Sistemas Operacionais

02/04/2014 15h10 - Atualizado em 02/04/2014 17h00

Microsoft anuncia apps universais para Windows, Windows Phone e Xbox One

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Microsoft surpreendeu em sua conferência Build 2014 ao anunciar o novo padrão Universal Apps, nesta quarta-feira (2). A partir de agora, os desenvolvedores poderão lançar um mesmo aplicativo ou jogo para smartphones com Windows Phone 8.1, computadores e tablets com Windows 8.1 e console Xbox One. Os usuários das plataformas poderão rodar os programas em todos os dispositivos Windows ao mesmo tempo, inclusive com o uso do Kinect associado - unificando lojas e softwares em um só.

Microsoft libera Windows 8.1 Update de graça a partir do dia 8 de abril

Novo padrão de aplicativos Windows vai rodar em diversos dispositivos  (Foto: Reprodução/Microsoft)Novo padrão de aplicativos Windows vai rodar em diversos dispositivos (Foto: Reprodução/Microsoft)


A novidade promete oferecer uma experiência única para quem usa os produtos da empresa. Para se ter uma ideia, será possível começar um trabalho ou atividade na tela do smartphone, continuar no Windows desktop, com mouse e teclado, e finalizar a tarefa na TV da sala, com o Xbox One e o Kinect. Haverá ainda a opção de fazer apenas um pagamento na loja para utilizar o aplicativo em todas as plataformas.

O Universal App é mais uma medida da Microsoft para atrair mais desenvolvedores para o seus produtos. O padrão oferecerá mais possibilidades com menos trabalho, já que a base do código é compartilhada por todos os sistemas da empresa. Para lançar um aplicativo do Windows Phone nas outras plataformas, por exemplo, será preciso fazer apenas pequenos ajustes.

Novos apps para Windows Phone poderão funcionar também no Windows 8.1 e no Xbox One com poucas mudanças (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Novos apps para Windows Phone poderão funcionar também no Windows 8.1 e no Xbox One com poucas mudanças (Foto: Divulgação/Microsoft))Novos apps para Windows Phone poderão rodar também no Windows 8.1 e no Xbox One (Foto: Reprodução/Microsoft)

Sendo assim, a Microsoft garante que "todos os desenvolvedores podem utilizar suas habilidades para entregar experiências universais para Windows Phone 8.1 e para o Windows 8.1 Update, que usa aproximadamente 90% do mesmo código para telefones, tablets e PCs, traz o IE11 em ambos os dispositivos, e permite a criação de um único e universal aplicativo que tem como alvo todos os dispositivos do Windows".

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogerio Belarmino
    2014-04-03T16:19:22

    microsoft é a melhor e esta a frente do seu tempo sempre parabens

  • Joao Souza
    2014-04-02T17:02:14  

    Xbox One O melhor agora com toda essa associação do sistema não tem mais pra ninguém porrada no PS4 meu XOne vai ficar show de bola.

    recentes

    populares

    • Joao Souza
      2014-04-02T17:02:14  

      MEU ID AMIGO ADRIANO ES 007....blz

    recentes

    populares

    • Joao Souza
      2014-04-02T17:02:14  

      VEM PERDE NO FIFA..RSSSS

  • Joao Souza
    2014-04-02T17:15:02

    E isso ai Microsoft nus supreenda mais e mais que as pessoas vão adquerir mais seus produtos que são de otima squalidade.

  • Joao Souza
    2014-04-02T17:00:09

    Xbox One O melhor agora com toda essa associação do sistema não tem mais pra ninguém porrada no PS4 meu XOne vai ficar show de bola

  • Charles Fraga
    2014-04-02T16:47:39

    Apesar dos riscos de VIRUS, sera uma excelente ferramenta... eu mesmo irei fazer os meus para usar no XBOX ONE! rsrsrs