10/04/2014 09h37 - Atualizado em 10/04/2014 10h22

Facebook vai tirar chat de seu app para forçar uso do Messenger nos smartphones

Milena Pereira
por
Para o TechTudo

O Facebook adotou uma estratégia radical para incentivar o uso do Facebook Messenger. A rede social já começou a notificar os usuários de que eles já não têm mais a opção de enviar e receber mensagens no Facebook para iOS e Android, e que, para continuarem conversando no celular, precisarão baixar o aplicativo específico para isso: o Facebook Messenger.

Veja também; conheça o Tastebuds, um ‘Tinder’ onde as pessoas combinam pelo gosto musical

Até pouco tempo, os usuários que tinham instalado o aplicativo do Messenger do Facebook tinham a guia de bate-papo de seus principais aplicativos substituídos por um botão hotlink que abria o Messenger. Porém, tal alternativa só era possível caso o usuário realizasse o download do app. Com a nova medida, isso não será mais uma opção.

Facebook e Messenger (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Agora, o Messenger será o mensageiro oficial do Facebook (Foto: Luciana Maline/TechTudo)




Em uma palestra ocorrida em novembro, Mark Zuckerberg revelou o que seria uma explicação para a mudança atual: “A outra coisa que nós estamos fazendo com o Messenger é torná-lo autônomo (…). A razão pela qual estamos fazendo isso é porque descobrimos que tê-lo como uma "segunda classe" dentro do app do Facebook causa um certo atrito na hora de responder às mensagens; então, nós queremos que as pessoas utilizem o Messenger focadas em uma experiência própria para isso”, revelou.

O Hangouts vai aposentar o WhatsApp? Descubra no Fórum 

Não é novidade que o Facebook tem visto o bate-papo dentro de seus principais aplicativos como algo lento e já sepultado. De acordo com o que seus números indicam, as pessoas provavelmente terão uma melhor experiência na troca de mensagem ao utilizarem um aplicativo independente, focado apenas para este fim, no caso, o Facebook Messenger.

Apesar de as pesquisas estarem a favor da mudança, forçar os usuários a adotar um novo comportamento para a troca de mensagens pode ser uma atitude muito mal recebida. De fato, nem todo mundo quer gerenciar vários aplicativos do Facebook em sua tela inicial. Uma parte dos usuários do Facebook pode preferir manter as coisas mais simples – como era feito até então – com tudo centralizado em apenas um app da rede social, ainda que isso signifique ter um aplicativo com funcionamento mais lento para troca de mensagens.

Entre os méritos na alteração estão, entretanto, o aumento da rapidez do bate-papo e a melhora na estabilidade de alguns recursos. Isso faz com que exista a chance de alguns usuários, contrariados no momento, mudarem de opinião após um maior contato com o app; ainda que seja bastante provável haver uma forte rejeição inicial à ideia de obrigatoriedade da mudança.

Quanto a emergência na migração, pode ser que seja apenas uma medida desesperada do Zuckerberg para dar conta de uma situação bastante crítica. Não é novidade que o Facebook tem lutado bravamente para vencer a guerra dos aplicativos messengers. Mesmo após a compra do WhatsApp, ele ainda precisa se sobrepor a aplicativos de mensagens independentes como WeChat, Kik, KakaoTalk e Line. Apesar da alta concorrência, resta saber se a migração obrigatória para o Facebook Messenger será algo para coroar ou rechaçar a adoção do app pelos usuários.

Fonte: TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Denis Santiago
    2014-04-12T02:14:07

    Aparelhos com 4GB de RAM travando em 3,2,1...

  • Joao Neto
    2014-04-10T11:46:42  

    Pronto, outra porcaria de matéria falando besteira que ninguém quer saber. Coisa de mulher chata.

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2014-04-10T11:46:42  

      É verdade. Tem muito mulher aqui no TechTudo. Elas só mostram futilidade eletrônica.

  • Mario Campos
    2014-04-10T15:50:18

    Isso e uma afronta, palhacada

  • Rafael Cruzeiro
    2014-04-10T12:36:39

    Mas isso é óbvio! Eu desinstalei o Messenger na época pq recebia alerta de mensagem nos dois aplicativos..

  • Arthur Sousa
    2014-04-10T10:32:17

    Fother muckers !!!