Internet

09/04/2014 11h38 - Atualizado em 09/04/2014 11h38

Bug no Chrome pode transformar toda a página em botão de gravação

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

Um bug no Google Chrome pode permitir que pessoas mal-intencionadas tenham acesso ao microfone do computador sem a permissão do usuário. O especialista em software Guy Aharonovsky publicou um vídeo em seu canal no YouTube mostrando como o processo funciona no navegador dos internautas.

Falso Google Chrome rouba dados de usuários em sites de bancos

Erro permite que sites ouçam o que usuário fala (Reprodução/Google)Erro permite que sites ouçam o que usuário fala (Reprodução/Google)



O erro no navegador do Google permite que hackers transformem um site inteiro em um microfone grande e transparente, que não pode ser notado. Quando o usuário clica sobre a imagem cinza, começa a ser gravado sem sequer ter qualquer noção de que seu microfone está sendo acessado. O problema ocorre mesmo para quem bloqueia qualquer acesso ao microfone através das configurações do browser.

O bug explora a antiga API de voz do Chrome, que não indica o uso do microfone na barra de endereços, mas apenas através de um elemento de discurso que é uma espécie de bolha, capaz de ser alterada para qualquer tamanho e opacidade, além de poder ser colocada para fora do campo de visão do usuário. Ou seja, o aviso pode ser colocado no modo invisível, de maneira que nunca se saiba que o microfone está sendo usado no browser.

Erro transforma toda a página neste microfone cinza, mas ele fica invisível para usuário (Reprodução/YouTube)Erro transforma toda a página neste microfone cinza, mas ele fica invisível para usuário (Reprodução/YouTube)

Guy Aharonovsky demonstrou o erro em um vídeo no Facebook na versão para Mac OS X do Google Chrome, mas assegurou que o problema pode acontecer em qualquer uma das versões do programa. Segundo seu post, Aharonovsky afirmou que o erro já foi reportado à gigante de buscas para correção.

Via Guya’s Blog

Como salvar senhas no Google Chrome? Comente em nosso Fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Souza
    2014-04-09T13:04:11

    Apesar de ter acontecido algo similar na versão 32 do Chrome, esse me parece um pouco diferente, mas claro que um site tem que está preparado para isso. Não vai ser qualquer site. Se não me engando era justamente esse o problema. Agora que estamos na versão 34 do Chrome, penso que não há como fazer desse jeito aí mais.

  • Reinaldo Filho
    2014-04-09T12:17:38  

    Desculpe a sinceridade, mas esse bug já é bem antigo.

    recentes

    populares

    • Reinaldo Filho
      2014-04-09T12:17:38  

      Verdade. Já foi até corrigido. Se não me engano era não versão 32. Já estamos na versão 34.