Celular

14/04/2014 09h48 - Atualizado em 16/07/2014 11h47

Galaxy S5 ou Galaxy S4? Veja o comparativo de smartphones da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O TechTudo coloca frente à frente os principais smartphones lançados pela Samsung em 2013 e 2014: Galaxy S4 e Galaxy S5, respectivamente. Com a chegada do S5 em território nacional, será que o top de linha é a melhor opção da empresa sul-coreana para os consumidores brasileiros? O TechTudo responde abaixo no comparativo da semana. Confira:

Confira o review do Galaxy S5 e descubra se vale a pena comprar o top da Samsung

Comparativo Galaxy S5 e Galaxy S4 (Foto: Arte/TechTudo)Galaxy S5 ou Galaxy S4, qual é a melhor opção para o consumidor brasileiro? (Foto: Arte/ TechTudo)


Desempenho: S5

Como é de uma geração posterior, o S5 tem vantagem óbvia em termos de hardware. O aparelho conta com processador, bateria e espaço de armazenamento melhores do que o de seu antecessor. No entanto, o S4 não fica tão atrás. Em memória RAM, 2 GB, e em memória interna, 16 GB, eles são iguais.

No processador, o S5 conta com um Snapdragon 801 quad-core de 2,5 GHz, enquanto o S4 conta com Snapdragon 600 quad-core de 1,9 GHz. A bateria do modelo mais novo dá 2.800 mAh ao gadget, enquanto seu antecessor tem 2.600 mAh. A compatibilidade com os cartões microSD do S5 é duas vezes maior do que a do S4: 128 GB contra 64 GB.

Dimensões: S4

Ainda vale a pena comprar o Galaxy S4? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)No quesito dimensões, o S4 sai na frente (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

Se em termos de hardware ele é igual ao sucessor, o Galaxy S4 leva maior vantagem nas dimensões. Ele tem display só um pouco menor, mas suas dimensões são muito mais compactas: tela de 5 polegadas, 136,6 x 69,8 x 7,9 mm e 130 gramas. Já o S5 tem 5,1 polegadas, 142 x 72,5 x 8,1 mm e 145 gramas.

O design deles também é diferente. O S4 tem acabamento traseiro semelhante ao que é utilizado em todos os integrantes da linha Galaxy antes dele. O S5 conta com a sua parte traseira “furadinha”. Também é de plástico, porém, com pequenas bolinhas. A diferença é significativa, e a escolha depende do gosto de cada usuário.

Já tem uma opinião formada sobre o S5? Troque ideias no Fórum do TechTudo 

Tela: Empate Técnico

Os dois têm telas Super AMOLED, com resolução de 1080 x 1920 pixels. A diferença fica só por conta do tamanho. O S4 é ligeiramente menor, com 5 polegadas. O S5 possui 5,1. Sendo assim, a densidade de pixels por polegadas do modelo de 2013 é maior: 441 ppi. A do S5 é de somente 432 ppi.

Porém, a diferença é tão pequena que não há como destacar. Elas são quase iguais. Se o S4 tem a vantagem das polegadas por pixel, o S5 conta com resistência à água e poeira como diferencial. O consumidor que está em dúvida entre os dois não deve tirar uma conclusão somente pela tela.

Câmeras: S5

As câmeras dos dispositivos top de linha da série Galaxy, da Samsung, costumam estar entre as mais elogiadas do mercado. Possuem disparo rápido, uma série de recursos, e ainda uma ótima qualidade de imagem. Se a câmera do S4, com 13 megapixels e vídeos HD, já era boa, a do S5 é a ainda melhor.

No detalhe, parte traseira do Galaxy S5, da Samsung (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)A câmera do novo top de linha chegou para passar a frente do antecessor (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Conta com 16 megapixels, vídeos em 2160p e tecnologia Isocell para melhores fotos em baixa luz. Ambas têm Dual-Shot, estabilizador, HDR, geolocalização, detecção de rostos, disparo contínuo e diversos modos de fotografia. Na câmera frontal, ambas têm o sensor com 2 megapixels.

Sistema operacional: Empate

Os dois aparelhos têm como sistema operacional o Android 4.4 "KitKat", e ainda contam com aplicativos do Google e da Samsung instalados. A diferença é que o S5 possui o leitor de digitais e o sensor de batimentos cardíacos.

Preço e disponibilidade: S4

Em termos de disponibilidade, ambos são fáceis de encontrar não só na loja da Samsung como também nas operadoras e nas redes do varejo. Porém, no preço, a diferença é um tanto quanto gritante. Recém-lançado, o S5 custa R$ 2.599. Com sua chegada, o valor do S4 caiu vertiginosamente, e hoje custa cerca de R$ 1.495.

Galaxy S4 com Android 4.4 tem resultados de benchmark piores que com a versão anterior do sistema (Foto: Allan Melo/TechTudo)Com a chegada do S5 ao mercado, o preço do S4 caiu bastante e é a melhor opção para quem não quer gastar muito em um celular de qualidade (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Conclusão: S4

Se você quer o modelo mais atual, obviamente, escolha o S5. Porém, se quiser comprar um aparelho eficiente e com preço muito mais baixo, vá de S4. Ele é um pouco menos avançado do que o seu sucessor, em termos de hardware, porém, não tanto – e o seu valor é bem inferior.

Eles têm a mesma memória RAM, mesmo espaço para arquivos, praticamente a mesma tela e sistemas operacionais iguais. O S4 ainda é mais compacto e possui preço de R$ 1 mil a menos. Sendo assim, o seu custo-benefício parece o mais indicado no comparativo. Ainda vale a pena comprar o aparelho, mesmo ele sendo mais antigo.

Tabela Coparativa de Galaxy S5 e Galaxy S4 (Foto: Arte/ TechTudo)Tabela de especificações do Galaxy S5 e Galaxy S4, modelos da Samsung (Foto: Arte/ TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Oliveira
    2014-04-14T19:08:25  

    iPhone sem novidades? hehehe O iPhone 5S é feito de metal (antes era de plástico), tem processador de 64 bits (antes era de 32 bits), LED duplo para o flash (antes só tinha um LED) e sistema operacional próprio (Apple sempre desenvolveu o seu sistema). Os outros são feitos de plástico, tem processador de somente 32 bits e rodam o sistema operacional "emprestado" da americana Google. Mas logo logo vão copiar a Apple... Querem apostar?

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-04-14T19:08:25  

      TODAS AS CONFIGURAÇÕES DO S5 SAO SUPERIORES, TELA, BATERIA, ARMAZENAMENTO, PROVA DAGUA, CAMERA INCLUSIVE DO PROCESSADOR. O QUE ADIANTA TER UM PROCESSADOR 64 BITS SE ELE É INFERIOR EM POTENCIA EM RELAÇÃO AO SNAPDRAGON 801?

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-04-14T19:08:25  

      O GALAXY N E PLASTICO É POLICARBONATO E É SUPERIOR AO METAL PORUQE QUANDO AMSSAR O METAL N VOLTA PRO LUGA ORIGINAL O POLICARBONATO VOLTA SEU BURRO ELES N BOTAM POLICARBONATO PRA FICA MAIS BARATO NAO COMENTARIO CLICHE ESSE O SENSOR BIOMETRICO QUEM CRIOU FOI A MOTOROLA E NAO A APPLE.

  • Isaque Domingos
    2014-04-15T12:55:15  

    Tenho um galaxy s4, seria um ótimo celular se não apresentasse diversos problemas em um curto espaço de tempo,se fosse para recomendar para alguém iria indicar um outro celular que não seja da samsung, não vejo a hora de mudar de cel, estou pensando em pegar uma maçã ou mesmo ousar e ver o que os outro fabricantes tem de bom...

    recentes

    populares

    • Isaque Domingos
      2014-04-15T12:55:15  

      Comprei o S4 recentemente e tenho enfrentado problemas como travamentos e falta de sinal... Pesquisando na internet vi que vários usuários estão reclamando do sinal que constantemente fica fraco e do nada some... Sou cliente da VIVO que tem o melhor sinal aqui em Brasília e mesmo assim o meu celular constantemente fica fraquíssimo... Sempre fui cliente SAMSUNG e recentemente estava com um MOTO X e me arrependi de ter saído dele pra voltar pro S4.

    recentes

    populares

    • Isaque Domingos
      2014-04-15T12:55:15  

      Tenho um S4 i9505 desbloqueado comprado sem operadora faz qse 1 ano e nunca me deu problema nenhum e olha q eu viro smartphone do avesso, instalo rom customizada, catuco tudo... e nem assim ele me deixou na mão... acho q é sorte, pois um amigo tem um igualzinho só q da tim e ja foi pra garantia 2x.

  • Mateus Oliveira
    2014-04-14T17:41:31  

    Lixos de plástico feitos pra trouxa comprar. Me desculpem por dizer a verdade aqui, ok?

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-04-14T17:41:31  

      o seu trouxa é policarbonato n plastico é meta plastico e se amassar ele volta pro formato original diferente do metal

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-04-14T17:41:31  

      SEM FALAR QUE A PORCARIA DO LIXOPHONE NÃO COMPARTILHA, É HORRIVEL PRA BAIXAR APLICATIVOS, NÃO FUNCIONA COMO DISCO REMOVIVEL, OU SEJA É HORRIVEL.

  • João Carvalho
    2014-04-15T11:07:32  

    Galaxy S4 está por R$ 1.399,00 no site Barato Descontos!

    recentes

    populares

    • João Carvalho
      2014-04-15T11:07:32  

      Esses dias fui em uma loja da Fasti-Xop da minha cidade (SBC-SP) e eles estavam vendendo o S3 (sem ser aquele duos ou algo parecido) por esse preço! O S4 tava 2k!! É por isso q nunca compro eletrônicos em lojas físicas

  • Richard Lopes
    2014-05-01T13:14:11

    corrige ai 0 s4 ja roda android 4.4.2

  • Adao Chamusca
    2014-04-27T12:19:02

    Olá Pessoal. Obrigado por testarem esses celulares pra mim. Até resolver o quanto eu vou gastar, ficarei observando os seus resultados. KKKKKKKKKKKKKKK

  • Pablof
    2014-04-24T17:39:14

    Depois que vi o S5 dei mais valor pro meu S4. Pensei que seria coisa de 'outro mundo' com outro design e tal, mas esteticamente nao mudou nada e essa pequena melhoria no hardware e funções adicionais nao vai trazer nenhum beneficio pra mim.

  • Stella Schneider
    2014-04-23T10:52:55

    Sempre tem um engraçadinho pra citar o Iphone. rs Atualmente estou com um S2 e como uma boa pao dura estou esperando o preço do S4 baixar um pouco mais (com o lançamento do S5) para adquiri-lo. Já o Iphone talvez vá aderir anos depois de lançarem o próximo, se for vdd que finalmente terá uma tela maior, pois nao comprarei o 5s justamente por achar pequeno!!

  • Carlos Fontolan
    2014-04-15T10:56:33

    Ainda tem no mercado internacional o Galaxy S4 modelo i9506 com um upgrade de processador, o Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz. Pena que no Brasil não chegaram nem a anunciar...

  • Alexandre Carvalho
    2014-04-15T06:51:54  

    Android? Estou fora! Tijolões? Estou fora? Trava toda hora? Estou fora! IPhone 5s neles!

    recentes

    populares

    • Alexandre Carvalho
      2014-04-15T06:51:54  

      Queria muito ver sua reação ao ver que o iPhone 6 verá com duas versões, sendo que uma delas terá tela de 4.7" e outra 5.5"... aí você vai ter que aderir ao "tijolão" e ser hipócrita.. Seu troxa

  • George Paker
    2014-04-15T09:55:42

    Quem sabe se juntar os dois chega perto do iPhone 2S.

  • ELOY GONCALVES
    2014-04-15T09:50:58

    NAS LOJAS DA CLARO NO RJ NÃO CHEGOU E NEM TEM PREVISÃO DO S5.

  • Andre Azevedo
    2014-04-15T08:32:52

    Enfim uma boa matéria / avaliação... Está difícil acompanhar o techtudo com tantas abordagens "amadoras"... Que as próximas sejam inspiradas por esta ótima abordagem...

  • Fernando Silva
    2014-04-15T08:25:36

    moto G ou iphone 5.. o resto é resto !

  • Mauro Lopes
    2014-04-15T08:02:45

    Quero ver alguem me enganar no próximo black friday agora, encontrei um site que mostra o historico dos precos e tambem as fotos das alteracoes. confiram : bezoo . c o m . b r

  • Quentin Tarantino
    2014-04-15T07:49:40

    Nexus 5

  • Lauro Marinoso
    2014-04-14T23:39:08

    A melhor opção pro Brasileiro é comprar no Exterior, nos EUA... lá a gente paga um preço justo, sem esses impostos abusivos.

  • Eric Oliveira
    2014-04-15T03:04:17

    iPhone 5s rules!

  • Guilherme
    2014-04-14T11:46:19  

    O preço do s4 não é 1495, esse valor é na loja balao da informatica, que eu nao acho confiavel, nas lojas mais conhecidas como submarino, americanas, walmart e etc, o valor é de 1999

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2014-04-14T11:46:19  

      Eu não acho confiavel porque já comprei lá e tive problemas, nunca mais compro nesse site, prefiro pagar mais caro mas ter certeza que vou receber o pedido ...

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2014-04-14T11:46:19  

      Se acha esse preço sim, em lojas confiáveis sim, só pesquisar direito. Guriveio, Cissa Magazine, etc.

  • Kayque Barros
    2014-04-14T14:51:57  

    Me diz onde vende o S4 com esse preço q eu vou compra agr.

    recentes

    populares

    • Kayque Barros
      2014-04-14T14:51:57  

      Se vc for do rio tem a 1250 a vista

    recentes

    populares

    • Kayque Barros
      2014-04-14T14:51:57  

      Procurando no Zoom acha, Guriveio, Cissa Magazine, etc, esse é o preço mesmo. Só pesquisar direito.

  • Rafael Lopes
    2014-04-14T21:35:17

    ainda prefiro o Nokia 3310

  • Carlos Roberto