Notebook

20/05/2014 17h40 - Atualizado em 20/05/2014 17h40

Google aumenta suporte a Chromebooks por mais 1 ano, incluindo Brasil

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Chromebooks ganharam um ano a mais de atualizações garantidas do Google. Na última semana, a companhia anunciou uma mudança no regulamento do chamado "Fim de Vida" dos dispositivos que rodam o sistema Chrome OS e divulgou uma lista dos produtos considerados para receber mais tempo de suporte – Acer C710 e Samsung Chromebook Series 3, vendidos no Brasil, estão neste grupo.

Google lança Chrome 35 com ajustes de segurança importantes; confira

Chromebooks da Samsung e da Acer vendidos no Brasil terão suporte do Google até 2017 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Chromebooks da Samsung e da Acer vendidos no Brasil terão suporte do Google até 2017 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Para entender melhor, os Chromebooks saem de fábrica com um tempo pré-determinado de suporte garantido, o que o Google chama de regulamento de Fim de Vida (ou End of Life, em inglês). Dessa forma, o usuário pode saber previamente por quanto tempo terá atualizações disponíveis de segurança e software, diferentemente do que acontece em outros sistemas operacionais tradicionais, nos quais suporte pode ser suspendido dependendo da necessidade da fabricante.

Assim, o Google padroniza a garantia de atualizações do sistema para cinco anos, sempre contados a partir da data de disponibilização para venda. Portanto, não é considerada no regulamento a data de compra do dispositivo, como é feito para fins de garantia contra defeitos.

Com isso, agora com mais um ano de suporte, Acer C710 e Samsung Series terão updates garantidos até outubro e novembro de 2017, respectivamente.

Chrome OS ou Ubuntu: qual é o sistema mais leve? Descubra no Fórum do TechTudo. 

Os dois únicos modelos de Chromebooks fabricados e vendidos no Brasil antes tinham suporte até 2016, não importando a data da Nota Fiscal. O Google garante que os computadores continuarão a funcionar normalmente após esse período, mas sem versões novas do Chrome OS.

Entretanto, esse prazo pode ser estendido ainda mais. Segundo o Google, datas de lançamento regionais diferentes, ou duração maior das vendas, podem aumentar o prazo de cinco anos totais, levando atualizações aos Chromebooks fabricados no Brasil depois de 2017.

Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares