Internet

09/05/2014 06h35 - Atualizado em 09/05/2014 06h35

E se o Google fosse diferente? Sete designers repensaram o buscador

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

De tão presente e útil no dia a dia, o Google.com pode parecer perfeito. Mas, há quem acredite que ele ainda pode melhorar, pelo menos no campo visual. O site colaborativo Letters Society, que tem como objetivo principal superar desafios de design, reuniu profissionais para redesenhar o popular buscador.

Feedient reúne Facebook, YouTube, Instagram e Twitter em tela única

Veja alguns dos resultados:

IMAGEM0Sete designers repensaram a interface buscador do Google (Foto: Divulgação/Letters Society)

1) Alli Grunthaner

O projeto de Alli Grunthaner, que nunca havia realizado qualquer trabalho de webdesign, é sustentado em uma barra de rolagem localizada na parte superior. Lá ficam os ícones dos aplicativos, que permitem personalizar a busca. O designer se inspirou nas tecnologias touch atuais, imaginando que o toque do usuário sobre determinado campo faria abrir a caixa de texto e o cursor, para inserir a palavra-chave.

IMAGEM1Projeto de Alli Grunthaner (Foto: Divulgação/Letters Society)

2) Erik Wagner

O designer responsável pelo colorido projeto é Erik Wagner. De acordo com ele, 90% do tempo foi gasto pensando e esboçando o layout da página, enquanto a execução consumiu apenas os 10% restantes. Uma das principais preocupações foi sobre quais funções poderiam ser adicionadas à tela. Depois de vários wireframes, ele decidiu deixá-la semelhante ao que é agora em termos de funcionalidade. Em contrapartida, o esquema de cores foi completamente alterado: saiu o fundo branco predominante e entraram os tons vibrantes. O mapa fica localizado na parte inferior, podendo ser expandido para consulta.

IMAGEM2Projeto de Erik Wagner (Foto: Divulgação/Letters Society)

3) Jake Nolan

Para iniciar o projeto de designer, Jake Nolan teve que avaliar o que o incomodava no atual site do Google. Ele concluiu que os botões de pesquisa são descenessários, além de ter observado não gostar de como é preciso clicar para acessar uma lista de ferramentas Google frequentemente usadas, tais como Gmail, Calendar, Google Drive e YouTube. Por isso, em seu esquema os aplicativos principais estão pré-dispostos na parte inferior da tela, com opção de personalizar esta barra como outros apps.

IMAGEM3Projeto de Jake Nolan (Foto: Divulgação/Letters Society)

4) Mark Manalaysay

Desenhada por Mark Manalaysay, a página é ainda mais minimalista que a original. A ideia foi eliminar absolutamente tudo que for possível. Segundo o criador, foi dada ênfase à busca por voz, que vem melhorando nos últimos anos e será definitivamente o mecanismo de busca mais usado no futuro. A barra de navegação aparece em todas as telas, sendo capaz de trabalhar com todos os serviços Google sem reformulações drásticas.

IMAGEM4Projeto de Mark Manalaysay (Foto: Divulgação/Letters Society)

5) Casey Crisenbery

O desenho de Casey Crisenbery elimina por completo as cores do Google. A identidade visual é mantida na fonte e nos ícones da companhia, dispostos sobre uma barra cinza escuro, localizada na parte inferior. O campo de busca também ficou mais discreto, com a pesquisa no canto esquerdo, e não mais no centro.

IMAGEM5Projeto de Casey Crisenbery (Foto: Divulgação/Letters Society)

6) Frances Palmer

Já Frances Palmer, o designer à frente deste desenho, utiliza as cores da companhia de um jeito muito particular. Ele introduziu uma barra na parte de cima da tela, sobre a qual é digitada o termo de pesquisa, que aparece numa fonte branca, em negrito. “Tratam-se de pesquisas apresentadas em tempo real. Você também pode alternar entre os países e ver o que eles estão procurando”, explicou.

IMAGEM6Projeto de Frances Palmer (Foto: Divulgação/Letters Society)

7) Jenn DiMenna

A designer gráfico Jenn DiMenna realizou um pequeno crowdsourcing para descobrir o que as pessoas queriam da página inicial do Google. A resposta veio dos usuários Android: “[Meu amigo Amy] me contou tantas coisas legais que o Google para Android faz que eu desejei poder fazer o mesmo com um aplicativo para todos os meus dispositivos. Então, basicamente fiz o Google como um painel de controle pessoal. Você tem seus apps à sua direita, que incluem notificações para não perder seu programa de TV favorito”.

IMAGEM7Projeto de Jenn DiMenna (Foto: Divulgação/Letters Society)


Qual é o melhor Doodle do Google? Relembre e comente no Fórum do TechTudo.

Via  Letter Society

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Carvalho
    2014-05-09T17:26:05

    o 2 sem dúvida!!!

  • Daniel Bittencourt
    2014-05-09T12:54:02

    Tds horríveis...

  • Luis Nervo
    2014-05-09T12:28:35

    Todos os projetos apresentados em aparelhos Apple...

  • Ramiro Rodrigues
    2014-05-09T11:10:34

    o 4 é bem moderno

  • Fabio Guaraldo
    2014-05-09T08:39:06

    Curti mais o 2... deu mais vida ao buscador....