Armazenamentos

06/05/2014 10h03 - Atualizado em 06/05/2014 10h03

SanDisk lança o primeiro SSD de 4 TB do mundo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Não deverá demorar até que SSDs substituam discos rígidos comuns em data centers do mundo todo, ao menos se depender do mais recente lançamento da SanDisk. O SSD da linha Optimus MAX é o primeiro do tipo a alcançar a marca de 4 TB de capacidade de armazenamento, sem mesmo precisar comprometer o tamanho dos discos de estado sólido conhecidos do mercado (2,5 polegadas).

SanDisk lança cartão SD mais rápido do mundo que aceita gravações 4K

Novo SSD da SanDisk chega a 4 TB de capacidade de armazenamento sem aumentar de tamanho (Foto: Divulgação/SanDisk)Novo SSD da SanDisk chega a 4 TB de capacidade de armazenamento sem aumentar de tamanho (Foto: Divulgação/SanDisk)


Segundo a fabricante, finalmente os custos dos SSDs chegaram a um patamar que faz valer a pena trocar os antigos HDDs de data centers. Destinado ao mercado corporativo, os novos SSDs da SanDisk prometem entregar desempenho superior e acelerar redes empresariais, mantendo a confiabilidade dos dados.


O disco de estado sólido (SSD) é um tipo de armazenamento flash que transfere dados com muito mais rapidez do que o disco rígido comum, ao mesmo tempo em que economiza energia e mantém a estrutura compacta – é um dos quesitos que faz os ultrabooks tão portáteis. Portanto, a inovação da SanDisk indica que, no futuro, computadores finos e leves poderão ter mais do que os 128 GB encontrados em ultrabooks atuais.

Como recuperar as pastas do cartão de memória? Descubra no Fórum do TechTudo.

O SSD Optimus MAX acompanha ainda os softwares FlashGuard, DataGuard e EverGuard, que buscam corrigir e detectar erros. Ainda não há nem preço sugerido para o produto, mas a companhia já anunciou que está trabalhando na próxima geração do SSD, que poderá armazenar entre 8 TB e 16 TB de dados.

Via SanDisk

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogério Maciel
    2014-05-14T18:56:14

    Mas bah tchê!!! Baita espaço. Comprei um Seagate Expansion de 4 TB, que ainda precisa de fonte e cabo para ligar no PC, mas pelo menos, todas as tralhas ficam armazenadas caso eu me desfaça do velho PC de guerra. E os preços continuam caindo, como querem os fabricantes, é só pesquisar no comprasparaguai, tem um gráfico que mostra a queda gradual dos preços. E tem coelho vendendo no Mercado Livre o Sandisk U110 de 128 GB com um bom lucro.

  • Marciano Santos
    2014-05-07T08:47:18  

    A frase "O disco de estado sólido (SSD)..." acredito que esteja errada. Na verdade, os SSDs não são discos e sim memoria flash, por isso é mais rápida. SSD quer dizer Solid State Drive, algo como "Dispositivo de Estado Sólido". Eles estão cada vez melhor, mas no meu caso, vou esperar mais alguns anos para "amadurar" a tecnologia e diminuir o preço deles, ai sim vai valer a pena comprar.

    recentes

    populares

    • Marciano Santos
      2014-05-07T08:47:18  

      Ele é jornalista releve.Ou seja, aquele que fala de tudo,mas que não sabe de nada...rsrs

    recentes

    populares

    • Marciano Santos
      2014-05-07T08:47:18  

      Concordo contigo quanto a definição. Mas não fique receoso em adquirir por falta de maturidade da tecnologia, a probabilidade de você ter problemas com SSD é menor do que a com HDs comuns. Se você comprar um de marca e modelo decente, vais ficar anos sem se incomodar. Porém, o preço é realmente alto, mesmo nos de 128GB. Isso até contribui para segurança dos dados, já que o valor de um de 256GB é muito alto para maioria das pessoas. Só com 128GB, o usuário se obriga a ter um HD para armazenar os arquivos pessoais.

  • Marlon Henrique
    2014-05-06T15:54:22

    4k = R$4.000,00..... Putz agora fiquei em dúvida, compro esse SSD ou um PS4?

  • Guerreiro Tricolor
    2014-05-06T13:40:53

    R$ 2.500,00?