04/05/2014 05h30 - Atualizado em 05/05/2014 17h47

Star Wars: games passam a não contar mais na história; entenda

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Star Wars terá novos filmes produzidos pela Disney e isso vai afetar o chamado Universo Expandido da série. Tratam-se de histórias paralelas, desenvolvidas em quadrinhos, desenhos, livros e jogos de videogame, mas que são todas consideradas oficiais para a cronologia da saga. Porém, de acordo com uma nova diretriz, tais ramificações serão desconsideradas, tratando apenas os filmes oficiais. Entenda um pouco mais como isso afeta os games.

Leia nosso review completo de Angry Birds Star Wars 2

Games do Universo Expandido de Star Wars passam a não contar mais (Foto: Divulgação)Games do Universo Expandido de Star Wars passam a não contar mais (Foto: Divulgação)

O Universo Expandido

Podemos dizer que o Universo Expandido de Star Wars começou com livros e quadrinhos, pouco tempo depois que os filmes originais foram lançados no cinema. Assim começaram a ser publicadas aventuras que continuavam os longas-metragens e contavam histórias que não couberam na tela grande, por ter um tempo limitado de exibição.

Assim nasceram clássicos como Sombras do Império, livro que contava uma história paralela entre os filmes, ou A Nova Rebelião, que continuava a saga sem qualquer limitação cinematográfica. Assim foi também com os quadrinhos e com o tempo surgiram personagens que sequer imaginávamos que fossem existir, como os filhos de Han Solo e Leia Organa, ou até mesmo os temíveis Yuuzhan Vong, raça alienígena que era imune aos poderes da Força dos Jedi.

O Universo Expandido de Star Wars está presente em quadrinhos, livros e games (Foto: Divulgação)O Universo Expandido de Star Wars está presente em quadrinhos, livros e games (Foto: Divulgação)

Nos games a coisa não foi muito diferente. Apesar dos primeiros jogos serem meras adaptações dos filmes, com o tempo a coisa foi evoluindo e tomando uma forma mais complexa, com personagens inéditos que passaram a contar para a cronologia em caráter oficial e até mesmo a exploração de outros cenários, nunca antes vistos, como a Antiga República.

Sombras do Império

Um belo exemplo possível para esta explicação é o game Star Wars: Shadows of the Empire, lançado para Windows e Nintendo 64, em 1996. O jogo era uma aventura incrível, que se passava entre os filmes antigos e mostrava Luke Skywalker enfrentando um inimigo que sequer havia aparecido nos episódios 4, 5 ou 6 de Star Wars.

Star Wars: Shadows of the Empire (Foto: Divulgação)Star Wars: Shadows of the Empire (Foto: Divulgação)

Porém, Skywalker era um personagem secundário nesta saga, já que o personagem do jogador era Dash Rendar, um mercenário a serviço do jedi. Sua missão era resgatar a Princesa Leia, irmã de Luke, e recuperar alguns planos perdidos do Império. Este foi um dos games mais ambiciosos da saga, justamente por trazer uma narrativa cinematográfica, com direito a pequenos “filminhos” entre as cenas de jogo, e também por apresentar, pela primeira vez, novos personagens tão importantes.

A Saga Jedi Knight

Talvez a saga mais importante dos games de Star Wars seja Jedi Knight, composta por uma série de games que apresentaram ao mundo Kyle Katarn, grande amigo de Luke Skywalker e que mais tarde viria a se tornar um dos mais poderosos Jedi da galáxia. Kyle começa sua carreira como um agente especial, mas desenvolve seus poderes ao longo da história.

Star Wars: Dark Forces (Foto: Reprodução)Star Wars: Dark Forces (Foto: Reprodução)

Kyle estrela nada menos que quatro jogos principais e uma expansão – Star Wars Dark Forces, Star Wars Jedi Knight Dark Forces 2, Jedi Outcast e Jedi Academy. Este último, já depois dos episódios de cinema, culmina com uma nova Academia Jedi, um o herói e Luke formam novos aprendizes da Força, e assim o jogador controla um personagem inédita. Esta, sem dúvida alguma, foi a maior adição do Universo Expandido dos games à saga de George Lucas.

Naves não ficam de fora

Os games de Star Wars também deram uma boa atenção aos pilotos de naves, heróis que muitas vezes são esquecidos ou considerados dispensáveis nos filmes – afinal, é muito fácil uma nave explodir durante um conflito espacial. Porém, games como Star Wars: Rogue Squadron ou X-Wing fizeram enorme sucesso e deram o espaço merecido para protagonista nunca antes mencionados na saga.

Star Wars: Rogue Squadron 2 (Foto: Reprodução)Star Wars: Rogue Squadron 2 (Foto: Reprodução)

Rogue Squadron, por exemplo, lida com o esquadrão rebelde de mesmo nome, comandado por Luke Skywalker e também Wedge Antilles, outro personagem dos filmes. Apesar de controlarmos Luke por algum tempo, os jogos desta saga também dão espaço para outros heróis. Já na série X-Wing, assumimos o controle de um piloto anônimo, que não chega a ser nomeado no início, para lidar com as forças imperiais. Ambas as séries tiveram muitos jogos lançados, principalmente X-Wing, em diversas plataformas.

A Velha República

Outra série importantíssima nos games de Star Wars é saga Knights of The Old Republic, que conta uma história que se passa há milhares de anos, muito antes do nascimento de Luke Skywalker ou de seu pai, Anakin Skywalker. Aqui o foco é a Velha República, com o surgimento dos Sith e os primeiros grandes mestres Jedi, que ensinaram e propagaram os caminhos da Força ao longo das eras.

Star Wars: Knights of The Old Republic (Foto: Divulgação)Star Wars: Knights of The Old Republic (Foto: Divulgação)

Star Wars: Knights of The Old Republic é um game clássico para PC e que acabou fazendo um enorme sucesso. O personagem do jogador tem uma incrível importância na história e, para não estragarmos surpresas do enredo, vamos dizer apenas que ele foi incorporado de forma muito relevante ao panteão de figuras da série. Sua sequência não foi tão bem recebida, mas ainda tem sua importância. Na verdade, a saga em geral foi tão importante que mais tarde acabou gerando uma série em quadrinhos própria, que fez bastante sucesso. Há ainda um RPG online em pleno funcionamento, mas sem ligação com os jogos antigos.

O Aprendiz Secreto

Star Wars: The Force Unleashed pode ser considerado o game mais polêmico da saga, mas sua própria série tem uma certa importância. Ele se passa um bom tempo após os eventos do Episódio 3, onde o Império já dominou a galáxia e Darth Vader é uma figura conhecida. Porém, é aqui que conhecemos o aprendiz secreto de Vader, chamado de Starkiller, que tem o poder de derrubar até mesmo grandes naves, apenas com a Força.

Star Wars: The Force Unleashed (Foto: Divulgação)Star Wars: The Force Unleashed (Foto: Divulgação)

Starkiller começa sua saga como aprendiz de Vader, mas logo rebela-se conta seu mestre e usa o seu poder para derrubar o Império. Com o tempo ele aprende mais sobre seu passado e se une à Aliança, até culminar com seu fim, no segundo jogo. A inclusão do aprendiz ao Universo Expandido foi polêmica, já que nunca houve menção de que Darth Vader tenha treinado outro Sith – até porque, ele mesmo era aprendiz do Imperador. Porém, os games fizeram certo sucesso.

O futuro do Universo Expandido

Com a nova diretriz da Disney para o Universo Expandido de Star Wars, todos os games citados acima – além de muitos outros – passam a ser desconsiderados da história oficial. Eles ainda existem, ainda aconteceram, mas os autores dos filmes, games e livros que se seguirem daqui em diante, terão liberdade para ignorar qualquer coisa que ocorreu nestas aventuras de outras épocas.

Qual será o futuro do Universo Expandido de Star Wars? (Foto: Divulgação)Qual será o futuro do Universo Expandido de Star Wars? (Foto: Divulgação)

Muitos fãs reclamaram disso, é verdade, mas a produção dos novos filmes justifica sua decisão como forma de facilitar a liberdade dos autores para os próximos capítulos e também o entendimento de novos fãs, que não acompanharam estas fases da história de George Lucas e a família Skywalker. Resta aguardar pelo que vem pela frente e torcer para que tenhamos alta qualidade.

Quais os melhores jogos de Star Wars? Opine no fórum TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares