Celular

14/05/2014 09h19 - Atualizado em 14/05/2014 09h19

Testamos o Moto E: novo smart da Motorola eleva patamar de 'baixo custo'

Allan Melo
por
De São Paulo

O novíssimo Moto E chega às lojas brasileiras nesta quarta-feira (14), em duas versões: uma dual chip, a R$ 529, e outra dual chip com TV Digital, a R$ 599. A proposta é que ele seja uma opção sedutora de primeiro smartphone para muita gente, oferecendo qualidade, estilo e boa experiência de uso. Porém, com tais configurações, será que vale mesmo a pena investir no novo smart? Vamos às primeiras impressões:

Veja também; Motorola lança Moto E com TV digital e Moto G com 4G

Moto E  (Foto: Allan Melo/ TechTudo)O Moto E já está à venda no Brasil; vale a pena comprar o novo smartphone? (Foto: Allan Melo/ TechTudo)



A comparação com o modelo "irmão" Moto G é inevitável. Além da pouca diferença no preço (R$ 50 entre o modelo E mais caro e o G mais barato), o design de seu corpo é muito parecido.  A tela frontal de ambos não possui botões físicos, e os botões de bloqueio de tela e volume também ficam nas laterais. Além disso, a capinha traseira é destacável, para personaliza-lo com a cor e estilo que preferir.

O Moto E, entretanto, tem uma tela menor, mas longe de ser considerada pior: seu display de 4.3 polegadas é um dos maiores entre os smarts desta faixa de preço. Além disso, ela é protegida com vidro Gorila Glass e proteção contra respingos (útil para dias de chuva), mas o vidro é bem reflexivo a fontes de luz como o sol.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)O Moto E possui uma tela de 4,3 polegadas, com proteção de vidro Gorila Glass (Foto: Allan Melo/ TechTudo)





Por outro lado, sua visibilidade não é prejudicada por isso. O fato de o display ter um ótimo brilho e um tratamento especial para ampliar sua visibilidade quando usado de lado, por exemplo, aliviam este desconforto do reflexo. E com 256 pixels por polegada, ele tem a melhor resolução da categoria, chegando perto de smarts top de linha de tempos atrás.

Ainda na frente, é interessante ver o alto falante nesta posição, e isso até faz sentido: fica bem mais fácil ouvir a programação da TV, ou conversar no viva voz, com o som sendo jogando pra frente, e não para trás. Para reduzir o ruído ambiente, ainda, há um microfone no topo do telefone.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)Assim como o Razr D1, o Moto E também possui entrada para TV (Foto: Allan Melo/ TechTudo)



Moto E ou Moto G, qual smart comprar? Troque ideias no Fórum

Por falar em assistir à TV, o Moto E vem com uma antena para ampliar a captura do sinal, que, assim como o Razr D1 com TV, é conectada no fone de ouvido; e ele tem alguns truques. A primeira é que se o local que você estiver possuir um bom sinal, ele é dispensável.

Depois, se você optar por acopla-lo, pode conectar o fone de ouvido na outra ponta ou ouvir o som da TV pelo alto falante. Ainda assim, o próprio fone pode ser usado como antena. Porém, vale ressaltar: a qualidade do som deles é bem precária.

Tanta vantagem em um smartphone, entretanto, tem o seu preço: a sua câmera de 5 megapixels não faz milagre, mas é suficiente para fotos comuns, sem grandes exigências. Fotos noturnas? Esqueça: ele nem tem flash. E nem perca tempo procurando o sensor frontal para videochamadas. Selfies, só com a câmera traseira virada.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)A câmera do Moto E, de 5 megapixels, não é um ponto favorável do smart (Foto: Allan Melo/ TechTudo)



Por outro lado, o Moto E tem muito potencial para agradar quem critica os smarts por suas baterias. Por razões óbvias não pudemos testá-la, mas uma conversa informal com executivos revelou que ele aguenta um dia intenso de uso até a noite, ou até a hora de dormir com uso moderado. Pudera: o processador Snapdragon 200 consome poucos recursos da sua bateria gigante de 1.950 mAh, maior que a do iPhone mais moderno.

No sistema, assim como os lançamentos mais recentes, o Moto E tem um Android limpo, com poucas modificações. As pequenas melhorias da Motorola, ainda, podem ser rapidamente atualizadas pela loja Google Play, não dependendo de operadoras ou grandes ajustes no sistema. Por tal estratégia, inclusive, a empresa consegue efetivamente implementar atualizações e correções com mais rapidez que o próprio Google, criador do sistema.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)O smart possui o nodo alerta como um dos seus recursos exclusivos (Foto: Allan Melo/ TechTudo)


Dentre os poucos recursos exclusivos, o modo alerta é um que definitivamente chama atenção. Ele pode ser acionado pelo botão de desbloqueio a qualquer momento, avisando algum familiar sobre a localização da pessoa (ideal para casos inesperados de saúde ou idosos perdidos na rua, por exemplo).

Outro recursos muito legal é a chamada inteligente, que detecta automaticamente a operadora do número que você pretende ligar e te sugere o melhor chip, que menos vai te fazer gastar dinheiro, para efetuar a ligação. Ele pode ser completamente personalizado, atuando ativamente ou manualmente a cada chamada ou em determinados contatos.

Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)A chamada inteligência é outra opção benéfica oferecida pelo Moto E (Foto: Allan Melo/ TechTudo)



Com apenas 4 GB de memória interna, o Moto E não é lá uma máquina. Roda todos os jogos casuais muito bem, além de rodar os apps mais famosos com uma ótima performance. E a entrada microSD, capaz de receber cartões de até 32 GB, pode dar uma boa aliviada para guardar músicas, fotos e vídeos.

Com tal combinação, é perceptível que o Moto E se faz de "baratinho", mas é um smartphone intermediário da geração passada. A diferença é que tais configurações agora invadem o terreno dos telefones de entrada, elevando o patamar da categoria com uma performance digna, decente. O diferencial perante os mais antigos, entretanto, é o Android mais novo, limpo, leve e que de fato será atualizado. Ótima aposta, Motorola!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Walmilan
    2014-10-31T11:39:30

    o motorola moto e roda clash of clans?

  • Marcos Silva
    2014-10-29T17:55:34

    MINHA RESPOSTA É PARA ESTA CRIATURA LEANDRO DUPRET

  • Leandro Dupret
    2014-05-15T01:14:30  

    Celular de pobre

    recentes

    populares

    • Leandro Dupret
      2014-05-15T01:14:30  

      Pobre pode trabalhar e ganhar dinheiro, agora um asno deixar de dizer asneiras é mais complicado....

    recentes

    populares

    • Leandro Dupret
      2014-05-15T01:14:30  

      Queeeerrrrrriiiiiiiddddo , você já viajou algum dia pelo menos na executiva em alguma viagem internacional ? Se a resposta for não , nem precisa se dar ao trabalho de falar qualquer coisa . Conheço pelo menos 37 países além do meu país e nem tô aí pra celular top , de entrada ou intermediário criatura . Eu sei quem sou, viajo sempre que posso na executiva ou quando a grana deu alguma vez de primeira classe, Queeeeerriiiiiiiido e jamais trocaria toda experiência que consegui viajando e conhecendo outras pessoas diferentes de mim , por um celular de rico como o seu, CRIATURA

  • Elson Melaceta
    2014-05-14T15:22:33  

    esperem até o final do ano quando os concorrentes vão revidar que o preço cai pra R$400

    recentes

    populares

    • Elson Melaceta
      2014-05-14T15:22:33  

      No magazine luiza sem as capas já ta uns quatrocentos e sei la o que

  • Cynthia Rosa
    2014-05-14T16:12:57  

    Achei ele interessante, pena que erraram e um dos pontos principais ..a camera , pelo menos se tivesse flash ainda passava meio qe despercebido o fato de nao ter camera frontal .. mas pra qem nao liga mt pra fotos , e uma boa pedida !

    recentes

    populares

    • Cynthia Rosa
      2014-05-14T16:12:57  

      Eu vou comprar o Moto E assim que puder

  • Vania Diniz
    2014-05-14T17:31:42  

    So gostaria de saber se essa tela Gorila Glass eh realmente gorila Glass , pois o Moto G diziam que era um Gorila Glass 3 que nao quebrava era anti risco e bla bla bla e nao é nada disso pois comprei um e com menos de 1 mes o proprio quebrou dentro do meu bolso e ate hoje nada resolveram dizem que foi mau uso, bem se nao se pode usar o celular no bolso é melhor nao ter né

    recentes

    populares

    • Vania Diniz
      2014-05-14T17:31:42  

      No youtube tem vários vídeos de testes, vi um video agora, que a tela do moto E foi mais resistente que a do motoG

  • Valter Feitosa
    2014-05-14T23:44:28  

    Conseguiram piorar o aparelho, agora não tem camera frontal , Flash e era melhor ter colocado uma antena que nem os aparelhos da Samsung e Lg .

    recentes

    populares

    • Valter Feitosa
      2014-05-14T23:44:28  

      Não deixa de ser o melhor aparelho de sua categoria, Moto E é um aparelho emergente (para pessoas com poca grana) e nenhum aparelho emergente tem câmera frontal e flash.. exemplo é os Galaxy Y e LG L3.. porem Moto E da uma surra em todos os aparelhos do mesmo seguimento, tem tudo, é a prova d'água, Radio FM, TV Digital, entrada para cartão SD até 32gb e alem de ter a ultima versão do Android e com a atualização garantida até a próxima versão ")

    recentes

    populares

    • Valter Feitosa
      2014-05-14T23:44:28  

      Mas é um aparelho pra pessoas que não tem muito dinheiro... por $599 reais um IPhone 5s?

  • Moisespaulino Passos
    2014-05-14T16:45:01  

    Alguem ja ouviu falar xperia da sony. Sao fantasticos

    recentes

    populares

    • Moisespaulino Passos
      2014-05-14T16:45:01  

      Josézin Ferracin Com toda certeza não ira se arrepender, eu estava olhando alguns vídeos no youtube e fiquei de boca aberta com o desempenho do aparelho :o

    recentes

    populares

    • Moisespaulino Passos
      2014-05-14T16:45:01  

      Meu pai tem um Xperia, é sensacional também

  • Jane Muller
    2014-05-14T16:39:44  

    OQUE EH ISSO: motorola????? coisa passada..que SE DESVALORIZA, NADA DE NOVIDADE.....AAFFFF A SAMSUNG SO SE QUEIMA POR TER O MATERIAL DOS CELULARES FEITO DE PAPELAO.....MAS AS FUNCOES SAO DE BATER EM TODOS!

    recentes

    populares

    • Jane Muller
      2014-05-14T16:39:44  

      Celulares bons sao os que GANHAM VALORES NO MERCADO! SE O SAMSUNG DE VCS TRAVAM EH PORQUE FORAM COMPRADOS NO BRAZIL! O MEU DA EUROPA NUNCA TRAVOU..ADOORO SAMSUNG!!! OQUE EH motorola FORA DO BRAZIL??? N---A---D---A....ZE NINGUEM!

    recentes

    populares

    • Jane Muller
      2014-05-14T16:39:44  

      Sabe de nada inocente, você já testou?

  • Saledo Mistrale
    2014-07-19T03:24:46

    Gostei, brevemente vou comprar o Moto E, pois não sou muito de tirar fotos, gosto de sistemas rápidos, das capas diferentes, desse sistema de chamada inteligente, da tela do Motorola alerta, da TV digital com antena, servirá para me entreter, e principalmente de a bateria durar o dia todo com moderação... Só tenho duas críticas a fazer: 1- Mesmo que eu não seja de tirar muitas fotos, eu gostaria que houvesse mais megapixels na câmera e um flash. 2- Muita gente como eu, necessita de um pouco mais de memória para aplicativos e tal(mesmo que seja possível colocar mais cartões SIM)fora isso amei

  • Renato Augusto
    2014-07-16T22:46:13

    to esperando um smart com android 4.4 com 5 ou 8 mega pix . de 4 ou 16 GB com internete 4G camera prontal para video conferencia E entrada micro sd com acesso Root ou que app passa ser movido para o cartão sem acesso root serra que este esmart existe?

  • Jorge Henrique
    2014-07-03T07:02:31

    Caros amigos, comprei um MOTO G 16GB, pagando apenas R$ 799,00. Sinceramente, compraria uns 5 de reserva. Celular excelente, de otimo custo beneficio, camera boa , processador show de bola. Agora, se quiser comprar um iphone 4, 5 para se amostrar pros outros aí é contigo mesmo.

  • Erick Biaso
    2014-05-15T09:09:18  

    Moto E é um celular bom e barato, mais pela pouca diferença de preço ainda acho o moto G mais negocio, mais temos que dar parabens a Motorola, depois que o Google comprou a filosofia deles mudaram e muito, fizeram 3 linhas de aparelhos para atender todos os gostos e bolsos, e de quebra deu um tapa na cara de samsung e afins mostrando que para se fazer um celular decente, não precisa lançar uma dezenas de galaxys da vida com hardware ruins e defasados, agora nas mãos da lenovo parece que essa filosofia ira se manter, certeza que irá vender muito !

    recentes

    populares

    • Erick Biaso
      2014-05-15T09:09:18  

      Atualize se. Motorola não é da google. É da LENOVO, fazem 4 meses. Abs amigo.

  • Carlos Madruga
    2014-05-14T18:26:24  

    Aposto que num país governado por gente seria e aonde os empresários não tem influencia nenhuma no governo o preço deva chegar se muito a 150 dolares,mas aqui o páis da ganancia burra não pode vender a preço justo.

    recentes

    populares

    • Carlos Madruga
      2014-05-14T18:26:24  

      US$ 129 nos EUA

  • Pedro Leonel
    2014-05-14T15:43:31  

    Cara todos os aparelhos que eu vejo dual chip não prestam principalmente quando usa um chip de cada operadora se alguem souber de algum preste por favor me diga

    recentes

    populares

    • Pedro Leonel
      2014-05-14T15:43:31  

      Tenho razr D3 estou com ele à 6 mês nunca deu problemas .

    recentes

    populares

    • Pedro Leonel
      2014-05-14T15:43:31  

      Samsung dual chip... show. Duas operadoras e funciona perfeitamente. Ajudei?

  • Thiago Gonçalves
    2014-05-15T08:53:00  

    o novo lumia 630 é muito melhor que esse celular!

    recentes

    populares

    • Thiago Gonçalves
      2014-05-15T08:53:00  

      Lumia 630 é um aparelho intermediário, portanto é um concorrente ao Moto G e não E, e esse Lumia 630 está caro com um sistema sem aplicativos!

    recentes

    populares

    • Thiago Gonçalves
      2014-05-15T08:53:00  

      da pra comprar um 630 por uns 600 reais.. sistema sem aplicativos? quais apps importantes que o WP nao tem ?

  • Ismael França
    2014-05-14T16:15:50  

    prefiro meu LUMIA 520 .

    recentes

    populares

    • Ismael França
      2014-05-14T16:15:50  

      de coração , te desejo boa sorte !

    recentes

    populares

    • Ismael França
      2014-05-14T16:15:50  

      "android" kkkkkkkkkkkkkk o 520 tb é resistente a riscos, e TV é sacanagem... pra que um celular com tv? pra ver Malhação? HAEUHAEUAEH

  • Guilherme Silva
    2014-05-14T21:30:18  

    Seria até uma boa opção se fosse pelo menos DUAL CORE

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2014-05-14T21:30:18  

      mas o Moto E é dual-core

    recentes

    populares

    • Guilherme Silva
      2014-05-14T21:30:18  

      Jura? Se você prestasse um pouco de atenção viria que ele é DUAL CORE.

  • Robinson
    2014-05-15T20:01:54  

    Sem 4 G não me interessou muito...já nasceu defasado...

    recentes

    populares

    • Robinson
      2014-05-15T20:01:54  

      é um aparelho low-end (Baixo custo) e para isso tem o novo Moto G com 4G ")

    recentes

    populares

    • Robinson
      2014-05-15T20:01:54  

      Moto G 4G por 800 reais...não, obrigado...prefiro comprar uma tv com esse dinheiro todo...fico por enquanto com meu Galaxy Y TV mesmo...

  • Amarildo Oliveira
    2014-05-14T21:06:02  

    e melhor comprar um moto g!to super satisfeito!

    recentes

    populares

    • Amarildo Oliveira
      2014-05-14T21:06:02  

      Moto G é um pouco mais cara .-.

    recentes

    populares

    • Amarildo Oliveira
      2014-05-14T21:06:02  

      caro*

  • Marcelo Rocha
    2014-05-15T09:05:57  

    tenho um Moto G, estou satisfeito com o meu..muito bom

    recentes

    populares

    • Marcelo Rocha
      2014-05-15T09:05:57  

      Comprei um Moto G essa semana e atendeu bastante minha necessidade. Muito bom mesmo!

    recentes

    populares

    • Marcelo Rocha
      2014-05-15T09:05:57  

      Também tenho um, o "Music Edition" é incrível!

  • Sow Baio
    2014-05-15T10:16:10  

    Prefiro o meu moto x... Sensacional

    recentes

    populares

    • Sow Baio
      2014-05-15T10:16:10  

      Moto E é um aparelho emergente, mas o Moto X é realmente sensacional!

  • Thalles Vinicius
    2014-05-15T10:05:36

    Pode ser bom, mas sob o ponto de vista estético não me agrada.

  • Joao Mendes
    2014-05-15T08:52:51

    Moto E tem um Android limpo , só isso é melhor que as bomba da Samsung cheio de lixos , tenho um e Samsung nunca mais na vida

  • Renan Souza
    2014-05-14T17:35:57  

    Odiava a Motorola, era uma empresa mt atrasada em relação as outras, mas hoje, na minha opinião está acima da maioria. Apresenta novidade com bom custo e benefício. Nota 10..

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-05-14T17:35:57  

      Quem revolucionou os celulares foi a motorola rpz. Lembro ainda do meu V3 que era o celular do momento em 2005 !!! asauhsuahsuahsuahs .