Internet

27/05/2014 18h04 - Atualizado em 27/05/2014 18h18

Google muda logo de forma sutil e usuários demoram a perceber; veja a diferença

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Google fez um ajuste em seu logo de forma tão sutil que muitos usuários sem os olhos treinados demoraram para perceber. A alteração foi necessária por causa de um pequeno defeito no design: o problema, chamado "kerning" é muito comum na área e diz respeito ao espaçamento entre letras.

Facebook vai exibir menos posts automáticos de apps como Instagram; entenda


Google.com muda logo de maneira sutil (Foto: Google)Google.com muda logo de maneira sutil (Foto: Google)


O "kerning" é o processo de ajustar o espaço entre os caracteres em uma fonte proporcional, geralmente usado para deixar o visual mais atraente. No caso do Google, o problema estava nas letras "L" e "E", que não se alinhavam com as outras. Para resolver isso, a empresa moveu o segundo "G" um pixel para a direita e o "L" um para baixo e outro pixel também para a direita.

Google muda logo de maneira tão sutil que mal dá para preceber; veja a animação (Foto: Reprodução/Gizmodo)Google muda logo de maneira tão sutil que mal dá para perceber; veja a animação (Foto: Reprodução/Gizmodo)









Google+ ou Facebook: qual a melhor rede social? Descubra no Fórum do TechTudo.

A mudança foi descoberta em um tópico do Reddit. Os usuários do fórum também perceberam que não é a primeira vez que o Google faz ajustes menores em seu logo. Os arquivos do site contém todos os registros de logo da empresa, deste o primeiro até o mais recente, apenas mudando o número do arquivo na URL.

As mudanças no "kerning" são inclusive um easter egg no próprio Google. Uma busca pelo termo no sistema de buscas mostra os resultados com os caracteres ligeiramente desalinhados: basta comparar o alinhamento da palavra kerning nos resultados e perceber que as letras estão mais afastadas do que as outras palavras.

Via Gizmodo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Gaspar
    2014-05-28T05:17:06

    Tem que ser muito a toa pra perceber isso...

  • Frederico Schnauzer
    2014-05-28T04:37:42

    é piada ne....

  • Alexsander Macedo
    2014-05-27T21:59:25

    Isso não pode nem ser chamado de mundança... está mais para um miliétrico ajuste de posicionalmento.

  • Caio Gerbelli
    2014-05-27T21:07:35

    é quase inpercepitivel!!!