26/05/2014 15h01 - Atualizado em 29/05/2014 16h23

WWDC pode ter apresentação de plataforma da Apple para ‘casa inteligente’

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A WWDC 2014 deve ser palco de um grande anúncio da Apple para o mercado de automação doméstica. Segundo o jornal Financial Times, a empresa planeja lançar uma nova plataforma de conectividade para integrar seus dispositivos (iPhone, iPad e Apple TV) a eletrodomésticos e outros itens de casa.

Confira os melhores gadgets high tech para casas

iphone 5s (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Ao usar a plataforma, luzes e TV podem ser ativados quando o usuário pisar em casa(Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A estratégia seria parecida com o que já é feito para os produtos com a licença “Made for iPhone/iPad” (feito para iPhone/iPad), dotando aparelhos criados por toda a indústria de compatibilidade com os gadgets da empresa maçã. Assim, além da conhecida lâmpada Hue, da Philips, vários outros fabricantes poderiam lançar dispositivos inteligentes para deixar o ambiente doméstico mais smart.

 Segundo rumores, uma casa conectada com a nova plataforma da Apple poderia identificar a chegada do morador carregando um iPhone. A residência poderia, então, ligar as luzes e a TV no programa predileto, por exemplo. A quantidade de objetos conectados seria vasta, desde máquinas de lavar, geladeira e fogão até carros.

Nova plataforma da Apple pretende unir fabricantes em torno de ecossistema dos iGadgets (Foto: Reprodução/Apple Insider) (Foto: Nova plataforma da Apple pretende unir fabricantes em torno de ecossistema dos iGadgets (Foto: Reprodução/Apple Insider))Nova plataforma da Apple pretende unir fabricantes em torno de ecossistema dos iGadgets (Foto: Reprodução/Apple Insider)


Esse tipo de conectividade, no entanto, levanta várias questões sobre privacidade. Por isso, a Apple deverá dedicar boa parte de sua apresentação inicial da WWDC a esse tema, possivelmente investindo contra o Google, especialmente depois que a gigante das buscas adquiriu a Nest, entrando de vez no mercado de casas inteligentes.

Quais serão as tecnologias do futuro? Comente no Fórum do TechTudo!

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares