Tablet

31/05/2014 07h20 - Atualizado em 31/05/2014 07h20

Chip promete criar recarga sem fio 'universal' e popularizar tecnologia

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Um novo chip da fabricante Broadcom poderá acabar com a guerra de padrões de recarga sem fios e, finalmente, tornar a tecnologia acessível a todos. O componente é compatível com os três principais standards disponíveis e poderá ser instalado em todo tipo de smartphone, tablet e smartwatch.

Conheça 10 carregadores portáteis para smartphones à venda no Brasil

Broadcom pretende acabar com padrões de recarga sem fios e universalizar tecnologia (Foto: Divulgação/Broadcom)Broadcom pretende acabar com padrões de recarga sem fios e universalizar tecnologia (Foto: Divulgação/Broadcom)

Dessa maneira, qualquer base ou case de carregamento sem fios da Power Matters Alliance (PMA), Wireless Power Consortium (WPC) ou Alliance for Wireless Power (a4wp) poderá transferir energia sem problemas para a bateria de dispositivos equipados com o novo chip da Broadcom. Em comparação, será como se todos os carregadores de parede coubessem em qualquer aparelho – só que para recarga wireless.

Bateria externa ou carregador universal diminuem a vida útil da bateria original? Comente no Fórum do TechTudo

A ideia da empresa, porém, vai além. Com a inexistência de padrões, as casas poderão, no futuro, ter superfícies inteiras capazes de recarregar qualquer dispositivo móvel. Os carregadores seriam, portanto, universais. “A ideia é jogar o aparelho (no carregador) sem precisar pensar muito (em recarregar). O fator conveniência não deve ser subestimado”, disse um diretor da Broadcom, Reinier van der Lee.

Fora da alçada do carregamento de baterias, a Broadcom também planeja embutir suporte a NFC (Near Field Communication) em seu novo circuito, possibilitando que esse tipo de conexão sem fios também seja massificado. Segundo a companhia, os primeiros gadgets com a tecnologia deverão chegar “em breve”, já trazendo o chip equipado de fábrica.

Via Broadcom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares