Internet

19/04/2014 14h00 - Atualizado em 19/04/2014 14h00

Leitor de caracteres do Google Street View decifra até 99% dos CAPTCHAs

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Google anunciou que o leitor de caracteres do Street View consegue decifrar CAPTCHAs com 99,8% de precisão, em nota publicada na última quarta-feira (16). O índice é inclusive maior do que o apresentado na leitura de números dos endereços, objetivo para o qual o sistema foi desenvolvido.

Google Transit orienta sobre transporte público em 12 cidades sede da Copa 2014

Google Street View: veja como enviar suas fotos panorâmicas para o Views (Foto: Divulgação/Google)Street View: leitor de caracteres decifra até 99% dos CAPTCHAs (Foto: Divulgação/Google)


A tecnologia foi desenvolvida pelas equipes do Street View e reCAPTCHA, sistema de CAPTCHA próprio do Google. Ele não é muito diferente dos demais: trata-se daqueles textos que servem para identificar se quem está tentando acessar é humano ou uma máquina, prevenindo spams e interações abusivas em websites. O aspecto único do sistema do Google é que ele aproveita o esforço empregado nas respostas para digitalizar livros, melhorar mapas e resolver problemas de inteligência artificial.

“Isso mostra que o ato de digitar corretamente a resposta a uma imagem distorcida não deve ser o único fator na diferenciação entre humanos e máquinas”, escreveu o gerente do reCAPTCHA, Vinay Shet, no blog do Google. Segundo ele, que é um dos autores da pesquisa, a equipe atualmente produz CAPTCHAs mais seguros do que nunca graças à descoberta. Isso aconteceu em função da diminuição da dependência dos textos deformados e no aumento dos investimentos em análise de risco avançada.

CAPTCHASCAPTCHAs corretamente resolvidos pelo algoritmo do Google (Foto: Divulgação/Google)

Melhorias nos mapas

Se o novo sistema teve implicações surpreendentes na área de segurança, ele também teve ótimo desempenho na localização de endereços. Usando o banco de dados de números de casas, publicamente disponível no Street View, o reconhecimento chega a 96%. Quando esse mesmo banco foi submetido a uma análise por dígitos, o desempenho subiu para 97,84%. Vale lembrar que, muito embora esses valores estejam abaixo do mostrado na solução de CAPTCHAs, as imagens do Street View têm dificultadores, como variações de iluminação e problemas com movimento, borrão e foco.

google-recaptchaNúmeros captados pelo Street View e identificados pelo sistema (Foto: Divulgação/Google)



O principal avanço foi na forma de abordar essas imagens. Antes, o método separava as etapas de localização, segmentação e reconhecimento dos números.

A tecnologia atual empregada pelo Google unifica todas essas etapas, utilizando uma “profunda rede neural convolucional”. Em outras palavras, esse sistema gera uma rede neural especialmente eficaz para o reconhecimento de imagem quase sem erros.

Qual lugar falta no Google Street View? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google Blog

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Harry
    2018-04-19T19:36:28

    Se a Google q teve que descobrir isso, não é qualquer pessoa que conseguiria burlar o captcha... logo..

  • Geraldo Gomes
    2014-04-21T09:17:31

    Este sistema esta melhor do que eu pois acho que errei todas as captchas mostradas como exemplo.

  • Gabriel Cavalcanti
    2014-04-19T22:08:36  

    A Google até o momento é imbatível nos mapas, meio obvio, visto que é o mais antigo. Mas mesmo assim muito mais evoluído. Espero que a Apple nos surpreenda, pois não acho que ela superará a Google nesse quesito(mapas) em menos de 4 anos, talvez nunca. Mas tenho fé na Apple. Já os da Nokia, usei e achei muito fraco, o pior entre os três, pode ter melhorado, mas quando testei achei muito ruim.

    recentes

    populares

    • Gabriel Cavalcanti
      2014-04-19T22:08:36  

      Acho difícil derrubarem a Google no Maps, ele é o mais completo do mercado em todos os quesitos, transito, navegação, transporte publico, etc... Quanto ao Nokia Maps, acho ele melhor do que o iPhone.

  • André Callazzans
    2014-04-20T11:40:54

    A Google é *ODA mesmo!