Internet

16/06/2014 10h33 - Atualizado em 16/06/2014 10h34

Aplicativos de Firefox OS vão rodar no Android

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os aplicativos para Firefox OS vão rodar como se fossem programas nativos de Android nos aparelhos equipados com o sistema operacional móvel do Google. A própria Mozilla confirmou que os programas não serão bloqueados para serem utilizados somente nos dispositivos com a sua própria plataforma.

Firefox lança versão 30 com botão de favoritos e novidades para Android

Aplicativos do Firfox OS rodarão de forma similar no Android (Foto: Reprodução/Mozilla)Aplicativos do Firefox OS rodarão de forma similar no Android (Foto: Reprodução/Mozilla)


Os aplicativos para Firefox OS são, basicamente, somente web apps. Ou seja, são construídos basicamente em Java Script e HTML5, o que permite que eles sejam rodados também em navegadores web. Para quem instalar o Mozilla Firefox 29 no Android, será possível rodar os Open Web Apps (OWA) no celular.

E o melhor de tudo: eles não são exclusivos dos browsers. Os aplicativos instalados a partir do Firefox OS Marketplace são tratados como programas nativos, ganhando ícones no launcher e na tela principal, podendo até mesmo ser desinstalados pelo menu e rodar normalmente.

Qual é o seu navegador de Internet preferido? Comente no Fórum do TechTudo.

Obviamente, a performance deve ficar um pouco abaixo dos aplicativos realmente nativos, porém, ainda assim, muitos desenvolvedores podem gostar da ideia de construir apenas um aplicativo para que ele possa rodar em múltiplas plataformas.

Veja um vídeo explicando o conceito:


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Djan Marsiglia
    2014-06-16T14:51:58

    Favor corrigir: Já rodam! Testei semana passada e funciona sem qualquer problema. Basta instalar o Firefox pelo Google Play e acessar o Market dentro do navegador. Tudo que ali estiver pode ser instalado. E vai criar ícones tanto no App Drawer quanto na Home do Android.