Jogos de RPG

02/04/2014 08h04 - Atualizado em 06/01/2017 18h12

Diablo 3: conheça os principais livros do game e sua relação com os enredos

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Diablo 3 foi, produzido e lançado pela Blizzard em 2012, uma das sequências de game mais ansiada por fãs e jogadores de action RPG. Trazendo uma narrativa mais envolvente e profunda que os títulos anteriores, seus desenvolvedores também souberam explorar muito bem a história de personagens importantes através dos livros.

Review: Angry Birds Epic

Diablo 3 (Foto: Divulgação)Diablo 3 (Foto: Divulgação)


História da franquia

A série Diablo se passa em um mundo fantástico chamado Santuário que se inspira bastante na Europa Medieval. Explorando uma mitológica guerra entre anjos e demônios, o primeiro game mostra o envolvimento dos humanos nesta batalha, após o antagonista Diablo invadir a cidade de Tristram.

Em Diablo 2 e sua expansão, Diablo 2: Lord of Destruction, os jogadores encontram um mundo muito mais amplo do que o do game anterior. O protagonista precisará percorrer todo o mundo de Santuário atrás do misterioso Viajante Sombrio, que é o herói do primeiro título da série, atormentado e possuído pelo antagonista Diablo.

O segundo título da franquia faz o protagonista embarcar em uma viagem por cidades totalmente distintas entre si, como Harrogath, que se inspira nos países nórdicos, Lut Gholein, bastante parecida com cidades do oriente médio, e Kurast, que lembra bastante civilizações ameríndias.

Depois de mais de 10 anos espera, Diablo 3 conquistou fãs da série e novos gamers (Foto: Reprodução/Blizzard)Depois de mais de 10 anos espera, Diablo 3 conquistou fãs da série e novos gamers (Foto: Reprodução/Blizzard)

Em Diablo 3 os jogadores retornaram a Tristam, 20 anos após os acontecimentos do game predecessor. Após a queda de um misterioso cometa justamente sobre o local onde o antagonista e outros demônios estavam confinados, um novo herói precisará surgir para investigar este estranho acontecimento e combater o retorno do mal.

Diablo III: A Ordem

Diablo III: A Ordem foi o primeiro livro sobre esta franquia da Blizzard traduzido para o português (Foto: Reprodução/Record) (Foto: Diablo III: A Ordem foi o primeiro livro sobre esta franquia da Blizzard traduzido para o português (Foto: Reprodução/Record))Diablo III: A Ordem foi o primeiro livro da franquia traduzido para o português (Foto: Divulgação)

Escrito por Nate Kenyon e lançado no Brasil pela editora Galera Record um pouco antes de Diablo III, este é primeiro livro do terceiro volume desta franquia produzido pela Blizzard. Sua história ilustra muito dos cenários do mundo de Santuário, desenvolve personagens e explora muito bem o interlúdio entre o segundo e o terceiro game da série.

Sem apresentar spoilers sobre a história do último jogo, Diablo III: A Ordem vai até 10 anos antes dos acontecimentos do game. Sua trama narra a infância e alguns dos fatos que levaram Deckard Cain, um dos últimos membros da misteriosa Ordem dos Horadrim, a se tornar um dos personagens mais importantes da trama da franquia.

Apesar de ser o primeiro livro de Nate Kenyou, o escritor mostrou uma incrível habilidade para adaptar a história do game, conseguindo desenvolver sua história mitológica e dar uma boa consistência literária aos protagonistas Deckard Cain, Léa, Mikulov e aos antagonistas O Sombrio e Belial, o Senhor da Mentira.

Com momentos de tensão e violência, o livro possui a narrativa fluída e uma envolvente relação entre os personagens, rendendo ao autor a posição de finalista do prêmio Bram Stoker, da Associação de Escritores de Terror. Além disso, a obra pode ser um complemento para os fãs da série ou uma forma de situar aqueles que não jogaram os seus primeiros títulos.

Diablo III: Livro de Cain


Sendo citado algumas vezes no game, Diablo III: Livro de Cain é um traz muito material exclusivo que ajuda os jogadores (Foto: Reprodução/Record) (Foto: Sendo citado algumas vezes no game, Diablo III: Livro de Cain é um traz muito material exclusivo que ajuda os jogadores (Foto: Reprodução/Record))Sendo citado algumas vezes no game, Diablo III: Livro de Cain traz material exclusivo (Foto: Divulgação)

Também publicado pela Galera Record, este livro foi escrito por Flint Dille, que é um premiado roteirista de games, famoso também por ajudar na adaptação histórias de filmes para games e vice e versa.


Caracterizando uma publicação escrita por Deckard Cain para sua sobrinha Léa, a obra é extremamente bem trabalhada, reunindo trechos com dicas para batalhas, ilustrações de muitos dos designers da série e várias informações exclusivas que ajudam o jogador fixar ainda mais a história do mundo de Santuário.

Com inúmeras ilustrações dos próprios produtores do game, Diablo III: Livro de Cain é altamente recomendável para os fãs do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Com inúmeras ilustrações dos próprios produtores do game, Diablo III: Livro de Cain é altamente recomendável para os fãs do game (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Com uma encadernação de capa dura, o livro possui muitos detalhes do universo da franquia, explorando bastante a origem dos mortais, os mistérios dos Nefalem, a descrição dos males supremos (em especial de Diablo, Mefisto e Baal), e de Tyrael e os outros arcanjos do Conselho Ângiris e vários sinais do embate do Fim dos Dias.

Diablo III: Tempestade de Luz

O novo livro da série, Diablo III: Tempestade de Luz, está prestes a ser lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Record) (Foto: O novo livro da série, Diablo III: Tempestade de Luz, está prestes a ser lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Record))O novo livro da série, Diablo III: Tempestade de Luz, está prestes a ser lançado no Brasil (Divulgação)

Previsto para ser lançado pela editora Galera Record ainda em abril de 2014, este livro também foi escrito Nate Keyton e narra o interlúdio entre Diablo 3 e sua expansão, Diablo 3: Reaper of Souls.


O autor narra à história do ex-arcanjo Tyrael, que assumiu um importante papel na defesa dos homens contra os demônios e decidiu reunir um grupo de guerreiros para reforjar a aliança com a Ordem dos Horadrim.

Em Diablo III: Tempestade de Luz o leitor irá descobrir o que aconteceu no interlúdio entre o fim de Diablo 3 e sua expansão (Foto: Divulgação/Blizzard) (Foto: Em Diablo III: Tempestade de Luz o leitor irá descobrir o que aconteceu no interlúdio entre o fim de Diablo 3 e sua expansão (Foto: Divulgação/Blizzard))Em Diablo III: Tempestade de Luz o leitor irá descobrir o que aconteceu no interlúdio entre o fim de Diablo 3 e sua expansão (Foto: Divulgação/Blizzard)

A trama do livro mostra como o protagonista e seus novos companheiros realizaram a incrível missão de roubar da Cidade Prateada a Pedra Negra das Almas, artefato em que estão aprisionados Diablo e os seus poderosos irmãos.

Com o objetivo de para esconder a Pedra Negra das Almas dos homens e dos anjos, impedindo que sua corrupção se espalhe novamente, os heróis são muito bem apresentados e desenvolvidos pelo autor, que novamente mostra muita habilidade e intimidade com o universo da série.

Com qual classe você prefere jogar em Diablo 3? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edilberto Brito
    2014-04-02T11:40:36  

    Diablo 3 após a expansão voltou a ser fantástico, se você não jogou então não faz a mínima idéia do que eu estou dizendo, em 1 semana de expansão já me diverti mais do que os 2 anos do diablo 3 normal. Diablo 3 foi salvo pela nova equipe dirigida por Josh Mosqueira, essa é a verdade, doa nos haters a quem doer.

    recentes

    populares

    • Edilberto Brito
      2014-04-02T11:40:36  

      Enjoou no lvl 10? lvl 10 demora uns 15 minutos pra pegar... Tu nem testou o jogo cara.

    recentes

    populares

    • Edilberto Brito
      2014-04-02T11:40:36  

      Eu comecei a jogar Diablo III agora, nunca tinha ouvido falar, e achei o jogo incrível, a história é muito bem elaborada, as falas são muito bem pronunciadas, o jogo é muito bem feito, vale cada centavo, e além disso, o jogo faz com que você tenha uma visão diferente do mundo real, o jogo te passa uma sensação de que a vida real é mais do que parece ser.

  • Américo Neto
    2014-04-02T10:54:52  

    Diablo 1 e 2 estão entre os jogos que revolucionaram o mercado, criaram um nicho para jogadores de ARPG, e serão sempre tidos como jogos referência. Já Diablo 3 quase matou a franquia e hoje é uma referência do que não se fazer num jogo. Se você amava D1 e D2, não jogue D3, jogue Path of the Exile, o verdadeiro D3.

    recentes

    populares

    • Américo Neto
      2014-04-02T10:54:52  

      Isso até a expansão, Diablo 3 após a expansão voltou a ser fantástico, se você não jogou então não faz a mínima idéia do que eu estou dizendo, em 1 semana de expansão já me diverti mais do que os 2 anos do diablo 3 normal. Diablo 3 foi salvo pela nova equipe dirigida por Josh Mosqueira, essa é a verdade, doa nos haters a quem doer.

    recentes

    populares

    • Américo Neto
      2014-04-02T10:54:52  

      Nossa cara ! O jogo foi maneiro ! Só não tem vida longa, é duas zeradas e acabou ! Passa a vontade de uppar !