04/04/2014 17h21 - Atualizado em 04/04/2014 17h21

Cortana, a assistente do Windows Phone, só deve entender português em 2015

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft deu bastante destaque à nova assistente virtual, batizada de Cortana, para o Windows Phone 8.1. Capaz de reconhecer a preferência do usuário, a assistente pode ainda dialogar com o usuário com linguagem informal e descontraída. No entanto, a empresa decepcionou os usuários brasileiros: Cortana só será capaz de entender o português a partir de 2015.

Veja também: Windows Phone 8.1 deve chegar para os primeiros usuários no dia 14

Cortana foi apresentada pela Microsoft sob muita expectativa, mas só deve entender português a partir de 2015 (Foto: Divulgação/Microsoft)Cortana foi apresentada pela Microsoft sob muita expectativa, mas só deve entender português a partir de 2015 (Foto: Divulgação/Microsoft)


O que falta para o Windows Phone ganhar o mercado? Comente no Fórum do TechTudo

O anúncio foi feito pela própria Microsoft em seu blog e desmentiu os rumores de que a assistente virtual entenderia a língua portuguesa ainda este ano. Segundo a empresa criadora do Windows Phone, Cortana será lançada em fase de testes “beta” apenas nos Estados Unidos neste primeiro semestre do ano. Já na segunda metade de 2014, a assistente ganhará a versão final norte-americana e chegará ao Reino Unido e à China.

Já os usuários de outros países, como o Brasil, começarão a receber a Cortana apenas a partir de 2015, ainda sem data confirmada. Ou seja, será preciso esperar pelo menos um ano até que a assistente virtual da Microsoft comece a falar português. Não se sabe ainda, porém, se o recurso estará disponível por aqui em inglês, assim como a Siri no iOS.

Ainda que leve um ano até que a Cortana comece a ter versão em português, ela apresentará vantagens sobre a Siri, da Apple, e o Google Now. Ambas assistentes foram lançadas em 2011 e 2012, respectivamente, e ainda não possuem um suporte ao português adequado. Já a Cortana é a grande aposta da Microsoft para enfrentar os dois sistemas. Para isso, ela traz recursos como o card de informações do Now e a capacidade de conversar com o usuário da Siri. Cortana é capaz ainda de demonstrar emoções e até mesmo contar piadas ou cantar uma música a pedido do usuário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Emboaba
    2014-04-16T11:37:28

    Pois nós dois estamos nos interagindo muito bem, faça como eu, não dependa do português pras coisas, aprenda inglês... Um avanço na vida.... Voltando pra ela, mesmo em fase de teste ela é nem precisa nos detalhes.... Fiquei chocado quando pedi pra ela tocar uma musica que eu queria... e mesmo morando no Brazil ela trás todas as informações dentro da minha localidade. Wonderful...

  • Sarrista Sp
    2014-04-05T08:36:45

    Apesar de demorar 1 ano(para português) após o lançamento, é a que mais valoriza os brasileiros!

  • Antonio Simão
    2014-04-04T17:48:22

    Partxiu, mudar de sistema.. kkkkk... Se bem que eu não vou usar esse recurso mesmo.