08/05/2014 11h09 - Atualizado em 09/05/2014 10h18

Nokia planeja lançar mapas Here para Android e iOS

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Após vender a divisão de smartphones para a Microsoft, a Nokia pretende entrar no iOS e Android. A companhia finlandesa publicou um anúncio de vagas no LinkedIn em busca de desenvolvedores que desejem auxiliar na criação de versões dos apps Here para os sistemas da Apple e do Google. A novidade não incluiria apenas o serviço de mapas, mas toda a suíte de navegação da empresa e algumas funcionalidades baseadas no Waze.

Moto X ou Xperia ZQ? Veja o comparativo de smartphones da semana

Nokia pode lançar Here Maps completo para Android e iOS em breve (Foto: Arte/Divulgação)Nokia pode lançar Here Maps completo para Android e iOS em breve (Foto: Arte/Divulgação)

No anúncio das vagas, a Nokia afirma buscar profissionais com experiência de publicação de um ou mais apps na Google Play e na App Store, lojas do Android e iOS, respectivamente. Os novos funcionários deveriam pensar desde o conceito dos aplicativos até o design, bem como trabalhar com um sistema baseado na interação com os usuários, o que indica o lançamento de um aplicativo com funções próximas ao Waze.

Qual o melhor smartphone intermediário do momento? Opine no Fórum do TechTudo

Conhecido anteriormente como Nokia Maps, a suíte de aplicativos Here conta com cinco apps no Windows Phone: Here Maps, para mapeamento; Here Drive, para navegação GPS; Here Transit, para busca de transporte público; Here City Lens, que usa realidade aumentada; e o Here Explore, que fornece sugestões de locais e estabelecimentos. De forma geral, a suíte funciona como o Google Maps, mas com o diferencial de o usuário poder baixar mapas do mundo todo para navegar offline.

O Here Maps já esteve disponível para iOS, mas foi retirado pela Nokia da App Store por conta de problemas com a sétima versão do sistema. Atualmente, o app está disponível apenas para Windows Phone 8, Windows 8.1 e navegadores. No último dia 25, a companhia finlandesa finalizou a venda de divisão de dispositivos móveis para a Microsoft, ficando apenas com os serviços de mapas, patentes e pesquisa de tecnologias de telefonia móvel.

Via GSM Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rander Pereira
    2014-05-15T02:49:27

    Espero que o "HERE" seja melhor do que a versão dele mesmo lançado para IOS ha uns dois anos atrás, que era muito fraco...

  • Marcelo Rosario
    2014-05-12T09:55:49

    A concorrência esperneia kkkk

  • Tiago França
    2014-05-08T16:24:33

    Uma ótima notícia. O Google Maps vai ter um concorrente de peso e quem vai ganhar com isso somos nós usuários de Android.