Internet

21/05/2014 13h38 - Atualizado em 21/05/2014 14h44

Facebook lança Listen; função lembra Shazam e descobre músicas e séries de TV

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O Facebook vai adicionar em breve um novo recurso nos seus aplicativos móveis que pode reconhecer automaticamente músicas e programas de televisão usando o microfone do celular, como faz o Shazam e SoundHound. A ideia é de que os usuários da rede social possam identificar o que estão ouvindo ou assistindo na TV e compartilhar suas opiniões com os seus amigos por meio dos apps iOS e Android.

Facebook oferece software antivírus gratuito se detectar ameaça no login

Facebook lança Listen, função lembra Shazan e SoundHound (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook lança Listen, função lembra Shazan e SoundHound (Foto: Divulgação/Facebook)


Segundo o Facebook, o novo recurso estará disponível no Android e também no iOS (iPhone) nos Estados Unidos já nas próximas semanas. A rede social não deu detalhes sobre o lançamento global nem se ele será capaz de reconhecer programas de televisão em outros países, como o Brasil.

Listen identifica a música que está tocando para compartilhar no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Listen identifica a música que está tocando para compartilhar no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)


Um vídeo rápido no Vimeo explica como o Listen funciona e mostra o visual dele no app em inglês.

A novidade é bem simples de entender. Ao ativar o Listen, o aplicativo do Facebook passará a reconhecer automaticamente o som ambiente toda vez que o usuário tocar no botão “O que estou fazendo” (incluindo as ações 'Ouvindo' e 'Assistindo') ao digitar um status. Feito isso, o app exibirá automaticamente o resultado da escuta e será possível publicá-lo para todos os seus amigos. A ideia é não ter que digitar manualmente o que você está ouvindo ou vendo na TV, como ocorre hoje.

Facebook Listen identifica automaticamente som ambiente para que o usuário não precise digitar o que está fazendo (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Facebook Listen identifica automaticamente som ambiente para que o usuário não precise digitar o que está fazendo (Foto: Divulgação/Facebook))Facebook Listen identifica automaticamente som ambiente para que o usuário não precise digitar (Foto: Divulgação/Facebook)


Segundo o Facebook, o Listen é capaz de reconhecer músicas e programas de TV, indicando ainda qual é o episódio e a temporada. Alem disso, os amigos poderão ter acesso a uma versão prévia da música de até 30 segundos no post. Para os mais preocupados com privacidade, a rede social afirma que, embora constantemente ativo, o recurso não armazena nenhuma gravação do microfone do usuário.

Ficou curioso? Experimente o Shazam e o SoundHound para descobrir o nome de uma música ou da banda e/ou cantor para ter ideia de como funcionará o Listen, o novo recuso do Facebook. 

Onde foi parar a lista 'amigos restritos' no novo Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

*Colaborou Elson de Souza


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares