Internet

29/04/2014 14h53 - Atualizado em 29/04/2014 15h34

Carro inteligente do Google reconhece ciclistas, pedestres e sinais

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google anunciou uma série de novidades sobre o seu sistema de carro inteligente na segunda-feira (28). Após ajustes e muitos testes, o veículo passou a ser capaz de reconhecer pedestres, sinais e ciclistas. Testado na Califórnia, o projeto vem mostrando os primeiros resultados nas ruas americanas.

Patente da Apple impede que motoristas enviem mensagem ao dirigir

Carro inteligente do Google ganhou novas possibilidades (Foto: Divulgação/Google)Carro inteligente do Google com self-driving car ganhou novas possibilidades (Foto: Divulgação/Google)

Para quem não está familiarizado com a tecnologia, o carro inteligente do Google na verdade é um veículo com piloto automático. No entanto, ele não anda sozinho. Nos testes, há sempre um motorista entre o banco e o volante para fazer o controle e poder evitar possíveis problemas no caminho.

Em vídeo no YouTube, uma das motoristas de testes, que se identifica como Priscila, explica um pouco do conceito do projeto. Segundo ela, a equipe é responsável por manter carros e pessoas em segurança, além de dar um retorno para os desenvolvedores sobre como o veículo se comporta no “mundo real”.

Com a atualização, o carro está ainda mais 'smart'. Além de saber “andar sozinho”, sem que o motorista precise tocar no volante, ele consegue identificar vários elementos importantes para a circulação em vias urbanas. Primeiramente, os sinais de trânsito, para que o carro pare e ande apenas quando for liberado.

Será que o Google Glass vai dar certo? Comente no Fórum do TechTudo.

Ele também consegue notar a presença de pedestres atravessando e de ciclistas que passem próximos a ele. Apesar da grande evolução, em post no seu blog oficial, o Google ainda trata do carro com cautela. Segundo a empresa, ainda há muito trabalho para ser feito no que diz respeito a este projeto.

“O caos de uma cidade é bem previsível para um computador. Encontramos situações diferentes e criamos modelos delas. Mas ainda temos muita coisa para resolver, como ensinar o carro a andar em mais ruas de Mountain View, mas milhares de situações que estavam causando problemas há dois anos agora podem ser resolvidas”, diz o Google.

Assista ao vídeo abaixo e veja como estão ocorrendo os testes nas ruas da Califórnia. Para ver com legendas em português, toque no ícone retangular ao lado do relógio, identificado como Captions, selecione “Translate Captions” e opte por “Português”. Veja o passo a passo para ativar legendas.


Via Google Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares