15/05/2014 17h36 - Atualizado em 15/05/2014 19h10

Swarm, app assinado pelo Foursquare, chega para Android e iOS

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Swarm, aplicativo resultante da divisão do Foursquare em dois, já está disponível para download na Apple App Store e Google Play. Também gratuito para as duas plataformas, o app é dedicado exclusivamente para check-ins e contato com amigos, enquanto a versão original servirá principalmente para gerar avaliações dos locais.

Dando um tempo no check-in; Foursquare congela prefeitos antes do Swarm

Swarm traz parte das funções do Foursquare e já pode ser baixado para Android e iOS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Swarm traz parte das funções do Foursquare e já pode ser baixado para Android e iOS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O aplicativo é bonito e simples de usar, com uma interface baseada em abas – basta mover a tela para os lados para navegar entre as seções. É possível logar usando uma conta do Foursquare ou do Facebook. Em ambos os casos, o app irá listar os amigos que já têm o Swarm instalado para adicionar aos seus contatos.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo

Segundo executivos da companhia, a mudança é necessária para que os usuários percebam a real vocação do Foursquare, que é gerar informações úteis sobre pontos de interesses, os famosos reviews. Quando a divisão do serviço foi anunciada há duas semanas, os executivos da empresa afirmaram que não desejam mais que os usuários vejam o Foursquare como “um simples app de check-ins”.

Seguindo essa premissa, nem mesmo o Swarm centra sua experiência na marcação geolocalizada no mapa. Ao abrir o app, na verdade, é fácil perceber que a ideia é interagir com os contatos, deixando o check-in para segundo plano. Os criadores do aplicativo acreditam que, assim, a satisfação com o serviço pode ser maior, já que as pessoas tendem a não gostar de ter seus rostos fixados em um mapa de maneira explícita.

Apesar de o Swarm já estar disponível para download para iOS e Android, o Foursquare irá levar mais um tempo até que mudanças significativas sejam implementadas. Portanto, o novo app deve servir para uma avaliação inicial da receptividade do público, para só depois tornar o Foursquare uma ferramenta somente de avaliação de estabelecimentos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wlyssys Yguana
    2014-07-12T09:56:15

    Queria saber como usar o Foursquare sem esses app bobocas

  • Bruno Mosciatti
    2014-05-16T14:21:53

    Não entendi onde querem chegar dividindo um app em 2... Agora para saber se o restaurante é bom eu tenho que ter um app e para fazer check-in nesse mesmo restaurante tenho que ir para outro app... Alguém me faz entender que foi uma boa ideia isso?!