Internet

27/05/2014 15h07 - Atualizado em 28/05/2014 14h24

Bing lança mapas de favela e Vidigal é o primeiro do mundo no projeto

Carol Danelli
por
Da redação

O Morro do Vidigal é a primeira comunidade do mundo a receber o Bing Na Área, uma versão do Bing Maps para as favelas. Mais de 850 pontos de interesse das comunidades foram mapeados e publicados em versão digital, disponibilizada em uma plataforma global. Segundo a equipe Bing, os mapas cariocas já estão no ar.

Spotify tem aplicativo Android hackeado e prepara atualização; entenda

O projeto, que foi anunciado em fevereiro, na Global Innovation Summit, na Califórnia, com a participação de ONGs, governos e especialistas para explorar o potencial e acelerar as descobertas nas comunidades.

Lúcio Tinoco, idealizador do projeto Bing da Área, em evento no Morro do Vidigal (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Lúcio Tinoco, idealizador do projeto Bing da Área, em evento no Morro do Vidigal (Foto: Carol Danelli/TechTudo)


"Os moradores já faziam um tipo de mapeamento, independente da plataforma. Ouvimos a necessidade deles e o que nos falaram era que não possuíam informações sobre os estabelecimentos locais, como horário de funcionamento ou a localização. E esse é o diferencial do Bing hoje", afirmou Lucio Tinoco, idealizador do projeto.

O reconhecimento dos pontos de interesse, como estabelecimentos, praças e outros locais, dentro das comunidades foi feito com a colaboração de ONGs, agentes públicos e privados Já as fotos foram elaboradas a partir da parceria com o Foursquare e TripAdvisor, moradores e pelos agentes na comunidade, além de utilizar os mapas do serviço Here, da Nokia. O processo é vivo, ou seja, em constante formação. Ao colocar uma foto em um check-in no Foursquare ou no TripAdvisor, o Bing mapeia, utilizando a latitude e longitude da imagem para identificar a localização.

A privacidade das comunidades está sendo respeitada, pois todas as imagens passam por edição e pessoas e placas são apagadas. Caso o comerciante não queira seu estabelecimento listado, basta entrar em contato com o Bing por qualquer meio de comunicação e pedir a exclusão. Além da localização, há também as opiniões dos usuários. Se a pesquisa for feita por estrangeiros, todas as informações, inclusive os comentários, estarão traduzidas para o idioma de origem do pesquisador.

Tinoco participou do evento, no Hotel Mirante do Arvrão, no Morro do Vidigal, e mostrou as primeiras imagens do mapa, que segundo a Microsoft, já está no ar. Segundo o idealizador, mais de 850 pontos já foram mapeados. A Prefeitura do Rio de Janeiro já fazia esse tipo de registro com o Instituto Pereira Passos (IPP), um dos maiores parceiros do projeto. Para Eduarda La Roque, do Instituto, o projeto Bing Na Área veio complementar a ação já existente e ajudar a integração dessas comunidades com a sociedade.

Projeto Bing na Área, em evento no Morro do Vidigal (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Projeto Bing na Área, em evento no Morro do Vidigal (Foto: Carol Danelli/TechTudo)



Os próximos locais que já estão recebendo as equipes da Microsoft para o mapeamento são os Complexos de Manguinhos e da Maré, também no Rio de Janeiro. Até o final de 2014, a previsão é que as 40 comunidades pacificadas recebam o projeto.

O Morro do Vidigal fica na Zona Sul do Rio de Janeiro, entre São Conrado e Leblon, com uma das mais belas vistas para o mar e é ponto de visitação de muitos turistas na cidade. Segundo a Microsoft, menos de 1% desses conjuntos de favelas foram mapeados. Apesar disso, os moradores dessas comunidades não estão à margem da tecnologia e têm acesso à tecnologia móvel dos celulares, que ajudaram a mapear.

Qual é o melhor serviço de mapas para celular? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Barbosa
    2014-05-27T20:36:24

    Sobre os fotógrafos que realizaram esse mapeamento, como isso foi executado?