Internet

07/04/2014 14h20 - Atualizado em 07/04/2014 16h25

Microsoft mostra conceito de ‘Windows para carros’ aos desenvolvedores

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Microsoft está desenvolvendo um conceito de “Windows para carros”. A iniciativa faz parte da estratégia de Internet of Things (“Internet para Coisas”) e foi revelada na última semana, durante a conferência Build. O novo recurso é uma resposta ao CarPlay, um sistema da Apple que permite que usuários do iPhone usem recursos do celular enquanto dirigem com o assistente pessoal Siri.

Microsoft renova Internet Explorer 11 junto com o Windows 8.1 Update

Sistema vai permitir pareamento de smartphones com automóveis (foto: Reprodução/Microsoft)Windows vai permitir pareamento de smartphones com automóveis (Foto: Reprodução/Microsoft)

Segundo o diretor de gerenciamento de programas do Internet of Things da Microsoft, Steve Teixeira, a adição de seu próprio assistente, o Cortana, para o Windows Phone 8.1 tornou possível para a empresa entrar no mercado de sistemas móveis para veículos, no qual a voz é o modo ideal de interação.

Versões do Windows já são usadas em veículos de marcas como Ford, Kia, BMW, Nissan e Fiat. Porém, como aponta Teixeira, a Microsoft tem deixado tradicionalmente o design para a interação com o usuário sob responsabilidade das montadoras de veículos.

O demo apresentado na Build revela um conceito de dashboard ainda sem a integração com o Cortana, mas desenvolvido para minimizar o tempo que o motorista fica sem olhar para a estrada. “Dirigir é um processo complexo. Nosso desafio é permitir que as pessoas façam o que precisam sem se distrair”, justifica Teixeira.

O novo sistema de IVI (“In-Vehicle Infotainment”) planejado pela Microsoft prevê o pareamento com celulares com Windows Phone. “Nossa ideia é criar um mundo onde eu possa levar meu dispositivo com Windows para o meu carro”, informou Teixeira durante apresentação para os desenvolvedores.

Windows para carros poderá receber aplicativos de terceiros (foto: Reprodução/Microsoft)Windows para carros poderá receber aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Microsoft)

Entre as funcionalidades planejadas para o IVI, estão a possibilidade de acessar informações sobre a navegação, um sistema de rádio capaz de captar sinais de AM, FM e Xbox Radio, navegação de Internet e a possibilidade de aplicativos desenvolvidos por terceiros. Também será possível fazer e receber chamadas.

Via ZDnet e Microsoft Build

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Scherpinski
    2014-04-07T20:31:59

    Dae da tela azul enquanto vc ta dirigindo. aehoohaeaheo

  • Rander Pereira
    2014-04-08T02:43:18

    ...e se seu carro travar? Claro, deve haver um botão de restart forçado ou vai ter que remover a bateria?

  • Raphael Scherpinski
    2014-04-07T20:28:44

    Dae da tela azul enquanto vc ta dirigindo. hoaeoheaohaeohae