Tablet

12/05/2014 15h53 - Atualizado em 12/05/2014 15h53

Cortana: conheça melhor a auxiliar por voz do Windows Phone

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Cortana é muito mais do que apenas a “Siri” do Windows Phone. A Microsoft frisa, constantemente, a importância de sua auxiliar por voz e destaca o quão mais inteligente ela pode ser do que as principais concorrentes, como a própria assistente da Apple, o S-Voice e o Google Now. Ela ainda está em versão beta, no Windows Phone 8.1 Developer Preview lançado em testes, mas o TechTudo fez uma análise completa de todos os recursos que  oferece ao usuário. Infelizmente, o serviço por enquanto é somente em inglês.

Veja também: Como tirar print da tela do Windows Phone 8.1

Reconhecimento de nome

Ao iniciar a Cortana pela primeira vez, o usuário terá que dizer seu nome. Primeiro, escrevendo. Depois, ela pergunta qual é a pronúncia correta. Diga, ela vai ouvir e repetir. A partir de então, ela falará com você pelo nome.

Cortana identifica seu nome (Foto: Thiago Barros)Cortana identifica seu nome (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Principais configurações

A Cortana é semelhante ao Google Now em termos de funções. Ela não simplesmente realiza ações pedidas pelo usuário, como a Siri. Ela também informa automaticamente detalhes relacionados às preferências do consumidor, como resultados de jogos de um time do qual ele é fã.

Auxiliar tem uma série de opções de configuração (Foto: Thiago Barros)Auxiliar tem uma série de opções de configuração (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Em “Interests”, o usuário pode adicionar o que quer receber de alertas assim que iniciar sua auxiliar. É possível adicionar notícias sobre diversos temas, informações de trânsito, dados de viagem, previsão do tempo, resultados das partidas e locais para se alimentar. Tudo isso será carregado na “Home” da Cortana.

Comandos de voz

Pergunte “How can you help me?” ("Como você pode me ajudar?") para Cortana, e ela vai listar os principais comandos de voz aos quais ela responde. Entre eles, estão “Call” ("Ligar"), “Text” ("Mandar mensagem") e “Remind me” ("Lembre-me de"). É possível ainda usar “Play” ("Toque") para tocar músicas e “Set an alarm” ("Configure um alarme") para ligar o despertador.

Confira os comandos que ela aceita (Foto: Thiago Barros)Confira os comandos que ela aceita (Foto: Thiago Barros)

Mas estes são apenas alguns dos comandos. A Cortana exibe as categorias pelas quais os usuários podem buscar “inspirações” de comandos: Phone, Messaging, Calendar, Reminder, Note, Alarm, Music, Places e Search. Toque em cada uma para ver as frases que você pode falar.

Reconhecimento de Música

A Cortana também funciona como o Shazam, identificando músicas. Quando estiver em um local com uma canção da qual você tenha gostado, porém não saiba o nome, dê um toque no ícone de nota musical na Cortana, e ela vai descobrir qual é aquela música – e, automaticamente, gerar um link para ela no Xbox Music.

Cortana identifica músicas (Foto: Thiago Barros)Cortana identifica músicas (Foto: Thiago Barros)

Como ativar a Cortana

Para ativar a sua auxiliar por voz, é preciso baixar o Windows Phone 8.1 Developer Preview. Depois, coloque seu celular em inglês. Basta acessar seu menu de configurações, idiomas e colocar o inglês como principal. O smartphone ganhará várias novidades além da Cortana.

Cortana só funciona em inglês (Foto: Thiago Barros)Cortana só funciona em inglês (Foto: Thiago Barros)



Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares