais interessante para um Moto G do que para um Xperia L. 

Conclusão: Moto G

A não ser que sua prioridade seja fotografar e filmar, no qual o Xperia L é bem superior ao seu rival, o Moto G é o grande vencedor deste comparativo – e de quase todos em que ele for comparado aos produtos da sua faixa de preço. Afinal, possui um hardware bastante interessante e atrativo para um gadget intermediário. 

Tem melhor processador, tela com alta qualidade e um design atrativo, apesar de mais parrudo e voltado para o público jovem, além de um sistema operacional atualizado em comparação ao concorrente. O Xperia L não é um aparelho ruim, e tem a câmera como grande forte, além do design mais sério e compacto. 

Entretanto, se você tem R$ 699 para comprar um dos dois, no geral, o Moto G parece a melhor opção.

Tabela comparativa entre Xperia L e Moto G (Foto: Arte/ TechTudo)Tabela comparativa entre Xperia L e Moto G (Foto: Arte/ TechTudo)




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuka Carmo
    2016-07-21T13:27:34

    No entanto, o Xperia é bem mais fácil de operar. No Moto dá um trabalhão para achar as coisas.

  • Compremuito
    2014-03-04T08:02:13  

    Quem estiver procurando Capas e Pelicula para Moto G, Nexus e Galaxy e muitos outros. Acesse CompreMuito ponto com, é só tirar o ponto e colocar o simbolo que vc chega lá.

    recentes

    populares

    • Compremuito
      2014-03-04T08:02:13  

      Micro SD 16 GB

  • Compremuitopontocom
    2014-03-04T08:18:03

    Quem estiver procurando Capas e Pelicula para Moto G, Nexus e Galaxy e muitos outros. Acesse CompreMuito ponto com, é só tirar o ponto e colocar o simbolo que vc chega lá.

  • Jose Raposo
    2014-03-03T10:51:22  

    quase a motorola acertava...só faltou uma camera que preste

    recentes

    populares

    • Jose Raposo
      2014-03-03T10:51:22  

      Erlan Andrade quer uma câmera boa compra uma maquina fotográfica, deixa de ser idiota.

    recentes

    populares

    • Jose Raposo
      2014-03-03T10:51:22  

      Cara, eu tenho um xperia L, e experimentei um moto G, a qualidade de imagem da camera do moto G é MUITO MELHOR! Não se enganem com esses mega pixels, abraços

  • Luiz Borges
    2014-03-03T19:31:14  

    O Moto G não ter slot para cartão de memória foi cruel.

    recentes

    populares

    • Luiz Borges
      2014-03-03T19:31:14  

      pra q cartao de memoria quando se tem 50gb de Drive

  • Santos
    2014-05-13T13:11:20

    prefiro o Xperia L apesar do Moto G ter algumas coisas melhores

  • Jean Morais
    2014-03-03T12:52:04  

    Prefiro a Sony, esse moto lixo nao tem nem entrada pra cartão de memória, esse detalhe ninguem vê né ? ai o celular vai e dá problema e vc perde tudo , ÓTIMO !

    recentes

    populares

    • Jean Morais
      2014-03-03T12:52:04  

      E se o seu SD der problema, voc vai fazer o que?

    recentes

    populares

    • Jean Morais
      2014-03-03T12:52:04  

      concordo Jean. independente o usuario deve ter a opçao do cartao. mancada da motorola.

  • Samanta Ribeiro
    2014-04-01T11:26:51

    Até pensei em comprar o Moto G, mas não tem espaço pro cartão de memória, além da tela quebrar facilmente. O Xperia L é mais barato e nenhum dos quesitos que ele perdeu realmente me faz falta.

  • Pacopinhas
    2014-03-18T11:51:09

    Xperia L foi lançado em meados do ano passado, se quiser mesmo fazer um comparativo decente que faça com um modelo mais recente ou com o proprio Xperia SP. "Mimimi mais o SP é mais caro". Logico! é o preço que se paga por um gadget de qualidade que não quebra com um assopro!

  • Ruan Victor
    2014-03-05T16:11:09

    Olha, comparação inútil ao meu ver, se fosse com Xperia C que possue o mesmo hardware que o Moto G seria bem mais produtivo o comparativo, mais foi a mesma coisa com o Nokia X no comparativo anterior, Nokia X vs Moto G não tem o que comparar, se fosse pelo menos o XL, mais fazer o que né? tendencia é tendencia.

  • Bruna Moreira
    2014-03-04T08:16:45  

    Engraçado porque comigo é bem diferente. O MOTO G é ótimo, excelente, troquei Samsung por dele. Ja peguei chuva com esse celular e não aconteceu NADA, ele já caiu no chão e a tela dele tá intacta, sem nenhum arranhão! A foto fica sim maravilhosa, e ainda a memória, mdss nunca vi um celular caber tanta coisa! Pra mim foi o melhor celular feito até hoje, nunca me deixou na mão e nunca travou comigo, coisa rara. Sou apaixonada por moto g não trocaria ele por nada, motorola virei fã! Somente elogios para esse celular.

    recentes

    populares

    • Bruna Moreira
      2014-03-04T08:16:45  

      Também recomendo o MOTO G, por quê? Pois eu também posso comprovar que ele é show de bola. Já caiu 2 vezes feio e não aconteceu nada, já risquei a tela com chave e não aconteceu nada, roda todos os jogos do google play, roda o Android fluido fora que é atualizado pro 4.4.2 etc etc.. sem comparações, melhor custo-benefício do planeta.

  • Gilson Pereira
    2014-03-05T14:42:21

    Para os analistas do Brasil a regra é; tem tela grande! É o melhor, mas esquecem que talvez a maioria procura aparelhos de entrada não só pelo preço, mas também pelo tamanho reduzido do aparelho, moto G de entrada só tem o preço, o resto é de aparelho top; tela de 4,5 polegadas, 13 cm de altura, 6,5 de largura e peso de 140 gramas.

  • Ronaldo Neto
    2014-03-04T10:16:20

    Foi comentado que o Moto G tem atualização para Android 4,4 , tudo bem mas o Xperia L Tem atualização para 4.2 que não foi citado

  • Samuel Oliveira
    2014-03-04T09:22:58  

    Cuidado ao escolher o NOKIA LUMIA. Comprei um LUMIA 925, com 5 dias deu defeito, e hoje com 4 meses tive que entrar na justiça contra a loja, autorizada, e a NOKIA. Na hora de vender é uma maravilha,mas, na hora de um suporte qualificado não tem. PS: O aparelho tem mais de 13 itens de defeito. NÃO INDICO NOKIA A NINGUÉM !!!!!

    recentes

    populares

    • Samuel Oliveira
      2014-03-04T09:22:58  

      Em um mês tive problema no touch, onde em ligações a tela ficavsa preto, eles trocaram todo o display e touch, fui na assistencia help do tatuapé, a assistencia em moema parece que é acougueira.

  • Ronaldo Rocha
    2014-03-04T10:11:12

    que comparativo mais zarro, na minha opinião o experia L não engraxa nem as botas do moto G fato! mas como existem pessoas que compram a marca e não o produto só desejo boa sorte pra quem pegar o experia!!!!! atualmente a motorola e a LG estão chutando o defunto, só elas oferecem uma experiencia mais decente ao usuário por um preço razoável em se tratando de Brasil

  • Rudinei
    2014-03-04T08:05:23

    Moto G é melhor.

  • Eliza Nunes
    2014-03-03T22:00:14  

    O problema do Moto G é a tela né, pois eu nunca vi tanta reclamação na internet de um celular tão recente. Deu medo de comprá-lo...

    recentes

    populares

    • Eliza Nunes
      2014-03-03T22:00:14  

      Tenho um moto g music edition e sinceramente a tela dele é perfeita, o meu mesmo sem usar case, já resistiu bravamente a duas "grandes" quedas, uma da minha mão e outro da mesa. Não confie muito nesses "casos" da internet, porque tem muito fanboy por ai que fica falando mal de "A" ou "B" porque gosta de "C". =p Fora que o moto g é a prova de água, o da minha esposa caiu na piscina e sequer precisei desliga-lo.

  • Felipe Martins
    2014-03-04T00:58:16

    Eu tenho um Xperia L e n tenho do q reclamar dele, pesquisei entre os dois antes de optar pelo Xperia. Tem tudo q preciso e realiza tudo com um bom desempenho. Eu recomendo um Sony Xperia L.

  • Leandro Santos
    2014-03-04T00:24:06

    ATENÇÃO NÃO COMPREM O MOTO G, O CELULAR TEM A TELA MAIS FRÁGIL QUE JÁ EXISTIU, E TBM EXISTEM MILHARES DE PESSOAS RECLAMANDO, PESQUISEM NA INTERNET, NO FACEBOOK. NECESSITA DE RECALL URGENTE DA TELA CASCA DE OVO.

  • Eduardo Nakamura
    2014-03-03T20:43:39

    NÃO TEM SUPORTE MICRO SD? OK, PASSO!

  • Gabriel Oliveira
    2014-03-03T13:54:31  

    eu tenho xperia L e a camera nao funciona mais ....alguem sabe pq?

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2014-03-03T13:54:31  

      se vc levar na assistencia, vao alegar que é oxidação

  • Allan Goncalves
    2014-03-03T19:34:36

    para aqueles que estao na duvida: Vão de Moto G, sem dúvidas... Estava com o Xperia L... com 5 meses de uso, ele comecou a apresentar varios problemas,levei na assistencia, e me disseram que era "OXIDAÇÃO".... Estou no Procon esperando a resposta dele... Detalhe: Nunca caiu agua nele, nao tomei chuva, nao entrava no banheiro com ele, peças dele é de segunda categoria mesmo... tive que comprar o moto G... BEM melhor que o Sony... Em todos os aspectos, bem melhor que o da sony

  • Bruno Barros
    2014-03-03T14:35:11  

    A MELHOR opção de smartphone intermediário com custo razoável é o CCE SK504. Sem mais!!!

    recentes

    populares

    • Bruno Barros
      2014-03-03T14:35:11  

      começou comprando errado kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Barros
      2014-03-03T14:35:11  

      começou comprando errado kkkkkkk

  • Dyony Ferreira
    2014-03-03T10:45:49  

    a verdade que não tem nada para comparar com moto G ele simplesmente humilha seus concorrente.e ponto final

    recentes

    populares

    • Dyony Ferreira
      2014-03-03T10:45:49  

      Dr Hazard, pobre são seus argumentos. Tenho lido aqui, e você só fala besteira, sem fundamento algum.

    recentes

    populares

    • Dyony Ferreira
      2014-03-03T10:45:49  

      Melhor que muito celular OneChip e bate em praticamente todos os Dual Chips... Moto G Wins!

  • Mateus Oliveira
    2014-03-03T17:39:02

    Moto G simplesmente humilhou o Xperia L, tanto no desempenho como no preço