Internet

04/04/2014 19h53 - Atualizado em 07/04/2014 10h34

Erro do Ipea vira piada na Internet e ganha Tumblr

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os usuários de Internet não poupam ninguém. Desta vez a “vítima” é o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, Ipea, que admitiu, nesta sexta-feira (4), ter divulgado o resultado errado de uma polêmica pesquisa sobre estupro no Brasil. Nos números, não são 65%, mas 26% que relacionam o comportamento das mulheres à violência. Não deu outra: o caso virou piada a ganhou o Tumblr "O Ipea apurou".

Vine lança mensagens de vídeos privadas, semelhante ao Instagram Direct

Tumblr tira onda com IPEA, que admitiu erro em resultado de pesquisa (Foto: Reprodução/O ipea apurou)Ipea ganha página no Tumblr após erro em resultado de pesquisa (Foto: Reprodução/Oipeaapurou)

A página reúne resultados de pesquisas fictícias atribuídas ao órgão, brincando com trechos de músicas e outros fatos engraçados. Um deles menciona, por exemplo, uma letra do grupo Molejo: “Não era amor era: cilada (33%), cilada (33%), cilada (34%)”. Já outra postagem fala sobre o final dramático da série norte-americana How I Met Your Mother, indicando que quase todos os telespectadores teriam chorado ao final do episódio.

Vale lembrar que o resultado equivocado divulgado pelo Ipea provocou uma onda de protestos na Internet, reproduzidos pela rede de maneira muito rápida. O movimento contou com a participação de nomes importante, inclusive do meio político.

Postagens mostram resultados fictícios que brincam com trechos de músicas e outros temas (Foto: Reprodução/O ipea apurou)Postagens no "O Ipea Apurou" mostram resultados fictícios que brincam com trechos de músicas e outros temas (Foto: Reprodução/Oipeaapurou)











Quer descobrir quem são seus seguidos no Tumblr? Veja os comentários no Fórum do TechTudo.

Segundo o Ipea, o resultado com 65% de respostas positivas correspondia a outra pergunta, “Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar?”. Antes, pensava-se que a taxa alta de respostas positivas era relativa à pergunta “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas?”.

O Tumblr "O Ipea Apurou" conta atualmente com nove postagens, mas o número tende a aumentar rapidamente à medida que o site ganha popularidade. A julgar pelo descritivo do blog, as piadas deverão continuar com o mesmo teor: “95% dos 65% dos 32% das descrições são feitas por 23% da pessoas que não, pera”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ivanir Silva
    2014-04-05T16:40:15

    Com certeza Dona Dilma e Sr. Lula não vao dormir também depois desse resultado , pois as pesquisas de aprovação do seus governos devem estar sendo desvendada ou incerta depois desse resultado. . O PT que se cuide que devem vir a tona muito mais coisas nessas pesquisas. Já não devemos acreditar tando nos seus resultados.

  • Antonio Alves
    2014-04-05T15:03:18

    obrigado pela censura G1,

  • Antonio Alves
    2014-04-05T14:55:20

    foi irresponsabilidade , incompetencia e negligencia, erro de digitação (se fosse o caso), seria de 26 para 62, 65 nunca, é desleixo e menosprezo com o cidadão em especial a mulher, esta diretoria e este digitador, têem que serem demitidos e processados por danos morais, nada desculpas esfarradas e ficar com está, onde está presidenta, a ministra das mulheres, os direitos humanos ?

  • Antonio Alves
    2014-04-05T14:48:18

    este cara diretor deste ipea é um cinico de carteirinha, deve ter sido o melhor aluno de outro demagogo, cujo bordão é "eu não sabia de nada", ta na hora do país se livrar deste bando de petralhas, , corruptos, cinicos e incopetentes, pode censurar G1 , como ja fizeram outras vezes, mas pelo menos este sensuradores saberão que tem gente insatisfeita, com esta quadrilha, que tomou o poder de assalto

  • Haddammann Klyss
    2014-04-05T14:00:09

    A "palhaçada" dessa "pesquisa" foi para tentar sugerir falsamente que a Nação Brasileira estaria subjugada pela "bancada" corrupto-evangélica (que é disfarçadamente base do lula LADRÃO), A difamação sistemática contra a Globo é só mais uma ferramenta dessa canalhada.

  • Haddammann Klyss
    2014-04-05T13:59:14

    O Aécio e o Papa Fran têm classe para falar; são ajeitados por educação (e política); mas no popular mesmo sabemos que esse "aparelhamento" na mídia (inclusive com suas "pesquisitas") é o conluio protestante-petista que se apodera de praças (vigiando as pessoas livres), que vem cismando ditar o "formato" talebã da currióla ladrona dos púlpitos estragados e enganadores. O Papa Fran alertou bastante para o brasileiro sair debaixo da língua desses criminosos enganadores.

  • Tinho Juniot
    2014-04-05T01:01:00  

    Com certeza não foi errado, mas viram o quão negativo foi, que decidiram mudar isso tudo...

    recentes

    populares

    • Tinho Juniot
      2014-04-05T01:01:00  

      Dados errados ou não, essa pesquisa é nitidamente uma manobra política. Seja porque teve seus dados "trocados", seja porque foi lançada em hora "oportuna" (vide todas as bombas que vem estourando em pleno ano de eleição presidencial).