Celular

27/05/2014 14h04 - Atualizado em 28/05/2014 14h02

LG lança G3, top com o dobro de resolução do S5 e câmera com foco a laser

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O LG G3, novo top de linha da gigante coreana com tela de resolução 2K (2560 x 1440 pixels), foi apresentado nesta terça-feira (27). O smartphone conta ainda com outros truques como a inédita câmera de 13 megapixels com foco a laser e um poderoso processador quad-core Snapdragon 801.

Xperia Z2, novo top de linha da Sony, chega ao Brasil com SmartBand

LG G3 é apresentado ao público em evento mundial (Foto: Divulgação/ LG)LG G3 é apresentado ao público em evento mundial (Foto: Divulgação/ LG)






Em um evento cheio de efeitos especiais, o chefe da divisão mobile da LG, Dr. Ramchan Woo, subiu ao palco para apresentar o G3 sob o conceito "back to the basic" (De volta ao básico). Segundo ele, o smartphone aposta na simplicidade, poder de organização e no design minimalista para conquistar o consumidor.

Corpo de metal e Android renovado

À primeira vista, é possível perceber as mudanças no G3 logo em seu visual. Embora siga a mesma linha do LG G2 e seus botões traseiros, ele é mais discreto e apresenta essas teclas sem nenhum relevo em sua parte traseira. Além disso, há cinco cores: preto, branca, roxa, vinho e dourada.

G3 sendo apresentado ao público em evento (Foto: Reprodução/ LG)G3 sendo apresentado ao público em evento (Foto: Reprodução/ LG)

Não só por fora o G3 ficou mais clean, por dentro também. O smartphone chega com personalização da LG seguindo a tendência do flat design, do iOS 7 e Windows Phone: os ícones estão mais achatados e há menos noção de profundidade ou sombras. No entanto, a profunda modificação da empresa deve desagradar boa parte dos consumidores, que têm preferido um Android mais puro para atualizações mais rápidas.


Interface do LG G3 (Foto: Reprodução/ LG)Interface "clean" do LG G3 (Foto: Reprodução/ LG)


Outra novidade para o Android 4.4.2 "KitKat" é o LG Smart Notice, uma mistura entre assistente virtual e central de notícias. Apesar de ser apresentado como uma grande novidade, a funcionalidade do G3 funciona da mesma forma do que o Google Now, que já vem incluso no Android, apresentando cards para o usuário baseados nos seus hábitos e sem nenhuma característica "matadora".

A LG também deu uma recheada no teclado do G3. A companhia otimizou o item para oferecer melhor digitação e previsão de palavras. Além disso, para corrigir um texto, basta tocar e segurar a barra de espaço e deslizar o dedo para esquerda ou direita para mover o cursor. Ele também é totalmente redimensionável e pode ser reposicionado na tela para diminuir o espaço de visualização necessária e agilizar a tarefa.

Ao contrário de Apple e Samsung, a LG dispensou o uso de um leitor de digitais no seu telefone em função de sua tecnologia Knock Code. A funcionalidade apresenta uma tecnologia baseada em toques em pontos determinados na tela que não são exibidos durante a execução e, segundo a LG, é mais segura e eficiente do que os métodos utilizados pelas outras empresas.

O G3 trará ainda a função Kill Switch, similar à do Galaxy S5, que será capaz de inutilizar o telefone caso ele vá parar em mãos indesejadas. A expectativa é reduzir o número de roubos de smartphones.

LG G3 (Foto: Reprodução/ LG)Novas funções do G3 são apresentadas por executivo da LG (Foto: Reprodução/ LG)

Briga para ser o top mais poderoso do ano

Qual dos smartphones é melhor: LG Optimus G PRO ou LG G2? Comente no Fórum do TechTudo

O G3 não mediu esforços para bater de frente com os rivais Sony Xperia Z2 e Galaxy S5. O top da LG chega com o mesmo processador quad-core Snapdragon 801 com 2,5 GHz e 3 GB de RAM, a mesma quantidade do Z2 e 1 GB a mais do que o S5. No entanto, a maior diferença, deve ficar por conta da tela: um painel Quad HD-IPS+ de 5,5 polegadas com 2560 x 1440 pixels, quase o dobro de uma Full HD (1080p) convencional, e incríveis 538 pixels por polegadas, o primeiro a ultrapassar a barreira dos 500 ppi.

A LG fez questão de minimizar as críticas de que o olho humano não é capaz de visualizar mais de 300 ppi e reforçar que o seu aparelho é capaz de oferecer imagens muito mais reais. Além disso, a empresa afirmou que o display será capaz de ajustar suas configurações automaticamente para não gastar muita energia.

As demais configurações são igualmente poderosas: bateria de 3.000 mAh, 32 GB internos e suporte a cartões microSD de até 128 GB. Há ainda as conectividades Wi-Fi, 3G, Bluetooth, NFC, Infravermelho, LTE-A (uma espécie de 4,5G) e 4G, muito provavelmente compatível com o padrão brasileiro.

Câmera cheia de truques

Ao contrário da maior parte das fabricantes, a LG decidiu não aumentar a resolução da câmera: são os mesmos 13 megapixels do G2, com flash LED e estabilização de imagens OIS. No entanto, a principal novidade fica com um foco a laser, capaz de reconhecer um objeto em 0,2 segundos, superando o Galaxy S5 no quesito.

A câmera do LG G3 (Foto: Reprodução/ LG)A câmera do LG G3 com 13 megapixels, flash LED e estabilização de imagens OIS (Foto: Reprodução/ LG)


Os populares selfies também não ficaram de fora do G3. A LG reforçou a câmera frontal do aparelho com um sensor maior e com uma abertura f 2.0, que promete oferecer resultados melhores em ambientes com baixa luminosidade, tal qual os Lumias.

Há ainda uma função divertida: gestos para tirar fotografia. A novidade “à la Kinect” tem como proposta ser uma espécie de substituto do temporizador para fotos de família, por exemplo. Basta posicionar o G3 em algum lugar e fazer o gesto programado, como um fechar de punhos, para que o smartphone tire a imagem.

Já no quesito vídeos, o G3 promete não decepcionar: grava com resolução 4K (2160p), o que só será muito útil se você tiver um equipamento com suporte a tamanha qualidade. Além disso, o sistema de estabilização óptica OIS promete oferecer vídeos muito menos tremidos e com mais qualidade. A LG promete ainda oferecer uma excelente qualidade de captação de áudio.

Capinha inteligente e outros acessórios

A LG reservou um tempo do seu evento para apresentar acessórios para G3. Entre eles está a capinha inteligente Quick Circle, que virá com uma abertura circular em sua parte frontal e permitirá que o usuário controle funções do aparelho sem precisar abrir o dispositivo. Será possível ver o horário, controlar a reprodução de músicas e até mesmo fotografar com a capa fechada.

Quick Circle facilita acesso a funções do LG G3 (Foto: Reprodução) (Foto: Quick Circle facilita acesso a funções do LG G3 (Foto: Reprodução))Quick Circle facilita acesso a funções do LG G3 (Foto: Reprodução/ LG)


O G Watch, aguardado relógio inteligente da empresa, também deu as caras rapidamente no evento. No entanto, a LG não falou muito sobre a novidade e nem apresentou características do mesmo. O foco era apenas o G3.

O LG G3 estará disponível a partir desta quarta-feira (28) apenas na Coreia do Sul, sem informações sobre sua chegada a outros países como o Brasil. A empresa também não revelou o preço do aparelho no evento.

Tabela de especificações do LG G3, novo top de linha da marca (Foto: Foto: Arte/TechTudo)Tabela de especificações do LG G3, novo top de linha da marca (Foto: Foto: Arte/TechTudo)