14/05/2014 07h00 - Atualizado em 14/05/2014 07h00

Patente da Apple sugere iPhone com tela até mesmo nas laterais

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Uma patente da Apple publicada na terça-feira (13) pelo escritório de patentes e marcas dos Estados Unidos (USPTO) indica que a empresa estuda o desenvolvimento de um iPhone com tela nas laterais. A invenção consiste de uma ou mais camadas de display, feita de OLED ou outro tipo de tela flexível, dispostas sob uma estrutura de plástico ou vidro transparente.

Veja também: Apple reduz o preço do iPhone 4S no Brasil e lança entrega expressa

patente-apple-0Patente prevê tela flexível nas laterais do iPhone (Foto: Reprodução/USPTO)


Qual é o melhor smart com tela grande do mercado? Opine no Fórum

Além disso, o projeto requer que pelo menos um dos lados do device seja equipado com uma borda junto à tela, que funcionaria como uma extensão do touchscreen frontal principal.

Algumas partes da tela lateral sensíveis ao toque poderiam ser deixadas sem qualquer cobertura, ou visíveis ao usuário, enquanto partes não interativas que carregam circuitos poderiam ser mascaradas com pintura. As aberturas nas laterais poderiam servir como janelas pelas quais o display lateral e regiões sensíveis ao toque poderiam ser acessados.

Estendendo o touchscreen do iPhone até as bordas do dispositivo, a Apple proporciona aos usuários uma interface expandida, liberando espaço na tela principal. Ao mesmo tempo, o display extra pode ser customizado para mostrar uma variedade de controles e recursos virtuais interativos que não são possíveis com botões físicos e estáticos.

patente-apple-2Botões transparentes poderão mostrar tela abaixo (Foto: Reprodução/USPTO)

Os displays laterais poderiam ser usados para desbloquear o aparelho com deslizar dos dedos, exibir controles do player de música, fazer leitura de mensagens, mostrar o identificador de chamadas e controles do sistema, entre muitas outras finalidades. Eles também seriam capazes de fazer identificação de gestos, aumentando ainda mais suas possibilidades.

Além disso, a patente da Apple sugere que atuais controles físicos, como botões de volume, podem ser transparente. Dessa forma, uma parte da tela lateral localizada abaixo do botão pode ser configurada para fazer tarefas diferentes. Um único botão pode controlar a música em execução em um momento e o volume em outro, por exemplo.

patente-apple-3Display lateral pode ser usado para executar música ou controlar volume (Foto: Reprodução/USPTO)

O próximo iPhone 6 certamente não virá com a novidade, mas a indústria está se movendo nesta direção. Companhias como LG e Samsung estão usando tecnologia de display flexível para diferenciar seus produtos entre o mar de smartphones, mas os designers atuais prezam mais pela inovação do que pela utilidade propriamente dita.

A patente foi apresentada pela primeira vez em 2011, mas só agora foi concedida e divulgada pelo USPTO. Apesar de não ter sido o primeiro display “envolvente” impetrado pela Apple, este último protótipo é menos ambicioso que os anteriores e poderia ser viabilizado no iPhone num futuro próximo.

patente-apple-1Apple já entrou com outras patentes de telas laterais (Foto: Reprodução/USPTO)

Via Apple Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Cardoso
    2014-05-14T09:04:29  

    Apple sempre inventando besteiras que não utilidades reais.. que diferença faz uma telinha lateral? pra que serve isso? Enquanto isso concorrentes oferecem DIVERSOS tipos de conectividade e acessibilidade que ajudam no dia a dia e tem utilidade de verdade. Onde está a expansão de memória? e o bluetooth decente? e uma saída de vídeo? A apple é só uma maça mordida e nada mais.. seus dias estão contados!

    recentes

    populares

    • Tiago Cardoso
      2014-05-14T09:04:29  

      Felipe Damasceno o Burrinho ele tem sim... Mas só funciona em aparelhos Apple! Se não seba é melhor ficar calado

    recentes

    populares

    • Tiago Cardoso
      2014-05-14T09:04:29  

      Felipe Damasceno, quem disse que iphone não tem bluetooth (é assim que escreve bluetooth) ele tem e só compartilha com o IOS, sabe o que é isso né? não é andriod.

  • Artur Correa
    2014-05-14T11:10:19  

    Quanta discussão inútil. Sistema Operacional é preferência de cada um. Nego enchendo a linguiça da Apple mas aposto que 80% desses usuários usam Windows no PC. Cada um cada um. Respeite o gosto dos outros. Idiotice é achar que iPhone é melhor só por ser mais caro, é um ótimo celular, mas a maioria do pessoal compra só por causa da maçãzinha e não usa, nem conhece 50% do que o aparelho oferece.

    recentes

    populares

    • Artur Correa
      2014-05-14T11:10:19  

      Isso acontece com usuários de Android também, sem dúvidas, mas o meu ponto é que compram iPhone pelo status, não pela sua necessidade. Há várias opções de marcas pelo preço semelhante, e muitas pessoas optam por Android, por se identificar melhor com o sistema e funcionalidades. Quanto a computadores, o MacBook é excelente sim, principalmente pra edição, mas com o preço você pode montar uma máquina 3x superior. Eu opto por Windows por causa dos jogos, tenho um amigo que tem e vejo como é triste querer jogar um jogo e não poder pois não tem suporte pra mac.

    recentes

    populares

    • Artur Correa
      2014-05-14T11:10:19  

      Mas é como eu disse, é preferência pessoal, não tem pq tanta disputa, tenho certeza que ninguém aqui ganha um centavo por defender a marca.

  • Dila Ruimssef
    2014-05-14T19:18:18

    O iPhone 5S anda é o mais rápido, estável, seguro e elegante smartphone do mundo! É fato... Não adianta ninguém dizer algo diferente aqui. Além do excelente processador de 64Bits, o iPhone 5S tem também o fantástico sistema operacional (iOS 7), que foi desenvolvido e projetado para perfeita otimização com o hardware do aparelho. Os outros fabricantes de smartphones não tem nem competência para fazer o próprio sistema operacional... Só podem usar o sistema operacional "empestado" da americana Google. Apple mil anos à frente da concorreria.

  • Tiago Costa
    2014-05-14T10:00:54  

    Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-05-14T10:00:54  

      Artur Lima Artur Lima sinceramente espero que você não tenha direito a voto, porque nem saber copiar e colar você sabe.

    recentes

    populares

    • Tiago Costa
      2014-05-14T10:00:54  

      Dila Ruimssef, sinceramente espero que você não tenha uma porcaria de aparelho com Android, porque nem criticar ou comentar você sabe.

  • Rafael Lima
    2014-05-14T16:48:34  

    É surpreendente como assim publicam algum assunto relacionado à Apple, vêm muitos "defensores" de outras marcas criticar negativamente os produtos da empresa. Sempre chega à mesma discussão "Apple não presta por que é patenteadora de tecnologias altamente "cara" e os outros prestam por que pensa nos menos favorecidos. Nunca é pensado na grandiosidade da empresa, que cada produto supri a necessidade de distintas pessoas e compra que quiser. Estão sempre atentos às noticias relacionadas à Apple para, na primeira oportunidade, criticar negativamente porque estão insatisfeitos com seus produtos.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-05-14T16:48:34  

      Se você tem um celular com Android e alguém te chamar burro, não ligue, mas continue pastando. Sou maluco, mas não sou burro.

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-05-14T16:48:34  

      Monsenhor Razão kkkkvc vc alem de burro é gay...iphone o preferido das mulheres e gls ..kkkkkkk

  • Thiago Souza
    2014-05-14T10:18:52  

    Vocês sabiam que foi a Apple que inventou a conexão USB? Depois a conexão Universal Serial Bus, conhecida foi aperfeiçoada pela Microsoft, HP, NEC e Intel. Pesquisem no Google...

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-05-14T10:18:52  

      A USB foi criada pelo o indiano Ajay Bhatt. O padrão USB foi desenvolvida com o consorcio de empresas e uma delas era a Apple, (Empresas famosas: Microsoft, Apple Inc., Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere), a Apple criou a FireWire (IEEE 1394), que perdeu espaço gradativamente com a USB. O primeiro computador a sair com portas USB foi o iMac G3. As pessoas so pegam o "Apple Primeiro", ha então são os criadores e os outros copiaram, LEIAM MAIS, pesquisem parem de acreditar em tudo que dizem, duvide ate do meu comentário, Vá LER e tire suas conclusões.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2014-05-14T10:18:52  

      Savio Silva Muito antes da apple existia uma empresa chamada Palm Inc. Pesquise no google sobre ela. ;)

  • Gustavo Volpe
    2014-05-14T09:25:10  

    Como dizia Steve Jobs: "Não se aproxime de uma cabra pela frente, de um cavalo por trás ou de um burro que usa Android por qualquer dos lados".

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-05-14T09:25:10  

      Joe Max com qualidade?! Amiguinho desinformado, a primeira versão do iPhone teve 50% dos aparelhos com defeito! Essa primeira versão teve 50% dos aparelhos retornados por defeito, sendo que a Apple fez a troca daqueles que estavam na garantia. E tem outra, a Apple é uma das empresas que mais faz uso da obsolescência programada.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-05-14T09:25:10  

      Apple é Apple e resto é resto... sempre de plástico e sem sistema operacional próprio.

  • Monsenhor Razão
    2014-05-14T19:39:44  

    SE VC TEM UM IPHONE COM ESSAS COISAS INUTEIS E PAGOU 3.000,00 E TE CHAMAREM DE BURRO,,NÃO LIGUE CONTINUE PASTANDO E JOGANDO DINHEIRO NO LIXO...KKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-05-14T19:39:44  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-05-14T19:39:44  

      Como vc diz, ostentação. ;)

  • Leandro Xavier
    2014-05-15T11:59:59

    O Iphone já extremamente frágil, não é difícil encontrar amigos reclamando da tela, que facilmente quebra. Agora pretendem colocar a tela nas laterais? Fica mais atraente, diferente e com certeza vai aumentar a receita da Apple com a troca de peças.

  • Alan Felipe
    2014-05-14T17:47:38  

    Caiu Quebrou

    recentes

    populares

    • Alan Felipe
      2014-05-14T17:47:38  

      Todos sao assim !

  • Monsenhor Razão
    2014-05-15T10:22:17

    SE VC TEM UM IPHONE COM ESSAS COISAS INUTEIS E PAGOU 3.000,00 E TE CHAMAREM DE BURRO,,NÃO LIGUE CONTINUE PASTANDO E JOGANDO DINHEIRO NO LIXO...KKKKKKKKK

  • Pedro Queirós
    2014-05-15T08:57:20  

    Na verdade, muitos aqui metem o pau na apple por nao ter condições de comprar um, nao estou aqui pra falar que a apple é a melhor e a sansung é ruim. Sobre tudo já tive varios galaxy's entre eles S3 e Galaxy Note 2. São exelentes aparalhos. mais definitivamente nao se compara com o Iphone, o Touch é perfeito aparelho elegante, de facil manuseio e Diferenciado de qualquer outro aparelho ja produzido. Sem falar que apple nao trava, nao esquenta a bateria, sem falar no custo beneficio. o iphone nao perde o valor. Satisfeito com meu Iphone 5

    recentes

    populares

    • Pedro Queirós
      2014-05-15T08:57:20  

      amigo vamos começar dizendo que: hj em dia qualquer um compra iphone ok? vai nas casas bahia que ela faz em 12x 24x certo? ate faxineiro ja vi com iphone.de resto que vc falou é a sua opinião. tenho um galaxy s4 monstro, e jamais trocaria por um iphone na boa. outra coisa,,tudo em eletronicos, automoveis ou seja tudo que vc compra e passa um tempo,,perde o valor, veja a maça 4s que a apple ta empurrando pro pessoal comprar.

  • Renan Morais
    2014-05-15T09:45:25

    Iphone que nada com compra um guitarrinha

  • Caio Cruz
    2014-05-14T17:37:14  

    ARTUR CORREA , EU ENTENDO SEU CHORORO TODO MAIS FAZER O QUE É SOMENTE PARA OS QUE TEM CONDIÇÕES

    recentes

    populares

    • Caio Cruz
      2014-05-14T17:37:14  

      Esse "MAIS" que vc escreveu na verdade seria "MAS" mas deixa para lá, dinheiro não trás educação ;)

  • Paulo Merelli
    2014-05-15T08:29:24

    Simples, assim que lançar vou correndo fazer um financiamento em 60x sem juros ainda

  • Flavio Felix
    2014-05-15T08:28:36

    Os caras falam de dinheiro, tenho um Note 3 e dei um 5S pra minha noiva. Eu uso o dela e ela usa o meu. Eu ouvi dela que IPHONE é status. Meu Note 3 é muito mais funcional sem sombras de duvidas. Apesar da qualidade do 5S ser incomparável.

  • Renan Souza
    2014-05-15T08:11:16

    Sem fãboyolismo.. mas o aparelho vai ficar muito bonito. Afinal, dá pra unir bom desempenho com beleza. Tenho um Moto X, só pra avisar antes de me chamarem de fãboy. Tenho 3 Iphone 5S na caixa 16Gb com NF por R$1500,00 só pra avisar.

  • Marcelo Coelho
    2014-05-15T07:59:25

    Sempre a mesma conversa " Quem fala mal da Apple é porque não tem dinheiro para comprar" que negocio nojento....

  • Mario Torrani
    2014-05-15T06:00:07

    Pra mim a verdade é uma só, quem critica a aple é porque não tem condições de comprar o aparelho tão desejado, e ponto final porque se usar uma unica vez os aparelhos da empresa vão ver que são realmente os melhores....e tenho dito...rs

  • Marcelo Barros
    2014-05-14T11:02:14  

    Dou muito gargalhada desses fanboys que se acham superiores pq tem iphone e usam ios. Realmente eh bem inteligente em 2014 ter um celular que nao pega nem bluetooth, algo essencial a muitos anos, que vc nao pode baixar musicas direto da net, nao pode ver um video em flash, nao pode passar um arquivo com um toque, muito menos ter uma musica sem ter que passar antes pelo lixo do itunes. Ser completamente preso nas funcionalidades basicas pra eles eh ser inteligente, hahaha, parabens aos burros entao!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-05-14T11:02:14  

      Vitor Santis, não pega vírus.... tá senta lá Claúdia... usuários comuns e alienados ponto final.

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-05-14T11:02:14  

      Qualidade tem preço...quer tudo de graça continue usando produtos mal acabados

  • Jose Claudio
    2014-05-15T00:05:23

    Engraçado que quando a Samsung fez uma conferência sobre tela OLED, ela apresentou um aparelho com uma rela se se estendia até a lateral, e o presidente da companhia, ainda fechou a capa de rouco, e mostrou uma mensagem recebida sendo exibida la lateral do aparelho .. Acho que essa patente, vai dar o que falar na guerra entre Apple x Samsung.

  • Franco Ortigara
    2014-05-14T23:21:17

    Só fala mal de Iphone quem nunca teve, é o sistema mais estável e seguro, nao da problema, e o processador e memoria é uma realidade, um android mesmo o Galaxy 4 é um otimo aparelho mas nem perto.

  • Marcelo Gama
    2014-05-14T23:06:06

    É engraçada as criticas de Android Vs IOS, vamos ser sinceros, ambos são uma porcaria, mas o iphone se vai pagar mais caro e vai ter um "status", que já até nem existe tanto assim, pra mim, qualquer um que compra um celular por mais de 800 reais (jogando alto), é muito burro.

  • Guilherme Cruz
    2014-05-14T21:31:36

    Moto X mandou um beijo e um abraço pra todos vcs =D

  • Monsenhor Razão