25/04/2014 06h00 - Atualizado em 25/04/2014 08h48

Odyssey, primeiro videogame da história, vai a leilão por R$ 43 mil

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Odyssey da fabricante Magnavox é considerado o primeiro videogame da história, tendo sido lançado em 1972 e antecedendo a máquina caseira de Pong em 3 anos. Por ser um produto muito raro, o Odyssey se tornou sonho de consumo de colecionadores e um deles recentemente foi colocado a venda por mais de R$ 43 mil.

Gamer com maior coleção de consoles do Brasil quer criar museu de jogos

Magnavox Odyssey, o primeiro videogame da história, sendo vendido por mais de R$ 43 mil (Foto: ebay.com)Magnavox Odyssey, o primeiro videogame da história, sendo vendido por mais de R$ 43 mil (Foto: ebay.com)

A oferta apareceu no site de leilões eBay dos Estados Unidos, pelo vendedor Controlled Automation, usuário desde 2002 com um histórico perfeito de avaliações. O console está sendo vendido por US$ 19,500, algo em torno de R$ 43 mil, sem impostos. O envio para o Brasil custaria por si só US$ 1.194, mais de R$ 2.600.

O preço parece um pouco elevado mesmo para um console tão raro, porém o estado de conservação pode justificá-lo. O Odyssey ainda se encontra funcional, guardado em sua caixa original, contando com todas as peças que o acompanhavam e ainda um acessório em formato de rifle.

Quando foi vendido originalmente em 1972, o Odyssey acompanhava itens comuns de jogos de tabuleiro, como dados, cartas, fichas, cédulas que imitavam dinheiro e até mesmo um tabuleiro em um papel semitransparente para ser afixado na televisão. Todos esses itens poderiam ser facilmente perdidos, diminuindo o valor do produto para colecionadores.

Qual melhor franquia de RPG de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcilio Cruz
    2014-04-25T11:30:17  

    Tenho o Telejogo fabricado pela Philco/Ford, mas tenho pena de vende-lo. Quem sabe daqui a alguns anos valerá R$ 43 mil?! kkkk

    recentes

    populares

    • Marcilio Cruz
      2014-04-25T11:30:17  

      Não digo que valha tudo isso mas, você pode arrecadar uma boa grana com o seu game!

  • Mateus Silva
    2014-04-25T13:49:00

    Prefiro comprar 10 PS4K

  • James Miserável
    2014-04-25T12:52:31  

    O dinheiro não tem valor para algumas pessoas mesmo, da 40mil em um monte de pedaço de plastico velho e inutil, com 300 reais voce compra um PS2 que foi o melhor video game lançado aé hoje para aqueles que realmente entendem do assunto

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-04-25T12:52:31  

      Prefiro Nintendo 64, jogava mortal kombat até.. e super mario tbm.. kkk :)

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-04-25T12:52:31  

      em tendão pessoal !!!! uma coisa é vc ter um bem que todos tem outra coisa é ter uma peça unica e num estado novo, vcs queriam comparar uma obra de arte com um que ninguém conhece !!!!!! pode até ser mais bonito que aquela mas a obra de arte tem 300 anos ou mais enquanto o outro é de agora faça várias obra de arte e morra ai sim vão dar valor (intendeu a mensagem) bem por ai mesmo.

  • Alexandra
    2017-05-09T21:07:40

    Uma verdadeira relíquia! Se eu tivesse dinheiro (kkkk) eu concerteza gastava para comprá-lo! e isso não é coisa só de quem viveu essa época, eu tenho 17 anos e quero muito!

  • Fabio Rouliel
    2014-04-25T18:43:26  

    Tenho o meu até hoje com caixa apenas modernizei as saidas para AV , para meus filhos chegarem até o PS4 vão ter que passar pelos primeiros para dar valor a tecnologia moderna , magnavox , atari , nes ,game gear , mega drive , super nes , 64 , dreamcast , play 2 , wii , play 3 aí sim libero meu 4 pra jogo.

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-04-25T18:43:26  

      Luis Guimarães Rouliel é troll(como assinante tenho direito a alguns perfis a mais) e Roulien sou eu estou na rede posso ser encontrado com facilidade pela web , escrevo , leio e falo em 3 línguas meu amigo , se tivesse tanta coisa para se preocupar não perderia seu tempo respondendo 3 vezes ...

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-04-25T18:43:26  

      Poxa, cara! Fala 3 línguas?! Caramba! Não é que eu tenho vivência com clientes em inglês e espanhol também?! Que coincidência! A diferença é que o meu é verdade, já o seu, tenho minhas dúvidas...

  • Bate Estaca
    2014-04-25T11:13:00  

    Eu jurava que o primeiro era o ATARI!

    recentes

    populares

    • Bate Estaca
      2014-04-25T11:13:00  

      sabe de nada inocente

  • Uelder Ashissu
    2014-04-25T10:15:33  

    Mais barato que o PS4!

    recentes

    populares

    • Uelder Ashissu
      2014-04-25T10:15:33  

      Erick Souza obrigada pela resposta :-)

    recentes

    populares

    • Uelder Ashissu
      2014-04-25T10:15:33  

      Raphael Freschi não leu porque? ficou cego de repente?

  • Helio Nomura
    2014-04-25T23:37:02

    Vejo comentários negativos em relação ao valor, tenho 48 anos e posso mencionar sem sombra de dúvidas, para quem viveu esta época pagar este valor pode ser irrisório diante do que poderiam mostrar a seus filhos ou netos. Se você não tem dinheiro para comprar uma máquina do tempo, esta pode ser uma oportunidade, lembrando que um celular básico atual, possui mais processamento do que o mais avançado computador de 30 anos atrás. Se alguém não entendeu é pq tem menos que minha idade.

  • Wilker Silva
    2014-04-25T20:22:31

    Eu tenho 2 odissey 1978 com algumas fitas originais. Comprei em um leilao ha 5 anos e depois tive procurar uma tv antiga que aceita a console. Jogo até hoje e tambem via teclado. Show de bola!

  • Fernando Silva
    2014-04-25T16:06:54

    prefiro o nintendo 64

  • Paulo Júnior
    2014-04-25T14:46:24  

    Eu tenho um de 1978, mas não é um Odyssey. Nem sei o nome. Ele tem uma espécie de jogo de tênis (bem, mas bem rústico). Era do meu pai.

    recentes

    populares

    • Paulo Júnior
      2014-04-25T14:46:24  

      deve ser um telejogo

    recentes

    populares

    • Paulo Júnior
      2014-04-25T14:46:24  

      R$ 10,00 QUER?

  • Braulio Barreto
    2014-04-25T15:06:02  

    NOS EUA PODE ESSE PREÇO, SE FOSSE NO BRASIL ESTARIA TODO MUNDO INDIGNADO FALANDO Q O BRASIL NAO PRESTA KKKK

    recentes

    populares

    • Braulio Barreto
      2014-04-25T15:06:02  

      mas ele não custa esse preço nos EUA... não existe esse video game à venda portanto isso não é preço de mercado. Ele atingiu esse preço num leilão, objeto de colecionador... tem gente com dinheiro sobrando que acha q vale a pena pagar!

    recentes

    populares

    • Braulio Barreto
      2014-04-25T15:06:02  

      alisson barros SE TA AI ESSE PREÇO É POR QUE ALGUEM PAGOU ISSO NELE, ENTAO É O PREÇO Q ELE TA VALENDO ! VOCE NAO COMPRARIA POR MENOS!

  • Moreno Nato
    2014-04-25T14:53:01

    Por isto que guardo meu SNES. Daqui a alguns anos vai ser um relíquia.

  • Diego Roos
    2014-04-25T14:47:11

    Tenho um Telejogo Philco/Ford da década de 70, em pleno funcionamento, o primeiro video game brasileiro.

  • Paulo Júnior
    2014-04-25T14:44:10

    Eu tenho um de 1978!

  • Carlos Silva
    2014-04-25T14:28:08

    crianças acham q o mundo começou depois do PS2... sem esse odyssey vc não teria o seu ps3/4 hj, sabia? isso é item raríssimo de coleção, e não só mais um videogame! esse VG nem chegou a existir no brasil, só veio o odyssey2 q tenho aqui até hj e na msm época q lançaram o atari

  • Fabio Bastos
    2014-04-25T14:24:32

    Joguei com esse algumas vezes qdo era criança

  • SCREAM ANS
    2014-04-25T13:55:53

    Caríssimo na época dele ... E caro hoje em dia também mesmo velho

  • Samira Sam
    2014-04-25T13:29:57

    Pois É !!!!!! ses vão vê,vai aparecer um brazuca tonto,que vai comprá esse LIXO,paga os tubo .Só para falar pros amigos

  • Ricardo Kovacsik
    2014-04-25T13:12:55

    O primeiro vídeo game foi o TeleJogo e não o Odyssey.

  • Marcio Amaro
    2014-04-25T13:06:40

    Vou guardar meu mega drive !!!

  • Fredson Silva
    2014-04-25T13:02:48

    Eu e minha irmã tínhamos um ODYSSEY, a jogatina era frenética. Lembro que não dava de comer, beber água ou ir ao banheiro, pois não havia PAUSE. O botão PAUSE é para os fracos!!!! Sem esquecer que após a jogatina, não sei porque, a imagem da TV ficava horrível. kkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael Soares
    2014-04-25T12:15:58

    Mas parece um jogo de tabuleiro.

  • Henrique
    2014-04-25T10:45:27  

    Putz eu tenho um odyssey, vou até ligar pra ver se ainda funciona, tá em cima do guarda-roupa. Demoroooooo carro novo aeeeee

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-04-25T10:45:27  

      TB TENHO...RSRSRSR

    recentes

    populares

    • Henrique
      2014-04-25T10:45:27  

      O Odissey que saiu no Brasil é o 2 - que não é tão raro assim. Eu tenho um também, e sempre jogo com meus filhos menores. Eles adoram! :-)

  • Flavio Silva
    2014-04-25T11:46:12

    Se o Odyssey saiu por US$19,500 será que o Atari que eu tenho aqui sai por quanto?