02/04/2014 13h38 - Atualizado em 02/04/2014 15h43

Microsoft libera Windows 8.1 Update de graça a partir do dia 8 de abril

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (2) a esperada atualização Windows 8.1 Update para usuários do sistema operacional para desktops. A novidade foi divulgada durante a Build 2014, evento voltado para desenvolvedores que contou ainda com outros anúncios no setor de software móveis e desktop. 

Microsoft anuncia Windows Phone 8.1 e assistente virtual Cortana

O Windows 8.1 Update se trata de uma versão superior ao Windows 8.1 e ao Windows 8 e é gratuita para usuários Windows 8.1. O update, ou atualização, melhora a interface do sistema operacional.

Windows 8.1 Update chega para os usuários do atual Windows 8.1 em 8 de abril (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 8.1 Update chega para os usuários do atual Windows 8.1 em 8 de abril (Foto: Reprodução/Microsoft)


Segundo vice-presidente da Microsoft, Joe Belfiore, a atualização do Windows 8.1 estará disponível gratuitamente a partir do dia 8 de abril para os usuários do sistema operacional via Windows Update. 

Vice presidente da Microsoft, Joe Belfiore, anuncia a esperada atualização do Windows 8 durante a Build 2014 (Foto: Reprodução/TechTudo)Vice presidente da Microsoft, Joe Belfiore, anuncia a esperada atualização do Windows 8.1 (Foto: Reprodução/Microsoft)


Entre as novidades do Windows 8.1 Update estão a volta do botão Iniciar e as esperadas melhorias de interface criadas para otimizar a experiência do usuário que trabalha com periféricos como o teclado e o mouse, sem tanto foco em dispositivos touchscreen. Também foi confirmado o recurso que permite o colocar qualquer aplicativo na barra de tarefas, que poderá ser usada para alternar entre os aplicativos novos e antigos. 

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Na tela Iniciar, também foi confirmada a chegada de uma bloco dinâmico de configurações, bem como botões para desligar e fazer pesquisas - agora mais acessíveis.

O novo atalho atalho para as “Configurações do Computador” está em um live tile chamado “PC settings”. É possível também fazer ajustes manuais no tamanho de blocos dinâmicos de diversar aplicações na tela.

Junto com a atualização do sistema, que fica mais amigável para os tradicionais desktops, o Internet Explorer 11 também recebeu uma atualização de compatibilidade para ajudar as empresas a lidarem com sites legados. Sabe aquele site de banco que só funciona com Internet Explorer 8? A atualização permite que o IE 11 abra os sites "velhos", desenvolvidos no passado e resolve esse problema.

Botão Iniciar volta e agora é possível incluir novos blocos dinâmicos 'dentro dele' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Botão Iniciar volta e agora é possível incluir novos blocos dinâmicos 'dentro dele' (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Inicialização direta na área de trabalho

Ainda de acordo com a Microsoft, o sistema operacional agora detecta se usuário acessa por um tablet ou um desktop, oferecendo a melhor experiência para o dispositivo. Após o lançamento, se quem estiver em um computador tradicional, verá o sistema inicializar direto para a área de trabalho. Já quem está em um tablet, verá blocos dinâmicos e recursos touchscreen. Entretanto, caso prefira o modo como o Windows se comporta atualmente, é possível mantê-lo nas configurações de inicialização padrão.

Tela inicial do Windows 8.1 Update com botão desligar, pesquisa e configurações (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 8.1 Update com botões desligar, pesquisar, configurações e blocos de vários tamanhos (Foto: Reprodução/Microsoft)


Windows 8.1 Update vazou

Em março, a versão final do Windows 8.1 Update vazou e alguns usuários conseguiram fazer o download das partes do pacote. Curiosamente, os links para download do update eram dos próprios servidores da Microsoft, mas foram retirados do ar. Ainda na versão "build", o TechTudo testou todos os novos recursos do Windows 8.1 Update; confira a lista com as seis principais mudanças no software.

Vice presidente da Microsoft, Joe Belfiore, anuncia a esperada atualização do Windows 8.1 durante a Build 2014 (Foto: Reprodução/Microsoft)Vice presidente da Microsoft, JoeBelfiore, mostra Windows 8.1 Update ajustado para desktops (Foto: Reprodução/Microsoft)


Belfiore não entrou em detalhes sobre todas as mudanças durante sua apresentação. Espera-se que todas as novidades das versões vazadas estejam presentes no update já na próxima terça-feira (8).

Visual da loja de aplicativos Windows Store também foi otimizado para usar com teclado e mouse (Foto: Reprodução/Microsoft)Visual da loja de aplicativos Windows Store também foi otimizado para usar com teclado e mouse (Foto: Reprodução/Microsoft)


*Colaborou Melissa Cruz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nilcemar Ferreira
    2014-04-23T13:45:08

    Dando muito pau! Tenho um Dell XPS 14 e atualizei... meu windows fica piscando a tela, não deixa digitar direito, deu algum pau nos drivers

  • Peterson Alves
    2014-04-02T15:16:16  

    Já baixei faz um mês huahuahuahua obrigado por ter vazado Microsoft, embora eu não usar muito windows, eu baixei o update antecipado assim mesmo.

    recentes

    populares

    • Peterson Alves
      2014-04-02T15:16:16  

      Mano, você atualizou pra 8.1, essa que eles estão falando é 8.1Update.

    recentes

    populares

    • Peterson Alves
      2014-04-02T15:16:16  

      É justamente desse que ele tá falando. Ele baixou a versão que vazou e instalou!! Prefiro esperar o dia 8 desse mês!!

  • Adans Sobral
    2014-04-02T14:42:33  

    Isto já não é notícia antiga, o meu Windows 8 já foi inclusive atualizado para o Windows 8.1, e de graça. Alguém pode me explicar?

    recentes

    populares

    • Adans Sobral
      2014-04-02T14:42:33  

      Foi atualizada sim, + só algumas funções foram liberadas para essa primeira atualização. Agora que virão as demais e a volta do menu iniciar, pois antes só veio o botão.

    recentes

    populares

    • Adans Sobral
      2014-04-02T14:42:33  

      Mano não é 8.1, e sim 8.1Update