Internet

06/05/2014 17h05 - Atualizado em 06/05/2014 17h32

Google lança Indoor Maps no Brasil, mapas de planta baixa dentro de locais

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

Com os olhos do mundo todo voltados para o Brasil nos próximos meses, o Google anunciou o lançamento do Google Indoor Maps no país, nesta terça-feira (6). A ferramenta insere plantas baixas, que são mapas internos de estabelecimentos, em locais de grande circulação no Google Maps. A ferramenta já possui mais de dez mil locais detalhadamente mapeados em outros 19 países no mundo.

eBay lança site em português para o Brasil; compras serão feitas em reais

Estádio do Maracanã também tem planta baixa no Google Maps (Foto: Divulgação/Maracanã)Estádio do Maracanã também tem planta baixa no Google Maps (Foto: Divulgação/Maracanã)



Na prática, os usuários brasileiros e turistas poderão usar a mesma lógica para encontrar endereços pela cidade. Aumentando o zoom no local desejado, como um aeroporto ou shopping, aparecerão as especificações do local, assim como já acontece com o mapa das ruas e quadras em geral.

A planta baixa de um estádio de futebol, por exemplo, poderá ajudar um torcedor a encontrar o setor no qual está sua cadeira, escadas, bebedouros, banheiros, estacionamento, entre outros. O popular Estádio do Maracanã, que também será palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014, foi mapeado.

O Estádio do Maracanã visto no mapa da cidade e, aumentando o zoom, os cinco diferentes pisos do planta baixa (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)O Estádio do Maracanã visto no mapa da cidade e, aumentando o zoom, os cinco diferentes pisos de planta baixa (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

O recurso já está disponível para o Google Maps do desktop e de dispositivos móveis Android e iOS, não exigindo nenhuma atualização. Basta utilizar o serviço normalmente, fazendo a busca pelo local desejado no Maps. Como a maioria destes locais têm mais de um piso, é possível ver o que há em cada um deles, alternando o andar em uma barra que fica na lateral direita da tela.

Qual é o melhor Doodle do Google? Relembre e comente no Fórum do TechTudo.

Para começar, o Google Indoor Maps irá distribuir plantas baixas de shoppings, aeroportos e estádios em mais de 50 cidades brasileiras. Entre elas, 19 capitais e mais de 30 cidades do interior ou de regiões metropolitanas. 

Mais de cem shoppings entram na lista do Maps Indoor. Entre os selecionados no Rio de Janeiro estão o Barra Shopping, Downtown, Tijuca, Rio Design, Fashion Mall e outros. Já em São Paulo, o Google registrou, por exemplo, o Shopping Iguatemi, Jardim Sul, Morumbi, além de mais opções em diversas cidades brasileiras. Para quem gosta de teatro, é possível ter acesso à planta baixa do Theatro Municipal de São Paulo. 

Confira os estádios e aeroportos já cadastrados:

 Estádios
 
 Minas Arena – Mineirão – Belo Horizonte (MG)Estádio Mané Garrincha – Brasília (DF)
Arena Pantanal – Cuiabá (MT)Arena Castelão – Fortaleza (CE)
Arena Amazônia – Manaus (AM) Arena das Dunas – Natal (RN)
Arena Grêmio – Porto Alegre (RS) Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro (RJ) 
Arena Fonte Nova – Salvador (BA) Arena Pernambuco – Recife (PE) 
Arena da Baixada – Curitiba / São José dos Pinhais (PR)  


Aeroportos 
Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha – Carlos Drummond de Andrade – Belo Horizonte (MG) Aeroporto de Brasília – Juscelino Kubitschek – Brasília (DF) 
Aeroporto de Campinas – Viracopos – Brasília (DF) Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins – Fortaleza (CE) 
Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes – Manaus (AM) Aeroporto de Natal – São Gonçalo do Amarante – Natal (RN) 
Aeroporto Internacional de Natal – Augusto Severo – Natal (RN) Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho – Porto Alegre (RS) 
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre – Recife (PE) Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães – Salvador (BA) 
Aeroporto do Rio de Janeiro – Santos Dumont – Rio de Janeiro (RJ) Aeroporto Internacional de Guarulhos – São Paulo (SP) 
Aeroporto de São Paulo/Congonhas – São Paulo (SP) Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon – Cuiabá (MT) 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William Guimarães
    2014-05-06T20:06:38

    Arena do Grêmio tá lá! Agora alguém viu o beira-lago?

  • Marina Severino
    2014-05-06T17:27:11

    Vai ter algum de Uberlândia?