Tablet

14/05/2014 19h34 - Atualizado em 14/05/2014 19h43

Emulador de Game Boy para iOS é removido após notificação da Nintendo

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O criador do popular emulador de Game Boy para iOS GBA4iOS, Riley Testut, anunciou no seu Twitter que removeu seu app. Ele afirmou ter sido notificado pela própria Nintendo, dona dos direitos do console que o programa emula.

Jogos para iOS: CSI, Perguntados e outros destaques da semana

Emulador de Game Boy não está mais disponível para download (Foto: Reprodução/MacRumors)Emulador de Game Boy não está mais disponível para download (Foto: Reprodução/MacRumors)

Segundo o tuíte de Testut, a Nintendo lhe enviou uma notificação DMCA (Digital Millennium Copyright Act, um mecanismo legal de proteção de direitos autorais), pedindo que ele removesse o programa da rede.

Tuite anunciando a desativação do download do emulador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tuite anunciando a desativação do download do emulador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Testut afirmou que retirou o aplicativo do GitHub, e por conta disso, ele não está mais disponível para download. Entretanto, o emulador irá continuar a funcionar normalmente nos dispositivos em que ele já estiver instalado. Ele completou dizendo que novos downloads “estão temporariamente suspensos”, deixando em aberto a possibilidade do projeto voltar a ativa.

Os concorrentes da Apple estão deixando o Iphone para trás? Comente no Fórum do TechTudo

O programa havia recebido sua última grande atualização em fevereiro, quando adicionou suporte ao iPad, skins para o controlador, suporte a controladores do iOS 7, integração com o Dropbox e um navegador in-app web que podia ser usado para fazer download de jogos Game Boy de qualquer site de ROM´s. O emulador também ganhou bastante destaque por contornar as restrições da Apple App Store, uma vez que ele podia ser instalado diretamente em um dispositivo iOS, apenas visitando o site oficial do projeto e tocando um link para download.

Tradicionalmente, a Apple tomou uma postura rigorosa em emuladores na App Store, o que fez com que desenvolvedores de aplicativos como o GBA4iOS, procurassem outros métodos para que os usuários o instalassem. Por exemplo, emuladores abertos, como lmame e IDOS, conseguiram ser lançados na App Store apenas para ser retirados pouco tempo depois, provavelmente por causa de possíveis problemas legais. Agora com a ação direta dos proprietários das marcas, como a Nintendo, pode ser que esse tipo de aplicativo esteja com seus dias contados.

Via MacRumors

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ribeiro
    2014-05-14T21:32:16

    É uma triste notícia, porém, no Android eles continuam firmes e fortes, embora também exista também uma perseguição contra os emuladores por lá......

  • Victor.
    2014-05-14T20:17:34

    Não entendo pq a nintendo não lança versões mobile dos seus jogos, tenho certeza que ela ia ganhar muito dinheiro fazendo isso!!