Celular

15/05/2014 15h14 - Atualizado em 15/05/2014 15h15

Testamos o Lumia 930: um upgrade merecido para um top da Nokia

Allan Melo
por
Para o TechTudo

O encontro foi breve e disputado, mas o TechTudo conseguiu botar as mãos no Lumia 930, novo top de linha da Nokia. Anunciado hoje (15) em São Paulo, o smart chega ao Brasil até o terceiro trimestre, ainda sem preço definido. A novidade, entretanto, tem tudo para agradar até mesmo os críticos do Windows Phone.

Conheça melhor a Cortana, a "Siri" do Windows Phone 8.1

Lumia 930, top de linha da Nokia com Windows Phone (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 930, top de linha da Nokia com Windows Phone (Foto: Allan Melo/TechTudo)


O upgrade no hardware foi pequeno, mas necessário diante da nova concorrência. E uma das novidades mais esperadas foi a nova tela FullHD, agora de 5 polegadas. Com tecnologia OLED, ela consegue reproduzir cores com vividez e força, de um modo ainda pouco visto no mercado.

Durante os testes pudemos jogar Asphalt 8, tirar fotos e vídeos, e navegar na Internet. Não há absolutamente nada a reclamar da tela, e até para leitura ela ficou melhor. Comparado à geração passada, a pequena irritação causada a longo prazo com leitura de textos, por conta dos caracteres pixelados, agora não mais é um problema.

Para proteger o display, a Nokia colocou uma lâmina do Gorilla Glass 3, versão mais recente disponível no mercado, que diminuiu a espessura da tela e aumentou sua resistência a impactos. Por razões óbvias, entretanto, não pudemos testá-la.

Lateral do Lumia 930 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lateral do Lumia 930 (Foto: Allan Melo/TechTudo)



O aumento na tela não trouxe impactos relevantes em seu design. Pelo contrário: a área de trabalho aumentou e as bordas negras ficaram menores que as do 920. A usabilidade continua excepcional e as laterais metalizadas conferem o toque premium que poucos smartphones top de linha fazem questão de trazer.

Além da tela, houve mudanças também na câmera, uma PureView de 20 megapixels com estabilização óptica (OIS) e lentes Zeiss, que voltou a ter quatro microfones (no 925, a Nokia diminuiu para três). Assim, o Lumia 930 mantém a tradição PureView, tirando fotos e fazendo filmagens com gravação surround como poucos telefones sabem fazer.

Traseira do Lumia 930, com destaque para a câmera com tecnologia PureView (Foto: Allan Melo/TechTudo)Traseira do Lumia 930, com destaque para a câmera com tecnologia PureView (Foto: Allan Melo/TechTudo)



Dentro, o novo processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e a memória RAM de 2 GB praticamente não podem ser testadas. Por se tratar do hardware mais potente em trabalho no Windows Phone, tudo roda muito bem, sem travamentos.

No áudio, é possível ouvir música com a qualidade de antes - incluindo as otimizações da Dolby. O alto-falante externo, pequeno, também é bem potente e dá conta do recado mesmo em eventos barulhentos, como o último da Microsoft. 

Veja a opinião dos usuários em relação ao Windows Phone 8.1

Além do hardware, a grande novidade deste modelo é o Windows Phone 8.1. A principal mudança é a tela principal, com a quarta fileira de Live Tiles. Ela ficou perfeitamente adaptada à tela menor (antes, só estava disponível nos foblets Lumia 1520 e 1320), tirando totalmente a antiga impressão que se tinha de baixa resolução, por conta do tamanho das Live Tiles antigas. Além disso, a adição da central de notificações foi uma novidade muito bem-vinda.

Central de notificações do Windows Phone 8.1 no Lumia 930 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Central de notificações do Windows Phone 8.1 no Lumia 930 (Foto: Allan Melo/TechTudo)



Até chegar no Brasil, ainda há muito tempo para realizar ajustes no Windows Phone 8.1. Porém, de fato, o Lumia 930 está pronto para bater em seus concorrentes mais novos, como o Galaxy S5, o Xperia Z2 e os futuros LG G3 e Moto X+1.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • David Coelho
    2014-05-16T11:15:03  

    Eu estava querendo trocar meu Lumia 925 pelo 1520, vi o aparelho na loja da Nokia e achei ele lindo mas muito grande, parece um mini tablet. Vou esperar o 930 mas não gostei muito do corpo dele, a tela e a traseira saltam um pouco do corpo fazendo com que tenha quase 1cm de espessura, o que é muita coisa para um smartphone high-end hoje em dia. De resto ele é perfeito.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2014-05-16T11:15:03  

      idem

  • Werlleson Castro
    2014-05-16T09:02:26  

    Só toco meu 920 por esse 930 , ta top demais!!!!!!

    recentes

    populares

    • Werlleson Castro
      2014-05-16T09:02:26  

      Marcelo Fiuza, amigo acho q vc não entendeu, eu trocaria o 1020 com o 930.

    recentes

    populares

    • Werlleson Castro
      2014-05-16T09:02:26  

      Eu já tive um 808 e tinha 16Gb internos eu tinha músicas, vídeos feitos com ele, e fotos em 41mpx e sempre estava sobrando uma vaguinha, o lance é que tinha q descarregar os arquivos com muita frequência, depois peguei o horrível L800 não fiquei 2 meses com ele rs, dps fiquei com o 920 esse sim supria minhas necessidades em questão de espaço, mas aquela coisa quanto mais espaço vc tem, mais você utiliza. Eu tenho um HD de 1Tb e está com uns 800gb eu já fico agoniado rsrsrs.

  • Joao Bruckner
    2014-06-19T17:30:12

    Celular muito bom Otimo celular Mas não compensa comprar no brasil Se voce tiver alguem pra mandar de outro lugar no mundo é bem melhor. Esse celular vai chegar no brasil Com o preço minimo de 2.500R$ a 3.000R$ Se voce quiser comprar mesmo. Sugiro um 1520

  • Marco Souza
    2014-06-12T08:41:12

    Foi adicionado uma terceira fileira e nao quarta.

  • Edgard Santos
    2014-05-25T17:00:55

    Quero um, quando os pre;os ficarem mais em conta. Senti firmeza neste modelo.

  • Bruno
    2014-05-15T16:33:20  

    Decepciona apenas a impossibilidade de expansão da memória com um cartão de memória, assim como o provável preço no Brasil...

    recentes

    populares

    • Bruno
      2014-05-15T16:33:20  

      Confesso que fiquei um pouco triste pela ausência do slot pra cartão de memória (que eu usaria para fotos e videos). Mas mesmo assim, pretendo compra-lo ano que vem.

    recentes

    populares

    • Bruno
      2014-05-15T16:33:20  

      David Coelho basta não usar xing ling. Uso cartões de 32 ou 64 gbs desde os tempos de N-95 e lentidão nunca foi algo presente nos meus aparelhos. Alem dos nokias tive Galaxy S3, Galaxy Note 2 e Xperia Zq e em todos eles a memoria de 16 gbs interna foi complementada por um cartão de 64 gbs tranquilamente. Esse 930 com 32 gbs não me interessa exatamente por isso. Já fico irritado com meu 1020 de 64 gbs, imagina com metade disso? Nem pensar!!!!

  • Marcelo Colombo
    2014-05-20T18:09:22

    Eu curto muito os lumias em geral, Design, câmeras, mídias no geral, desempenho e etc, porém fazer celulares que são ótimos (930 e 1520) de tela FullHD e não ter um player de vídeo que rode extensões como: mkv e não lê legenda .srt isso é uma falta de respeito, até o 808 q eu tinha lia mkv e .srt, com uma delas dessas isso deveria ser indispensável.

  • Áquila Busman
    2014-05-19T21:56:47

    Não há oque falar sobre o aparelho, simplesmente impecável! Pontos negativos, não tem o glance e o mais "grave", não tem o duplo clique pra ligar a tela. A Nokia no Brasil tbm é preta e branca infelizmente, fiquei apaixonado pela cor laranja e verde desse aparelho :/ Por último, o preço que vai ser salgado, mais é infinitamente melhor dar 2599 nesse aparelho, um smartphone premium como poucos, do que na garrafa pet reciclável chamada Galaxy S5. Apesar dos pesares, fico entre ele e o Lumia 1520.

  • Gustavo Braga
    2014-05-16T23:34:26

    Eu fico impressionado, com celular tão bacana pode vir por um preço tão caro, normalmente tudo é culpa de impostos, mas nenhum imposto justifica 200%+ de aumento no preço, a exemplo do Playstation 4, ele era vendido a 4 mil reais, sendo que se vc importar o mesmo produto, pagar taxas de importação, não sai no preço que ele é comercializado no país... Espero que tenhamos surpresas positivas no Lumia 930.

  • Fernando Silva
    2014-05-16T21:32:03

    Eu fiquei muito impressionado com este Lumia 930. Acho que em 2015 vou comprar um desses. Show de bola ele.

  • David Coelho
    2014-05-16T11:33:54

    Esse aparelho vai custar muito caro aqui no Brasil. O Lumia 1520 custa $549 (USA) e R$ 2.599 (BR). E o Lumia 930 será vendido por $599 (USA) imagine quanto ele custará aqui. Beirando uns R$ 2.999 com certeza.

  • Fainer Guarda
    2014-05-15T16:37:28  

    Daqui a pouco a Nokia vai estar igual a samsung, lançando um Smartphone por semana rs kkkkk

    recentes

    populares

    • Fainer Guarda
      2014-05-15T16:37:28  

      Com essa qualidade ela pode lançar um modelo por dia... Diferente da Samsung que só tem porcaria... E o Android que não vale nada...

    recentes

    populares

    • Fainer Guarda
      2014-05-15T16:37:28  

      Que comentário mais ridículo cara, a Nokia já demora tanto pra lançar um smarth, aff, vc fala isso bem pq não curte MS e Nokia.

  • Arlison Santos
    2014-05-15T21:53:27

    E a imparcialidade? Alguém viu ao menos o corpo?

  • Marcelo
    2014-05-15T16:01:02

    concordo que no dia a dia a diferença nem vai ser percebida.. mas o upgrade foi grande sim.. processador bem melhor.. camera.. memoria RAM.. tela... e não entendi que "geração passada" é essa que tinha a tela ruim.. o 920 ja tinha uma tela HD em 4,5".. o que da 331ppi vc deve ta condunfindo com o 820... :S