Internet

27/04/2014 09h00 - Atualizado em 27/04/2014 09h00

Antivírus do Baidu detecta falha no WinRar; atualize o descompactador

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Baidu Antivírus revelou na sexta-feira (25) que detectou uma vulnerabilidade no popular descompactador WinRAR. O problema permite que vírus executáveis sejam escondidos em arquivos compactados, com extensões que os disfarçam como se fossem imagens ou filmes. É recomendada uma atualização urgente para nova versão do software 5.01, sem o erro apontado por desenvolvedores.

Plugins têm soluções de segurança e privacidade para Firefox e Chrome

Vulnerabilidade atinge versões antigas do WinRAR. (foto: Reprodução/RARLab)Vulnerabilidade atinge versões antigas do WinRAR (Foto: Reprodução/RARLab)

A falha faz que que o vírus seja liberado assim que o arquivo for descompactado. Para o líder da equipe do Baidu Antivírus, Sam Dong, a vulnerabilidade é “muito perigosa”. "Mesmo as pessoas com experiência em tecnologia podem ser facilmente enganadas", alertou em comunicado.

O WinRar é um dos descompactadores de arquivos mais utilizados do mundo, instalado por milhões de pessoas. Segundo a Baidu, muitos destes usuários ainda possuem versões comprometidas do programa (4.0 em diante) e recomenda que ele seja atualizado para sua versão 5.01, que já corrigiu o problema. Uma versão segura e atualizada pode ser baixada no TechTudo Downloads.

O Baidu é uma empresa chinesa que desenvolve produtos para PC, web e dispositivos móveis, inclusive o Baidu Antivirus: um aplicativo de segurança gratuito para Windows que protege contra vírus, Cavalo de Tróia e programas maliciosos.

Qual é o melhor antivírus para instalar no Windows 8? Opine no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Airton Souza
    2014-05-22T09:48:32

    Deixa eu ver se entendi, você criou uma matéria sobre um virus que encontrou ele mesmo dentro do winrar? xD

  • José Filho
    2014-05-03T08:19:58

    Se eu pudesse dar um só conselho p vcs diria: NUNCA USEM "BAIDU"! Esse programa vai encher o seu PC de pragas virtuais! Repito, se n qserem infestar seus computadores de vírus NUNCA USEM "BAIDU"!

  • Raul M
    2014-05-02T10:05:13

    Isto é um vírus. Se utiliza de instaladores de outros produtos para infectar sua máquina. Não é eficiente como antivírus. Verdadeira praga!!!

  • Antonio Souza
    2014-04-27T20:39:24  

    Incrível como tem gente que detona programas sem mesmo conhecer suas ações de fato. Se fossem realmente conhecedores não usariam nem mesmo Windows. O maior vírus de todos.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2014-04-27T20:39:24  

      Nem deveria te responder porque vc deve ser alguém ligado a empresa, um usuário comum jamais falaria uma besteira desse tipo de um programa que entra na maquina pelas portas dos fundos e sequestra tudo no pc, de navegadores a provedores de pesquisa. fica rodando no pc disfarçado de outros software originais, abre o windows, revo uninstaller, iobit uninstaller, ccleaner, e tenta remove-lo para ver si vc consegue ele si comporta 100% com vírus e Malwares dos grandes.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2014-04-27T20:39:24  

      Corrigindo; abre o desinstalador Windows, revo uninstaller, iobit uninstaller, ccleaner, e tenta remove-lo para ver se vc consegue! ele si comporta 100% como vírus e Malwares dos grandes.

  • Jose Carlos
    2014-04-27T22:05:19  

    essa praga infestou meu pc deu trabalho pr sair ..na boa nem sei se conseguir....esse baidu é virus..maligno ...!

    recentes

    populares

    • Jose Carlos
      2014-04-27T22:05:19  

      com certeza não conseguiu, eu também fui vitima dessa praga, tive que fazer varredura total no registro e no services do Windows para me livrar dele e outros que vem junto tipo o PSafe, fazendo uma analogia é como si a pessoa fosse infecta com o HIV e com ele vinhesse febre amarela, dengue, ebola, HPV e outras infecções.

  • Jorge Silva
    2014-04-27T22:38:22

    Até a Globo tá apoiando a Baidu? Por favor mais um informe publicitário pago pela empresa chinesa... Usem Kapesky, AVG, Avast, NOD 32 ou até emsmo Avira mas nunca usem essa coisa!

  • Antonio Souza
    2014-04-27T20:38:06

    Fizemos vários testes com vários antivírus gratuitos. O Antivírus Baidu ficou acima da média. Eu instalei em vários Windows e recomendo. É super leve também.

  • Isaias Freitas
    2014-04-27T18:55:11

    Trabalho com informatica, entao sempre q vejo o Baidu instalado removo ele. nao confio.

  • Alex Madureira
    2014-04-27T18:25:40

    Baidu não é antivírus e sim um VÍRUS!!!!!

  • Gilson Pereira
    2014-04-27T12:18:05

    Uma rápida sobre essa praga chamada Baidu. programa criado por hackers chineses, isso ai é igual ao HIV, uma vez infectado nunca mais sua maquina vai si livra totalmente dele. outra! a denuncias na asia e Europa que ele começa a invetar vírus para força os usuários a comprar a versão paga. ele é um Malware que tenta rodar escondido no pc, outro dia fui infectado por essa praga, nem o revo Uninstaller conseguiu remove-lo, o único jeito é pelo próprio Uninstaller do programa, mas isso deixa inúmeras sobras. A função dessa praga é ter controle total da maquina.