24/05/2014 08h00 - Atualizado em 24/05/2014 08h00

Nanomotor 500 vezes menor que grão de sal pode ajudar a curar doenças

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Um projeto da Universidade do Texas, nos EUA, desenvolveu um nanomotor com o tamanho aproximadamente 500 vezes menor que um grão de sal. A peça é capaz de girar a 18 mil rotações por minuto por incríveis 15 horas ininterruptas. No futuro, a tecnologia vai poder levar medicamentos diretamente para células doentes, ampliando a eficiência do tratamento de doenças como o câncer.

Exoesqueleto feito em impressora 3D ajuda mulher paralisada a andar

Exemplo de nanomotores em funcionamento (Foto: Reprodução)Exemplo de nanomotores em funcionamento (Foto: Reprodução)


Chamado de “Ultrahigh-Speed Rotating Nanoelectromechanical System”, ou NEMS, os nanomotores são construídos com uma série componentes  manipulados apenas com o uso de potentes microscópios.

A criação só foi possível graças a uma técnica desenvolvida pela equipe da instituição. Utilizando uma espécie de pinça elétrica, os pesquisadores, liderados pela Dra. Donglei Fan, conseguiram, além de transportar os organismos com precisão, fazer com que eles girassem na direção desejada. Com isso, é possível fazer com que um grupo de nanomotores trabalhe em sincronia.

 O uso para fins medicinais é uma dos benefícios mais interessantes da nanotecnologia, que tende a estar cada vez mais presente em nossas vidas.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio Santos
    2014-05-24T21:18:11  

    Só a ciência cura.

    recentes

    populares

    • Sergio Santos
      2014-05-24T21:18:11  

      espero que um dia você conheça DEUS.

  • Rodrigo Cha
    2014-05-25T18:48:05

    Caro Gabriel Ribeiro, o fato de ser aficcionado por tecnologia não lhe deixa gabaritado para escrever. É importante verificar se o que realmente está escrevendo procede. Não é porque o portal é de baixa qualidade que você deve ser também. Se esforce mais e fique atento, e, na dúvida não escreva nada.

  • Rodrigo Cha
    2014-05-25T10:17:50

    Acho que o estagiário que escreveu essa matéria deveria ter mais cuidado com os termos que utiliza. O que foi apresentado aí não é um Drone e nunca vai ser. É apenas um nano robô que já existe há 15 anos. Drone é uma aeronave não tripulada, apenas isso. Que coisa!!!!

  • Carlos Rocha
    2014-05-25T09:32:30

    Dá prá comentar tudo sim, o que você quiser, mas somente quando a matéria é sobre: alface, cadeira, pedra, bolinha de sabão e afins. Daí temos liberdade total neste espaço "democrático"...

  • Pedro Carlos
    2014-05-25T09:09:48

    porque em ano de eleicao ninguem pode comentar nas paginas do g1?que vergonhaaa

  • A Liberta
    2014-05-25T08:05:22

    Iço é mintira !

  • Andre L
    2014-05-25T01:35:24

    Agora é legal mas no dia que forem usados como armas de guerra para em vez de curar matar e reprogramação do dna humano , porque é nisso que o ser humano é bom em destruir poder poder e mais poder

  • James Miserável
    2014-05-24T19:49:10  

    No Brasil os universitarios estão inventando uma bateria feita com limões ou batatas, não eh impressionante?

    recentes

    populares

    • James Miserável
      2014-05-24T19:49:10  

      kkkkkkkkkk.... quase no mesmo nivel

  • Reginaldo Pentiado
    2014-05-24T21:14:27

    Cheio de Boas Intenções,assim como foi com a invenção do Avião,da dinamite e etc. !!. .Aguardem!

  • Curintianobeijoqueiro Lingua
    2014-05-24T13:23:30  

    Reparem que tem o número da besta bem no eixo desse troço. É o demônio armando mais uma para controlar nossas almas. Sai de ré satanás.

    recentes

    populares

    • Curintianobeijoqueiro Lingua
      2014-05-24T13:23:30  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk viva satã

    recentes

    populares

    • Curintianobeijoqueiro Lingua
      2014-05-24T13:23:30  

      Vai todo mundo morrer amigo, como ou sem essa arma do demonio. Não é a religião que mata. Deus é quem conforta. Por isso o homem de fé vive mais anos na terra antes de ir pro céu, ou pro inferno. Estatística pura. Por isso, deus é quem sabe a hora que vc morrer.

  • João Neto
    2014-05-24T19:13:08

    Vou dar um exemplo: Kepler no século 16 descobriu que os astros faziam uma órbita elíptica em torno do sol e Halley, um século depois, sabendo disso descobriu que o cometa que mais tarde teria o seu nome, e que foi visto no século 17 duas vezes, era o mesmo. Aí eu pergunto, como um cidadão há mais de 200 anos atrás conseguiu decifrar isso?! Estamos muito longe do nosso limite.

  • Casagrande
    2014-05-24T19:10:39

    Quero só ver quando começarem a usar isso para o mal.

  • João Neto
    2014-05-24T19:05:01

    palmas por favor, coisa linda ler uma notícia dessas. Nós ainda não chegamos à 1% da nossa capacidade, o ser humano é que se limita o tempo todo.

  • Douglas Castro
    2014-05-24T18:46:03

    Depois tem gente que fica dizendo que o problema do mundo são os EUA, ruim com eles, imagina sem eles, sem suas pesquisas, suas guerras, suas marcas.

  • Bruno Pimenta
    2014-05-24T18:40:44

    Eu não entendo certos títulos daqui. O que isso tem a ver com Drone? É um nanomotor.

  • Renato Almeida
    2014-05-24T15:01:16  

    Besta é tu animal. Vai estudar física quântica, desgraça. Verme humano.

    recentes

    populares

    • Renato Almeida
      2014-05-24T15:01:16  

      Na verdade se trata de mecânica quântica, não de física quântica!!! São coisas bem diferentes.

  • Ricardo Melo
    2014-05-24T16:59:44

    Precisamos tirar o PT do poder na próxima eleição. Depois, pode ser tarde demais.

  • Leandro Olliveirah
    2014-05-24T16:07:55

    O Brasil não pode parar. E com o PT, você é quem decide o seu futuro. PT, para um País Melhor!

  • Wanderley Paulo
    2014-05-24T16:07:48

    Poderia usar uma coisa dessa na hora de fazer um cateterismo, seria muito útil tbm e menos sofrido ao paciente.

  • Renato Almeida
    2014-05-24T14:53:09

    Besta é tu animal. Vai estudar física quântica, desgraça. Verme humano. pdf.

  • Denisson Silva
    2014-05-24T14:29:38

    Sr Angelo Fernandes, esse povo desocupado que o sr: está se referindo, está presente a todo tempo em sua vida com suas invenções, inclusive o carro que o sr: anda e o computador que o senhor está usando agora, e não esqueça o celular. Abraços.

  • Ismael Oliveira
    2014-05-24T13:00:31

    Rapaz, tem humanos que realmente merecem as dádivas da vida, cientistas são uma parte dessas, e merecem nosso respeito.

  • João Medeiros
    2014-05-24T12:53:17

    Toda a pesquisa científica, por mais improfícua que pareça, tem o seu valor... Nem que seja para mostrar que algo não deve ser feito de uma certa forma. Os nanomotores podem ajudar muito a evolução de processos cirúrgicos menos invasivos.

  • Minhaopinião
    2014-05-24T12:40:32

    Impressionante ....

  • Rodrigues
    2014-05-24T12:05:22

    Impressionante ! Quem se lembra do filme viagem insólita?...é parecido.