Internet

08/05/2014 12h05 - Atualizado em 08/05/2014 15h49

Twitter vai ajudar a medir a audiência dos programas de TV com o Ibope

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O que você tuíta sobre os programas da TV do Brasil será medido pelo Ibope em breve. O microblog e o Ibope Media anunciaram nesta quinta-feira (8) uma parceria para medir além da audiência dos conteúdos na televisão, incluindo também engajamento dos programas na Internet. A iniciativa recebeu o nome de IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR) e os dados sobre o país devem estar disponíveis ainda em 2014.

Amazon lança sistema de compras pelo Twitter; entenda como funciona

Índice usará dados do Twitter para medir o alcance dos programas de televisão na rede social (foto: Reprodução)Índice usará dados do Twitter para medir o alcance dos programas de televisão na rede social (foto: Reprodução)

A ideia é que o ITTR seja uma métrica padrão que reflita o alcance e o engajamento dos telespectadores no microblog. Ele será baseado em conversas sobre TV feitas no Twitter e deve ser usado também como índice para anunciantes.

Dados do Ibope Media revelam que 54% dos internautas brasileiros assistem TV ao mesmo tempo em que usam a Internet e – entre eles – 38% comentam sobre o que estão assistindo na televisão. “O ITTR é a consequência natural do crescente engajamento da audiência televisiva nas redes sociais”, avalia o diretor-executivo do Ibope, Orlando Lopes.

O Ibope Media será o responsável pela implementação do ITTR no Brasil, que será feita em modelo freemium, com dados e funções básicas disponibilizadas gratuitamente para consulta de todos. Quem quiser ter acesso a mais informações - como empresas de mídia, canais de TV e agências - poderá adquirir pacotes de serviços pagos, cujos detalhes ainda não foram revelados.

"A experiência de assistir TV continua evoluindo e as emissoras e anunciantes têm cada vez mais nos solicitado um referencial comum para medir o engajamento de sua programação", explica Guilherme Ribenboim, Diretor Geral do Twitter Brasil. o executivo acredita que a novidade vai ajudar a atender essa demanda.

A expectativa é que o índice se expanda por toda a América Latina e países como a Argentina e Colômbia devem recebê-lo em 2015.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares