Internet

10/04/2014 11h45 - Atualizado em 10/04/2014 15h39

'Project Harmony' do Dropbox leva edição colaborativa ao Microsoft Office

Milena Pereira
por
Para o TechTudo

O Dropbox, popular serviço de armazenamento em nuvem, anunciou em um evento na quarta-feira (9) a iniciativa "Project Harmony”. A novidade leva ferramentas de colaboração para softwares de terceiros, como o pacote Microsoft Office, incluindo Word, Excel e PowerPoint. O objetivo é permitir a edição de documentos online, em tempo real, por mais de uma pessoa, como já acontece com o Google Docs.

Como conseguir mais espaço grátis no Dropbox 

Dropbox (Foto: Divulgação/Dropbox)Dropbox anuncia "Project Harmony", que pretende levar colaboração ao Microsoft Office (Foto: Divulgação/Dropbox)


Como ainda se trata de um projeto, o Harmony não está disponível e nem tem data de lançamento. Mas, há uma expectativa de que os usuários poderão ter acesso à tecnologia no final deste ano.

Com a possibilidade de fazer com que várias pessoas visualizem e editem os mesmos documentos compartilhados em nuvem, o presidente-executivo do Dropbox, Drew Houston, afirmou que a novidade deve facilitar o processo de criação de documentos colaborativos pelos usuários.

Segundo Houston, o Harmony deve ajudar a impedir a criação de vários documentos diferentes, assim como o compartilhamento de várias versões, como por exemplo a ‘Apresentação’, ‘Apresentação 2′, ‘Apresentação 2 edições de Drew’ e assim por diante”, comentou no evento.

Qual é o melhor serviço de nuvem: Google Drive ou Dropbox? Comente no Fórum do TechTudo.

Inicialmente, o projeto apresenta semelhanças com algumas das funções internas de colaboração, já existentes no Google Docs e também como oferecia o extinto Google Wave.

No entanto, há alguns aspectos impressionantes no uso do Harmony: ele funciona, por exemplo, quando duas pessoas estão trabalhando em sistemas operacionais diferentes e em distintas versões do Microsoft Office ou Dropbox. Isso de fato caracteriza uma novidade capaz de criar um grande impacto, especialmente em empresas, já que grande parte delas utiliza o Windows e o Office.

De acordo com o Dropbox, mais novidades no Harmony serão apresentadas nos próximos meses. "Nós projetamos este recurso para trabalhar com qualquer aplicativo, de modo que há muito mais por vir", disse um representante da empresa durante a demonstração do projeto no evento.

Dropbox apresenta Mailbox e Carousel em evento para desenvolvedores (Foto: Divulgação/Dropbox)Dropbox apresenta Mailbox e Carousel em evento para desenvolvedores (Foto: Divulgação/Dropbox)


O Dropbox também fez anúncios paralelos de novos aplicativos. O Mailbox, disponível para iOS (iPhone), também chegou ao Android (e com o acréscimo da ferramenta “auto-swipe”). Outra novidade é a chegada do Carousel, app que cria uma galeria para compartilhar fotos e vídeos no celular.

Via Dropbox e TechCrunch

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares