Sistemas Operacionais

27/05/2014 12h34 - Atualizado em 27/05/2014 15h30

Gambiarra mantém atualizações de segurança do Windows XP ativas; entenda

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows XP já morreu, mas alguém parece ter conseguido dar ao velho sistema operacional uma sobrevida. Desde abril sem ser capaz de baixar qualquer tipo de atualização, incluindo as de segurança, o software ganhou um hack simples no Registro que permite "enganar a Microsoft" e continuar recebendo os updates. Para saber como fazer, acompanhe as dicas abaixo e teste no seu computador.

Fim do suporte ao Windows XP: saiba como migrar para o novo Windows 8

Windows XP ganhou hack que permite continuar baixando atualizações de segurança (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows XP ganhou hack que permite continuar baixando atualizações de segurança (Foto: Divulgação/Microsoft)

Basicamente, basta criar um novo arquivo simples de registro com o texto correto e, em seguida, executá-lo. A tarefa é fácil de fazer e não requer nenhum conhecimento aprofundado sobre o Windows XP – basta saber mudar a extensão de um arquivo. Confira como funciona a "gambiarra".

Primeiro, abra um arquivo em branco do bloco de notas e cole o seguinte:

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\WPA\PosReady]

“Installed”=dword:00000001

Depois, mude a extensão do arquivo de TXT para REG. Ao final, dê um duplo-clique no arquivo e você terá mudado o registro de sua máquina com sucesso. Dessa maneira, a Microsoft passará a identificar o Windows XP como uma versão mais recente, lançada em 2009 (Windows Embedded POSReady 2009), permitindo baixar as atualizações de segurança normalmente, independente do fim do suporte.

Vale a pena atualizar o Windows 8 para o 8.1? Comente no Fórum do TechTudo.

Vale destacar, porém, que o hack só funciona no Windows XP de 32 bits com o Service Pack 3 instalado. Além disso, não há garantias de que a gambiarra funcione para sempre – o mais indicado ainda é fazer o upgrade do sistema o mais rápido possível e antes de a Microsoft encontrar uma maneira de bloquear as atualizações de segurança por meio do hack de vez.

Atualização: Após a divulgação do hack, a Microsoft se pronunciou pedindo cautela. Como era de se esperar, a fabricante do Windows aconselhou não realizar a alteração no registro. Confira o comunicado na íntegra:.

"Recentemente, tomamos ciência de um hack que visa fornecer atualizações de segurança para os usuários de Windows XP. As atualizações de segurança que podem ser instaladas são destinados para Windows Embedded e clientes do Windows Server 2003 e não protegem completamente os clientes do Windows XP", explica. "Há também risco significativo de problemas de funcionalidade caso instalem essas atualizações, pois elas não são testados no Windows XP. A melhor maneira para para proteger seus sistemas continua sendo atualizar para um sistema operacional mais moderno, como o Windows 7 ou Windows 8.1.", disse a nota.

Via Beta News e Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Maciel
    2014-07-29T04:18:13

    Isso funciona mesmo. O nome foi trocado para deixar os leigos como vocês com a pulga atrás da orelha. O Embebbed ainda será mantido por muito tempo, mas a Micosoftiu fez um mais novo baseado no Windows 7. Se funciona tão rápido quanto o XP, só testando. PCs e netbooks com Intel Atom agradecem pelas dicas. Tudo no Embebbed pode ser modificado para o cliente final.

  • Adriano Ribeiro
    2014-05-27T15:46:12  

    E será esse "alguem" que descobriu a brecha também não pode utiliza-la para infectar os PCs daqueles que irão utilizar esse "hack"? Se querem segurança, não seria mais fácil e migrar para um SO mais atual?

    recentes

    populares

    • Adriano Ribeiro
      2014-05-27T15:46:12  

      Para de usar drogas, pois as atualizações usam o atualizador da Microsoft. Oregistro só muda a versão de atualizações que você pega e não o atualizador do sistema, que irá continuar pegando dos sites da Microsoft. Então pare de usar drogas, mas poderia me indicar o fornecedor, pois o meu já não fornece dessa qualidade que você usa.

  • Facin
    2014-06-01T21:05:59

    estou feliz com meu Ubuntu, tem atualizações frequentes.

  • Helder Oliveira
    2014-05-27T18:01:31

    Techtudo ensinando a Hackear o Windows XP??? Ai ja é demais, virou várzea mesmo.

  • Helder Oliveira
    2014-05-27T17:57:01

    Eu ainda não sei como existem pessoas neste mundo que ainda utilizam Windows XP!!! Pode isso Arnaldo?

  • Ricardo Cubas
    2014-05-27T16:18:06

    Sabendo disso, a própria microsoft pode lançar um path intencionalmente fatal para os sistemas hackeados e que seja inerte aos verdadeiros destinatários. O mais correto seriam experts obter os patches de atualização dos vários países que estão pagando a microsoft para continuar a manutenção do XP e disponibilizar a todos os demais mortais. A meu ver, a melhor solução mesmo é UBUNTU!