Internet

19/05/2014 08h58 - Atualizado em 19/05/2014 10h47

Jogar online também tem seus perigos; veja ameaças comuns a iniciantes

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Os jogos online se tornam mais comuns a cada dia e essa popularidade atrai tanto a atenção dos jogadores como a de criminosos virtuais. Existem várias táticas usadas por hackers para se aproveitar desse ambiente cercado de dados pessoais e bancários e, por vezes, inseguros. A Kaspersky elaborou uma lista com os perigos mais comuns encontrados nos jogos pela Internet; confira e proteja-se.

Como atualizar o drive de vídeo e melhorar desempenho de jogos e filmes

Acessórios para o PC como mouses e teclados podem ser usados na BGS 2013 (Foto: Pedro Cardoso/ TechTudo)Brasil Game Show 2013 (Foto: Pedro Cardoso/ TechTudo)


Uma das ameaças mais comuns nos jogos é o phishing, também muito popular no Facebook. Os criminosos usam e-mails com links para páginas falsas de jogos online, nas quais pedem que os usuários alterem sua senha de acesso ou forneçam dados do cartão de crédito. Com essas informações, eles conseguem roubar registros pessoais ou dinheiro dos jogadores mais inexperientes.

Outro problema comum é o assédio no ambiente virtual, por meio dos sistemas de chat que são comuns em jogos online. Apesar de ser uma ferramenta imprescindível em partidas, às vezes é usada para insultar e humilhar gamers. Existem também grupos de usuários especializados em ameaçar novatos.

Quais são os melhores jogos online? Comente no Fórum do TechTudo. 

A trapaça também é um elemento comum em jogos online. Alguns jogadores procuram contornar as regras, usando clientes modificados ou bugs, para com isso conseguir mais vantagens. Um ponto que pode dar muita dor de cabeça aos jogadores é o roubo de personagens ou ferramentas. Quanto mais desenvolvida for a conta ou o personagem, mais ele é visado por criminosos.

Por fim, existe o risco de ter a segurança de computadores ou smartphones violados. Uma das táticas usadas é disponibilizar atualizações ou utilitários falsos para o jogo e com isso enganar o internauta. Estes aplicativos procuram conseguir os dados do usuário, como credenciais de acesso e informações financeiras. Alguns deles produzem bitcoins ou integram o equipamento infectado a uma botnet.

Mas, como se prevenir?

Especialistas da fabricante do antivírus também sugerem uma lista de dicas para evitar golpes online se você ainda está começando nesse ambiente de jogos em rede:

1. Mantenha o jogo atualizado e faça atualizações o mais rápido possível na fonte original;

2. Use senhas seguras e únicas para cada conta de jogo ou endereço de e-mail;

3. Cuidado com e-mails contendo ataques de phishing e tentativas de roubo de dados de acesso;

4. Bloqueie usuários que façam ameaças ou ofensas. Evite jogar e conversar com eles no chat;

5. Não revele informações pessoais – incluindo a própria identidade – a outros jogadores;

6. Duvide de ofertas suspeitas feitas por desconhecidos;

7. Acione o suporte do jogo se perceber que outro jogador está avançando muito rápido;

8. Digite manualmente o endereço da página do jogo antes de acessar sua conta;

9. Utilize softwares de proteção que impedem a abertura de páginas falsas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares