Internet

22/04/2014 07h00 - Atualizado em 22/04/2014 10h00

Rede social de designers expõe criações e vende objetos impressos em 3D

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Designoteca é uma rede social que reúne designers para expor desenhos e projetos, criando uma vitrine para esses profissionais. Lá, o consumidor pode escolher algo em formato digital e pedir para entregar o objeto físico em casa – tudo graças à impressão 3D.

3D Systems chega ao Brasil e pode deixar impressoras 3D mais baratas

Designoteca reúne projetos de mais de 2 mil profissionais brasileiros (Foto: Reprodução/Designoteca)Designoteca reúne projetos de mais de 2 mil profissionais brasileiros (Foto: Reprodução/Designoteca)

Há dois anos no ar, a Designoteca não requer cadastro para navegar e conhecer o trabalho dos profissionais, o que facilita a visita de qualquer pessoa interessada em desenhos autorais. No site, estes podem ser vendidos e até mesmo disponibilizados de graça para download.

Depois de baixar o conteúdo, pago ou gratuito, o usuário pode solicitar a construção do objeto por uma das 10 empresas cadastradas, que irão imprimi-lo em 3D e entregar para o cliente. Desta forma, é possível comprar objetos com design diferenciado a preços potencialmente menores do que os cobrados em lojas de artigos exclusivos.

O site organiza o conteúdo em destaques e seções temáticas, como Chic, Clássico, Prático, Divertido, Consciente e Inovador. Os usuários cadastrados têm páginas próprias com link personalizado, onde podem postar suas criações com fotos e descrição, além de link para comprar ou baixar gratuitamente o produto.

Segundo os criadores da rede social, a Designoteca foi criada após perceber a necessidade de haver um lugar em que os designers pudessem conversar entre si e com os fãs, além de oferecer a oportunidade de comercialização de produtos e serviços.

Ambiente colaborativo

Como indicam os downloads gratuitos, uma das características do site é a cultura open source. Por isso, é comum que criadores interajam para construir projetos juntos, ou simplesmente dar pitacos no trabalho do outro – tudo de forma amigável, é claro. É possível seguir seus designers favoritos, cujos perfis têm hashtags e funções "curtir" e "comentar", como no Facebook.

Alguns projetos podem ser baixados sem custos e criados em impressoras 3D (Foto: Reprodução/Designoteca)Alguns projetos podem ser baixados sem custos e criados em impressoras 3D (Foto: Reprodução/Designoteca)

“O diferencial da Designoteca é a oferta de uma série de ferramentas que deixam os designers à vontade para disponibilizar suas criações. Ao mesmo tempo, eles podem manter contato com as pessoas que gostam do que eles fazem. Nem Facebook, Instagram ou sites de portfólio oferecem essa experiência”, explica Henrique Monnerat, desenhista industrial e co-fundador da rede social.

Além de empresas que trabalham com impressão 3D, o site ainda reúne prestadores de serviço especializados em cortes a laser e outras técnicas que permitem criar réplicas de quase tudo o que está espalhado pelos perfis dos designers.

Qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente na rede social, tanto para interagir com os artistas quanto para expor suas criações para a comunidade. Além disso, a interface do site não é poluída por anúncios – outra diferença marcante em relação ao Facebook. Por enquanto, são 2 mil designers cadastrados e uma média de 40 mil visitantes únicos mensais.

A Impressora 3D Metamaquina2 é boa? Confira no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares