Celular

02/04/2014 13h15 - Atualizado em 02/04/2014 13h15

Nexus 5 ou Moto X? Veja comparativo e descubra quem se saiu melhor

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Nexus 5 e o Moto X são dois tops de linha, lançados em 2013, que já ganharam fama Brasil e no mundo. Ambos têm Android, hardware relativamente parecido e preços que giram mais ou menos na mesma faixa. Então, como diferenciá-los e saber qual é o melhor? Confira o comparativo do TechTudo.

Guia de smartphones: confira os lançamentos de março de 2014

Comparativo Nexus 5 X Moto X (Foto: Arte/TechTudo)Quem sairá melhor nesta disputa: Nexus 5 ou Moto X? (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Nexus 5

O Nexus 5 tem processador Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz, Android 4.4, 16 ou 32 GB de espaço para arquivos e 2 Gb de RAM. Sua bateria é de 2.300 mAh. O Moto X tem os mesmos detalhes de RAM e de memória interna, mas conta com processador menos potente. Ele possui um Snapdragon dual-core de 1,7 GHz, além de a bateria também ser mais fraca, de 2.200 mAh.

Nos testes de desempenho do site Geekbench Browser, a pontuação do LG Nexus 5 é muito melhor do que a do Moto X. O primeiro tem 865 pontos, contra apenas 668 do segundo. Mais uma prova de que, se você busca atuação neste comparativo, deve ficar com o Nexus. Vale lembrar que nenhum deles tem slot para cartões microSD e ambos são 4G e Wi-Fi.

Display: Nexus 5

Se há apenas um diferencial (processador) relevante fazendo a diferença na questão do desempenho, na tela, o Nexus 5 ganha em todos os quesitos comparativos. A começar no tamanho: 4,95 contra 4,7 polegadas do Moto X. Depois, na resolução: True HD IPS+ com 1080 x 1920 pixels contra AMOLED 720 x 1280 pixels do Moto X.

Sendo assim, possui melhor densidade de pixels por polegada, com aproximadamente 445 ppi. O Moto X tem só 312 ppi. Até mesmo a resistência do Nexus 5 é melhor, com Corning Gorilla Glass 3. O Moto X é equipado também com o vidro, mas apenas com a sua primeira e mais antiga versão.

Nexus 5, o smartphone do Google com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Nexus 5, o smartphone do Google com Android puro (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo)


Dimensões e Design: Nexus 5

O Nexus 5 mede 137,9 x 69,2 x 8,6 mm, pesa 130 gramas e só está disponível nas cores preta e branca. Já o Moto X tem 129,3 x 65,3 x 10,4 mm, 130 gramas, e várias opções de cor. A diferença em termos de corpo parece pesar a favor do Moto X, mas na verdade, o que acontece é o oposto.

O Nexus 5, com uma tela maior, consegue ser mais fino e ter o mesmo peso do que seu rival. Além disso, tem um design mais leve e elegante, enquanto o Moto X é robusto e vai agradar, provavelmente, aos mais jovens. Aí é uma questão de gosto pessoal e pode ser bem diferente de usuário para usuário.

Câmeras: Moto X

A principal vantagem do Moto X sobre o Nexus 5 é na câmera. A Motorola investiu em um sensor com 10 megapixels, recursos como autofoco e Flash LED, além da tecnologia de ultrapixel, com imagens de 1,4 µm. Ele é levemente superior aos 8 megapixels do Nexus, cujos diferenciais são a Photo Sphere e o Dual Recording.

A qualidade de imagem das duas não é tão diferente assim, mas as fotos do Moto X tem um tamanho maior. Ambas filmam vídeos em HD, com qualidade 1080p, a 30 quadros por segundo. Na câmera frontal, nova vantagem leve do Moto X: 2 megapixels com 1,3 megapixel do Nexus 5.

Moto X, smartphone da Motorola (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Moto X, smartphone da Motorola (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)


Sistema operacional: Nexus 5

De fábrica, o Nexus 5 já sai mais atualizado do que o Moto X, com o Android 4.4 contra o Android 4.2 do concorrente, que tem atualização garantida para a versão mais recente. Mas, além disso, eles têm outra diferença básica: apesar de os dois usarem o mesmo sistema operacional, têm interfaces bem diferentes. O Nexus, como todos da sua linha, tem o Android puro, e o Moto X, não.

Ele não chega a ser tão modificado, mas ainda assim não é o Android de raiz do Google. Sendo assim, também demora um pouco mais para receber atualizações, tem os seus programas da Motorola embutidos e não é tão livre e aberto quanto a edição “original” do sistema operacional.

Moto X e Moto G correram risco com a venda da Motorola? Opine no Fórum

Preço e disponibilidade: Moto X

Ambos os aparelhos são fáceis de encontrar no Brasil. Segundo pesquisa na internet, o Nexus 5 pode ser encontrado em sete lojas online do país, e o Moto X está disponível em 11. Porém, os preços têm uma diferença de cerca e R$ 300 entre um e outro. O Nexus 5 custa próximo de R$ 1.400, enquanto o Moto X sai por pouco mais de R$ 1.100.

Conclusão: Nexus 5

A vantagem do Nexus 5 sobre o Moto X está basicamente em seu desempenho. Ele possui um processador mais potente, uma bateria que aguenta melhor o tranco, tela com a área, a qualidade e a resistência melhores, e também conta com um diferencial interessante: o Android puro. Perde na câmera, mas por pouco, e custa somente um pouco mais caro.

Para quem tem os aproximadamente R$ 300 de diferença de preço entre um e outro, vale gastar um pouquinho mais e levar o Nexus 5. Ele apresenta um custo-benefício bem mais interessante, um visual atrativo e um excelente desempenho, seja para entretenimento ou para uso a trabalho.

Tabela comparativa de especificações entre Nexus 5 e Moto X (Foto: Arte/ TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Nexus 5 e Moto X (Foto: Arte/ TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Silva
    2014-04-02T13:34:14  

    Aposto que os dois são de plástico e vem com sistema Androga emprestado da Google. Acertei?

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-04-02T13:34:14  

      Mas celular chinês costuma vir com bluetooth de verdade. Alguns até usam o padrão 4G usado aqui no Brasil. Se contar que para conectar em um computador, basta plugá-lo... nada de depender da instalação de qualquer programa.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-04-02T13:34:14  

      Joao Neto iPhone 4$.

  • João Marcos
    2014-04-02T15:48:13  

    MOTO X vem com android Kit Kat, tem reconhecimento de voz, reconhecimento inteligente de modo motorista (ele sabe qd estou dirigindo e lê as mensagens etc), posso sem tirar as mãos do volante falar para ele me levar a determinado lugar, sem tocar no celular configuro o alarme, a bateria com uso normal, c 3g e wifi ligado dura mais de 24h... Achei meio furada essa comparação aí hein... Sem contar que paguei 999,00 no meu em 12x sem juros...

    recentes

    populares

    • João Marcos
      2014-04-02T15:48:13  

      Comprou por 999 aonde?

    recentes

    populares

    • João Marcos
      2014-04-02T15:48:13  

      William Dias tambem quero saber :0

  • Renatinho S
    2014-08-25T11:31:27

    O principal não falaram... Que o MotoX tem um recurso maravilhoso e exclusivo o "active display" que é o diferencial dele para qualquer smartphone. O desempenho da bateria humilha o Nexus entre outros...

  • Daniel Soares
    2014-07-19T08:06:23

    Se esta em dúvida de qual aparelho comprar sugiro procurar por review sério de quem realmente usou e testou os aparelhos.

  • Vitor Souza
    2014-04-19T23:33:20  

    Fabiano falou besteira em relação ao Moto X, nunca tive um, mais leio bastante e vejo que quem tem Moto X esta muito feliz com sua função de reconhecimento, ainda mais em bloqueio de tela deve ser incrivel, mas desde o Samsung Galaxy X, venho comprando os aparelhos da Google e posso dizer que não existe nada que se compare com ele na sua época é claro, em relação soft x hard o Moto X se compara com Nexus 4 e perde. Agora tenho um Nexus 5 e com exceção da camera o Nexus 5 pisoteia no Moto X, O Nexus 5 simplesmente é perfeito!!!! Minha opnião!! abraços galera. Vai ler antes de opinar Fabiano!!

    recentes

    populares

    • Vitor Souza
      2014-04-19T23:33:20  

      lembre-se que o moto x é dual core 1.7 para processamento de dados, mas ele tem mais 6 nucleos exclusivos um para cada função, sendo 4 nucleos graficos, 1 nucleo de texto e 1 nucleo de reconhecimento de voz e aquele dual core de 1.7 para dados

  • Hacker Gates
    2014-04-02T15:04:13  

    O Moto X tem um processador de menor desempenho mas a matéria não diz que ele possui um processador dedicado para o reconhecimento de voz. Como citar o Moto X e não falar sobre o sistema de reconhecimento de voz sempre ativo??? Primeiro de abril foi ontem meus caros!

    recentes

    populares

    • Hacker Gates
      2014-04-02T15:04:13  

      Pau nas brecha de todo mundo! NEXUS 5 THE BEST!

    recentes

    populares

    • Hacker Gates
      2014-04-02T15:04:13  

      tipo de função q todo mundo fala, ahhh meu celular tem isso e akilo, mas nunca usou na vida, e nunca vai usar

  • Fernando Silva
    2014-04-24T11:27:33  

    Gente, Nexus 5 tem um melhor CPU (Snapdragon 800 2.3 GHz Quad Core, contra um Snapdragon S4 Pro, de geração passada, 1.7 GHz Dual Core); melhor GPU (Adreno 330, contra 320); ganha também no design por ter uma tela maior, com espessura menor; Destrói na resolução de tela (1080 x 1920 pixel com 445 ppi, contra 720 x 1280 pixel com 312 ppi). E etc... etc... O moto X tem 3 vantagens. Preço, Câmera e chip de reconhecimento de voz.

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2014-04-24T11:27:33  

      Moto x usa o sistema x8 da motorola, tendo 8 processadores, e são divididos cara, sendo dual core 1.7, com um quad core para os graficos, mais um processador para textos e mais um processador para reconhecimento de voz

  • Octávio Mesquita
    2014-07-05T14:36:57

    esqueceram de falar que o moto x usa um sistema de processamento x8, usa 8 processadores sendo divididos assim: um processador dual core 1.7 + um quad core para pocessamento grafico + 1 processador para textos e mais um processador pro now

  • Natanael Ribeiro
    2014-04-22T20:11:13

    Onde que esse povo viu que o preço médio do Nexus 5 é 1400? Pesquisei aqui e não achei nenhuma loja vendendo a esse preço. Esse povo não tá sabendo calcular o preço médio não heim.

  • Joaozinho Boladão
    2014-04-02T14:53:36  

    O Moto X vem com o KitKat e não com o JellyBean como mostra a matéria.

    recentes

    populares

    • Joaozinho Boladão
      2014-04-02T14:53:36  

      Não, os novos já vem atualizado, sendo assim, já vem com KitKat.

    recentes

    populares

    • Joaozinho Boladão
      2014-04-02T14:53:36  

      Phelipe Mascarenhas eu tenho um Moto X bambu, e veio com Kit Kat.

  • Mateus Silva
    2014-04-04T00:28:41

    Comparaçao injusta... Moto X é concorrente do nexus 4 e ja pode ser axado por menos de mil reias... Eu optei por ele por nao ser um aparelho muito largo dificil de segurar na mao e ter uma boa duraçao de bateria... por enquanto estou muito satisfeito e nao me arrependo...

  • Paula Dentro
    2014-04-02T16:14:19  

    Tive um Nexus 4, tenho um Nexus 5 e se sair o 6 eu compro. Antes eu tive somente celulares Motorola. Nem se compara o desempenho e o design dos Nexus com os Motorolas. Mas é a minha opinião. Vlw.

    recentes

    populares

    • Paula Dentro
      2014-04-02T16:14:19  

      Como vc mesmo disse, deve ter tido os motorolas antes da compra pelo Google, então esquece, não tem comparativos, era outra empresa.

    recentes

    populares

    • Paula Dentro
      2014-04-02T16:14:19  

      Hacker Gates Nisso você tem razão. Vou esperar alguém comprar para ver de perto essa melhora.

  • Marcelo Medeiros
    2014-04-02T15:04:26  

    Achei falho em um ponto a analise, em quase todos os reviews internacional e brasilerio, de sites conceituados, o moto X se saiu melhor no quesito bateria, pois tem recursos inteligentes de tela e hardware para poupar energia, tanto que o nexus 5 com um uso moderado de net durante o dia segurou uma carga de 12 horas apenas. E tb não contaram com o recurso de controle de voz do moto x, o qual obtem um chip especialmente para escuta de comandos, o que faz ele poupar mais energia ainda, fora que os comandos são dados mesmo com ele bloqueado.

    recentes

    populares

    • Marcelo Medeiros
      2014-04-02T15:04:26  

      Cara eu tenho um nexus 5 e a bateria dele aguenta mais de 24 horas na wi-fi, 22 horas com 2g e 15 horas com 3g.

    recentes

    populares

    • Marcelo Medeiros
      2014-04-02T15:04:26  

      Que M hein Alan! Compra um Moto X.

  • Danilo Lima
    2014-04-02T16:48:07

    Cara, vocês comparam um celular dual core com um quad core, é CLARO que o nexus 5 é superior, pra que comparar um superior com um inferior??? Comparação logica seria o nexus 4 com o moto X, não o nexus 5, que baita amadorismo de vocês .-.

  • Marcos Sartori
    2014-04-02T16:40:05

    Que comparação ridícula! Dois celulares de gerações diferentes, de públicos diferentes e de capacidades completamente diferentes. Nunca o Moto X seria páreo para o Nexus 5...só na primeira comparação qualquer leigo percebe: um dual core 1.7 contra um quad core 2.3... esse site ta cada dia pior...

  • Augusto Leão
    2014-04-02T16:26:29

    Mesmo com essa análise, ainda prefiro o Moto X.

  • Phelipe Mascarenhas
    2014-04-02T16:20:16

    Comparação a seco, como foi feita, é vitoria para o Nexus. Se coloca-los nas mãos... ninguém que fique 1 semana com o Moto X vai preferir outro... O smartphone mais SMART que existe... Tela inteligente de verdade... Sensor dedicado a voz que está sempre te ouvindo e cada vez a Motorola libera mais funções no reconhecimento... Motorola Assist lê suas mensagem quando vc está dirigindo... Além de dar a opção de atender a ligação em viva voz somente falando ATENDER... Isso é SMARTphone o resto é LAZYphone...

  • Ingo Sabage
    2014-04-02T16:18:33

    Jabá rolando solto na redação.

  • Guilherme Rodrigues
    2014-04-02T16:15:37

    Vamos para uma analise de quem usa! Moto X é PURO sim, sua bateria é ótima, conta com funcionalidades únicas como o "OK GOOGLE NOW", o que coloca a frente até da apple, para economia de bateria, a função tela inteligente (exclusiva) mostra as notificações e o horário ao pegar o aparelho na mão, acendendo apenas parte da tela, evitando o desbloqueio para ver as mesmas, seu desempenho é perfeito, comigo nunca travou, em breve o Moto Maker chegará ao Brasil, Nexus é LG, ja tive celular da marca pra nunca mais comprar, Concluindo, amo meu Moto X e só troco quando sair sua segunda versão.

  • Guilherme Rodrigues
    2014-04-02T16:12:17

    Vamos para uma analise de quem usa! -Moto X é PURO sim -sua bateria é ótima. -conta com funcionalidades únicas como o "OK GOOGLE NOW", o que coloca a frente até da apple. -para economia de bateria, a função tela inteligente (exclusiva) mostra as notificações e o horário ao pegar o aparelho na mão, acendendo apenas parte da tela, evitando o desbloqueio para ver as mesmas. -seu desempenho é perfeito, comigo nunca travou. -em breve o Moto Maker chegará ao Brasil. -Nexus é LG, ja tive celular da marca pra nunca mais comprar. Concluindo, amo meu Moto X e só troco quando sair sua segunda versão.

  • PATRICK ANTONIOLI
    2014-04-02T16:06:58

    Há alguns erros nesse comparativo. O sistema operacional do Moto X é praticamente o stock com algumas implementações do próprio Google. No mínimo há um empate, até porque começou a receber o KitKat praticamente junto com os Nexus. Quanto a câmera, a do Moto X tem um desempenho bem aquém do que se espera. O do Nexus 5 é interessante e consegue ter uma boa captura de luz, facilitando fotos noturnas e de baixa luminosidade. Sem contar que tem OIS (estabilização óptica). ULTRAPIXEL é da HTC. A Motorola usa CLEAR PIXEL. E faltou comparar a bateria.

  • Henrique Serpa
    2014-04-02T15:59:25

    levando em consideração que R$ 300,00 é 27% do valor do Moto x. prefiro ficar com o Moto X

  • Vinicius Carlos
    2014-04-02T15:32:55

    E como tentar comparar um Leão com um gato. apesar de a motorola ser entre os celulares popular com mais durabilidade, essa comparação não esta em equilibrio.

  • Trukao
    2014-04-02T13:48:15

    2 otimos celulares, o moto X, mesmo nao tendo o android puro como o Nexus 5, ainda funciona muito bem. Porem, com os preços que são vendidos aqui no Brasil, fica dificil adquirir estes produtos logo quando são lançados, que seria o melhor momento para se comprar.