Celular

26/05/2014 07h00 - Atualizado em 26/05/2014 12h16

iPhone 5S ou iPhone 4S? Veja o comparativo de smartphones da semana

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

De um lado o iPhone 4S, lançado em 2011, com especificação mais modesta e preço convidativo. Do outro o iPhone 5S, top de linha, mais atual, porém, com um preço mais salgado. No comparativo da semana, o TechTudo lista os prós e contras dos smartphones da Apple e te ajuda a escolher qual vale mais a pena comprar dentro do seu perfil de usuário. Confira!

Veja também; câmera perdida no mar é encontrada dois anos depois com fotos intactas

iPhone 5S e iPhone 4S (Foto: Arte/ TechTudo)iPhone 5S ou iPhone 4S, qual é o melhor para o seu perfil? (Foto: Arte/ TechTudo)




Desempenho: 5S

Como era de se esperar, o modelo mais atual leva uma vantagem considerável em comparação ao 4S. O grande diferencial, que garante vitória para o top de linha neste quesito, é o chip A7 Cyclone. Além de 1.3GHz , o processador é o primeiro com 64 bits projetado para smartphones.  O 4S tem um A5, com 1GHz.

Outro componente que o iPhone 5S leva vantagem é a memória RAM. Com apenas 512 MB, o 4S não é páreo para o smartphone mais atual que possui 1GB.

O 5S tem maior capacidade de processamento, mais espaço para trabalhos multitarefa, o que garante menos engasgos e maior fluidez no funcionamento.

Dimensões: 5S

Maior e, por incrível que pareça, mais leve o iPhone 5S também ganha este item. Com 123,8 x 58,6 x 7,6 mm e pesando 112 gramas o dispositivo segue a tendência de aumento de tamanho dos aparelhos. O 4S, de uma geração mais antiga, possui 115,2 x 58,6 x 9,3 mm e pesa 140 gramas.

O iPhone 5S, da Apple, é o segundo aparelho com mais espaço para armazenamento real (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 5S, da Apple, é o segundo aparelho com mais espaço para armazenamento real (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A área de utilização do 5S também é maior e, assim como o iPhone 5 – seu antecessor -, adiciona mais uma linha de aplicativos na tela inicial, em comparação com o 4S.

Tela: 4S

Se há um item cuja Apple parece ter estacionado no tempo é a sua tela. Apesar de dois anos de diferença entre os smartphones – uma eternidade se falando de tecnologia -, tanto o 4S quanto o 5S possuem a mesma tela de Retina, mudando apenas as dimensões.

O display do iPhone 4S possui de 3,5 polegadas, 640 x 960 pixels de resolução e 330 ppi. Já o 5S possui 4 polegadas, 640 x 1136 pixels e 326 ppi.

Por ser de uma geração mais recente, era de se esperar uma superioridade do 5S. Por conta de uma leve vantagem no número de densidade de pixels, quem ganha este quesito é o 4S.

Câmera: 5S

iPhone 5S dourado capa (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Apesar de semelhantes, o iPhone 5S ainda sai na frente no quesito câmera (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Outro item que não teve grandes mudanças entre os dois smartphones é a potência de sua câmera. Tecnicamente tanto o 4S quanto o 5S possuem a mesma câmera, tendo apenas pequenas mudanças no software que controla o componente e no tamanho do sensor. Ao contrário do 4S, a câmera do modelo mais atual consegue efetuar multidisparos e gravar vídeos em slow motion. Com o 5S também é possível tirar fotos enquanto se grava vídeos.

É melhor comprar o iPhone 5S ou esperar o iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo 

Tirar fotos com pouca luminosidade é melhor no 5S graças ao novo Flash True Tone. Na hora do disparo ele lança um duplo raio de luz, com o objetivo de equilibrar a luz ambiente. O Resultado são fotos sem aquele aspecto esbranquiçado, com tons de pele mais perto do real.

O 5S também leva vantagem na câmera frontal, usada para efetuar chamadas com vídeo. O modelo mais novo possui 1,2 megapixels, com capacidade de gravar em 720p, contra 0,3 megapixels, do 4S.

Sistema operacional: 5S

O 4S vem de fábrica com o iOS 5 instalado mas, assim como outros dispositivos da Apple, é possível fazer a atualização para a versão mais atualizada. Porém, algumas funcionalidades são exclusivas do iPhone 5S, como o desbloqueio do aparelho utilizando a digital. O Touch ID foi anunciado como a grande novidade do aparelho e com ele é possível comprar na iTunes com mais facilidade, sem a necessidade de digitar a senha toda vez que utilizar a loja digital.

Preço e disponibilidade: 4S

Tanto o iPhone 4S quanto o 5S estão disponíveis para comprar. Nas lojas online das quatro principais operadoras do Brasil – Claro, Tim, Oi e Vivo – , apenas na Claro o modelo 4S está fora de estoque. Já o 5S não foi encontrado na loja da Vivo.

O preço é um dos principais fatores para a compra de um smartphone. Os aparelhos da Apple são incríveis, mas são conhecidos pelo alto preço cobrado no país. A dica para quem quer ter um iPhone é comprar junto com o plano de uma operadora.

Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O menor preço encontrado pelo 4S de 8 GB foi de R$ 629 à vista, no plano ilimitado da Claro. O celular desbloqueado, entretanto, pode ser encontrado por R$ 1.500. O 5S de 16 GB, em todas as lojas, tem o preço tabelado em R$ 2.799, no modelo com 16 GB.

Conclusão: 5S

O iPhone 5S é um modelo top de linha da Apple e promete satisfazer por alguns anos os usuários mais exigentes. Com diversas funcionalidades novas, como o Touch ID, o aparelho é capaz de rodar de forma consistente todos os aplicativos. Outra vantagem do 5S é o acesso à internet. Entre os modelos comparados, o aparelho é o único com conectividade 4G.

Se o preço é fator decisivo para sua escolha, o 4S talvez seja a melhor opção. Entretanto, é só economizar um pouco mais e comprar o iPhone 5C, modelo mais atual, com hardware melhor e conectividade 4G.

Tabela comparativa iPhone 5s e iPhone 4s (Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do iPhone 5S e iPhone 4S (Foto: Arte/ TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Monsenhor Razão
    2014-05-26T18:18:12

    SEGUINDO O ATUAL PRESIDENTE GAY DA APPLE - Tim Cook " O NOSSO PRODUTO É DESTINADO AO PUBLICO FEMININO E A GALAERA GLS... O PROXIMO IPHONE 6S VIRA NAS CORES: VERDE CHEGUEI,,,ROSA CHOQUE E BORDO QUERO HOMEM...KKKKKKKKK

  • Rogério Silva
    2014-05-26T11:40:26  

    A Apple sempre esculachando os rivais com show de tecnologia! Mas logo logo os os rivais vão copiar. Vão copiar... o Touch ID (acho que já copiaram), a carcaça de alumínio, o alto-falante lateral, o processador de 64 bits, a tela de Retina Display, AirDrop e o FaceTime... Eles só não tem competência para copiar o sistema operacional (iOS 7) da Apple.

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-05-26T11:40:26  

      (o q n faz mta diferença pois o snapdragon 801 ja bate frente a frente com o 64 bits), tela de retina? ja existem tecnologias bem melhores q essa, face time? o skype faz o mesmo a muito mais tempo, ios 7? android puro trava menos apps q o ios e a estabilidade dele é igual ao ios 7, ou ate melhor, sxe vc gosta do visual do ios 7 launchers n faltam no google play

    recentes

    populares

    • Rogério Silva
      2014-05-26T11:40:26  

      acho q n é ela q é copiada ne amigo, todas as empresas criam tecnologias como copiam, seja ela a samsung, lg, apple, sony, htc, nokia, google, motorola e etc, pare de generalizar o sistema android pelos celulares low e mid end, pois a apple so tem top de linha, se tivesse low ou mid ends da apple tbm teriam lags e bugs, se vc pegar um top com android atualizado e um iphone 5s com ios 7.1 vc vai ver q o desemprenho deles e perfeitamente igual

  • Joe Max
    2014-05-26T12:02:04  

    FATO: Inteligentes ou espertos compram iPhone ou Nokia Lumia. Burros ou pobres compram Samsung, LG, Sony, HTC ou Motorola. Desculpem os burros e pobres, mas é verdade. Por favor, não chorem... errar é humano.

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-05-26T12:02:04  

      Monsenhor Razão vc é tipo samsung, copia tudo q ja foi falado...vai ser fanboy na china...kara

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-05-26T12:02:04  

      Fagner Janderson, tem tudo!!! E só custou 650 reais. Quase fiz a besteira de pagar 2000 reais por um desenho de maçã mordida pela branca de neve!!

  • Alex Souza
    2014-05-26T11:32:54  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Alex Souza
      2014-05-26T11:32:54  

      Continue pastando... Vai faltar capim pra muita gente. kkkkkkkkkk Gostei da piada.

    recentes

    populares

    • Alex Souza
      2014-05-26T11:32:54  

      Se vc te uma porcaria aplle de apenas 4 polegadas com preço absurdo continue pastando! Note2 manda um abraço pra essa coisinha chamada iphone principal 4s

  • Filipe Pellegrini
    2014-05-27T08:29:51

    obvio que o 5 é a melhor opção, DUUUUHHHHHHHH kkkkkkkkk do mesmo jeito que o 6 sera melhor que o 5, e o 7 melhor que o 6... assim vai... só que é o dobro do preço só isso...

  • Luciano Abreu
    2014-05-27T08:09:22

    Que comparação idiota! Qual é melhor, um Honda Civic 2010 ou um New Civic 2014?

  • Geyson Florencio
    2014-05-27T05:10:18

    Só um detalhe, o 4S tbm tira fotos multidisparos.

  • Rafael Lima
    2014-05-26T11:44:47  

    Os asiáticos são copiadores de olhos puxados. O Samsung Galaxy é uma copia descarada do iPhone. Os asiáticos seguem a Lei de Lavoisier Asiática: "Na tecnologia nada se cria, nada se perde, tudo se copia".

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-05-26T11:44:47  

      Está precisando conhecer um pouco mais da história da Apple e outros (não tem santo na história). Assista o filme Piratas do Vale do Silício para começar.

  • Monsenhor Razão
    2014-05-26T14:53:55  

    Qualquer pessoa que usar um smartphone com Android, depois de uma semana, vai pedir pelo amor de deus para voltar para o iPhone... Já fiz isso algumas vezes com Galaxy S2, S3, S4, Note 1 e 2. Durou uma semana cada... não adianta, voltei pro meu iPhone 5S.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-05-26T14:53:55  

      kkk....Fanboys adoram inventar.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-05-26T14:53:55  

      Isso é que é não gostar de Iphone... Comprou todos os tops android... Compra um Nexus 4 ou 5. Não vai arrepender não...

  • Monsenhor Razão
    2014-05-26T11:23:35  

    Os produtos da Apple tem qualidade, durabilidade e excelente design. A concorrência só faz produtos em quantidade, sem qualidade (sempre de plástico e sem sistema operacional próprio)... se durar um ano de graças a Deus! Vamos rezar: Pai nosso que estais no céu (Steve Jobs)... Não nos deixeis cair em tentação asiática, mas livrai-nos do mal verde (demônio chamado Android)... Amém!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-05-26T11:23:35  

      Monsenhor Razão bibinha,,,vc tem esses textos ridiculos guardados ne??? so sabe dizer essas besteiras...kkkkkkkkkkk o seu iphone de que cor é? rosa?? rosa cheguei? onde vc comprou iphone tinha para homem? kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-05-26T11:23:35  

      Monsenhor Razão bibinha,,, vc tem esses textos ridículos guardados ne??? só sabe dizer essas besteiras... kkkkkkkkkkk o seu samsung galaxy de que cor é? rosa?? rosa cheguei? onde vc comprou o galaxy s3 tinha para homem? kkkkkkkk

  • Joe Max
    2014-05-26T11:52:32  

    O Ministério da Saúde adverte: "Inveja do iPhone provoca impotência sexual e hemorroidas". Procure um bom medico, mas se o problema persistir compre um iPhone e seja feliz ou menos invejoso.

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-05-26T11:52:32  

      E daí que o iphone 5s é o melhor smartphone do momento... todo mundo mundo já sabe

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-05-26T11:52:32  

      Monsenhor Razão todo fake alem de gay da re no kibe,,,vc é um ne amiguinho fangay da apple...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rogério Silva
    2014-05-26T15:17:22

    Pesquisem na pagina "BoaDica"... Eu achei o iPhone 5S (zero bala) de 16GB por R$ R$ 1.797,99.

  • Priscyla Catryne
    2014-05-26T15:13:25

    A grande verdade aqui é que só reclama e fala mal da Apple/iPhone, quem nunca teve um!

  • Cassiano Schneider
    2014-05-26T22:52:43

    Nokia 1020 é o melhor....o resto é resto

  • Bruno Nardini
    2014-05-26T22:43:11

    E tem trouxa que paga quase R$3k num celular pra usar zapzap, jogar Angry Birds e vadiar no Facebook. 5S melhor CxB que um 4S? Tá certo. Vindo do Techtudo, nada é surpresa.

  • David Júnior
    2014-05-26T22:35:06

    Sony Xperia Z2 mandou abraços.

  • Straight Way
    2014-05-26T22:10:12

    Nossa o Iphone 4s tem conexão 4g Sim!!!!!!

  • Monsenhor Razão
    2014-05-26T21:58:34

    O samsung s5 ainda é o mais rápido, estável, seguro e elegante smartphone do mundo! É fato... Não adianta ninguém dizer algo diferente aqui. Além do excelente processador snapdraon 800, o s5 tem também o fantástico sistema operacional android kit kat, que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. A Apple fabricante do maça rosa gay iphone não tem competência para fazer um celular melhor que um xing ling. eles só fazem essa porcaria cara e sem custo beneficio nenhum. xing ling da nelessssss

  • Daniel Silva
    2014-05-26T21:55:27

    o moto g é melhor que os 2, CxB vence de lavada, sendo que tem a config. parecida com a do 5s

  • Jorge Alberto
    2014-05-26T19:31:14

    Se não posso bater no cara grande lá da rua, eu pego meu irmãozinho pequeno.

  • Eder Lima
    2014-05-26T18:43:06

    Custo benefício pra mim é comprar o iphone 4s por 1.169,10 direto da Apple Store com garantia de 1 ano e frete grátis (assim como comprei o meu 4 há um ano, mas paguei R$ 989). Essa história de um telefone de 2.799 reais ser 'custo/benefício' não existe, iphone 5s é pra quem quiser um telefone novo, 'top de linha', porque o preço tá absurdamente salgado, custo/benefício definitivamente, entre iphones, é o 4s. Entre iphone e android, um Moto G por 699 é o grande custo benefício (dei um pra minha mãe).

  • Rogerio Duarte
    2014-05-26T18:12:02

    4S com sistema IOS 7?

  • Jacques
    2014-05-26T11:26:01  

    Como dizia Steve Jobs: Nunca se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-05-26T11:26:01  

      sou maluco, mas não sou burro de usar qualquer celular com sistema Android... ui ui ui

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-05-26T11:26:01  

      Monsenhor Razão sou gay e não souy maluco.,,,adoro meu iphone rosa choque ui ui ui ui

  • Carlos Freitas
    2014-05-26T16:29:06  

    Meu moto G foi barato e me atende muito bem. Aliás, tem uma resolução de tela maravilhosa;

    recentes

    populares

    • Carlos Freitas
      2014-05-26T16:29:06  

      tbm tenho o moto g, camera, resolução é mil vezes melhor que o 4S

  • Marcos Biasoli
    2014-05-26T17:26:39

    Se Steve Jobs estivesse vivo, estaria preocupado com idéias inovadoras. Atualmente a Apple estacionou no tempo e só lança frescurinhas a preço de ouro. Fanboys da maçã: o choro é livre!