Jogos de RPG

08/06/2014 10h30 - Atualizado em 19/10/2017 15h04

Bastion e Tengami: conheça os jogos indie mais bonitos para iOS

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Arte e videogames estão diretamente ligados. Desde a escolha da cor do primeiro pixel até como será a interação com o jogador, os videogames são arte. Isso pode ser melhor percebido nos jogos indie. O iOS, em especial, tem virado terreno fértil para o experimentalismo e a criatividade. Confira agora 10 jogos inspirados e impregnados de conceitos artísticos.

- Bastion

Bastion é um jogo de ação e RPG de console com versão para iPad (Foto: Divulgação)Bastion é um jogo de ação e RPG de console com versão para iPad (Foto: Divulgação)

Já pensou se todo jogo tivesse um narrador “badass” com ótimas tiradas para tudo que você fosse fazer? Em Bastion, um narrador contará de forma excepcional a jornada de um pequeno garoto na busca de pedras que possam salvar o mundo. Apesar disso, Bastion não é só isso. Ele é também um game de ação e um RPG com um visual incrivelmente bonito, onde o cenário vai se formando enquanto a personagem caminha. O game é indicado para qualquer pessoa, mas principalmente para jogadores de games antigos da era 16bits. Lançado originalmente para Xbox360, o jogo chegou ao iOS em 2012, adicionando bons controles e mantendo toda a qualidade das versões para console.

- Monument Valley

Arte está na essência de Monument Valley (Foto: Divulgação)Arte está na essência de Monument Valley (Foto: Divulgação)

Poucos jogos empregam tanta arte visual no conceito da jogabilidade como Monument Valley. O game é literalmente um desenho M.C. Escher em que uma personagem percorre os cenários “impossíveis” resolvendo enigmas de ilusão de óptica. O resultado é ainda mais incrível, graças a sutileza dos puzzles sempre mais elaborados a cada nível. O título é curto, mas oferece diversão suficiente para justificar o conceito. Quando alguém perguntar se videogame é arte, pegue o iPhone e apresente Monument Valley.

- Year Walk

Horror e Folclore sueco são os temas de Year Walk (Foto: Divulgação)Horror e Folclore sueco são os temas de Year Walk (Foto: Divulgação)

Year Walk é um jogo de terror baseado em lendas do folclore sueco. O game parece uma animação independente com efeitos simples, mas traz uma atmosfera sufocante. Para isso, cabe ao jogador desvendar os mistérios da “caminhada de um ano”. O jogo alterna momentos de exploração com sustos e a presença de criaturas estranhas. Os puzzles são um pouco elaborados e exigem a memorização. Year Walk é um dos poucos jogos para smartphones e tablets que tem um companion app. Nele, o jogador pode encontrar mais informações sobre o significado de cada símbolo.

- Superbrothers: Sword and Sworcery Ep

Aventura e magia com uma trilha sonora incrível (Foto: Divulgação)Aventura e magia com uma trilha sonora incrível (Foto: Divulgação)

Com o áudio desligado, Superbrothers: Sword and Sworcery EP pode parecer um simples adventure minimalista. Entretanto, esse é um daqueles games onde é obrigatório jogar com fones de ouvido. Isso porque o áudio oferece 70% da parte de experiência do jogo. Músicas belíssimas, acompanhados de excelentes efeitos sonoros darão o clima e a aventura de uma garota cita (antigo povo iraniano) com espada e escudo. O jogo possui passagens épicas com batalhas incríveis e de grande intensidade. Os comandos e os momentos de descoberta são umas das melhores sacadas do game, fazendo o jogador precisar usar a imaginação para transpor alguns obstáculos.

- Device 6

Literatura e videogame se unem como nunca se viu antes em Device 6 (Foto: Divulgação)Literatura e videogame se unem como nunca se viu antes em Device 6 (Foto: Divulgação)

Em Device 6, você é Anna: uma garota que está tentando escapar do confinamento em uma ilha. A parte curiosa e, ao mesmo tempo, artística, é que tudo acontece nas páginas de um livro interativo. Durante as passagens mais tensas da “leitura”, haverá uma presença maior do áudio, com sons estranhos e a conversão do texto para apenas uma única linha, aumentando o suspense e tensão. Ainda durante essas passagens, o jogador será levado a virar o aparelho para continuar a narrativa. Isso dá um senso de desorientação, fazendo você se perder nas páginas de Device 6. Como era de se esperar, o game alterna momentos de leitura com puzzles inovadores.

- Super Hexagon

Super Hexagon é um dos jogos mais difíceis da App Store (Foto: Divulgação)Super Hexagon é um dos jogos mais difíceis da App Store (Foto: Divulgação)

Super Hexagon é um jogo onde você deve guiar uma pequena seta para desviá-la de todas as barreiras que adentram em um pequeno hexágono. O título de proposta simples - e visual mais simples ainda - revela um desafio viciante. A desvantagem é que o usuário vai precisar ficar olhando para tela por muito tempo. Com isso, o jogador poderá se perder em meio a uma ilusão de óptica e acabar esquecendo alguma barreira.

- Eliss Infinity

Eliss Infinity tem desafios simples e músicas viciantes (Foto: Divulgação)Eliss Infinity tem desafios simples e músicas viciantes (Foto: Divulgação)

Eliss Infinity é outro jogo com conceitos artísticos e visual minimalista. Nele, você vai encontrar uma proposta sensorial simples, unindo jogabilidade via touchscreen, com música no estilo 8 bits e formas geométricas. Tudo parece muito básico e fácil, mas, como uma pintura abstrata, é fácil se perder na experiência. Não estranhe baixar o game e passar horas sem perceber. O melhor de tudo são os efeitos sonoros e a música que combinam perfeitamente. Essa é a segunda versão de Eliss e, além do modo normal, onde você encara puzzles em sequência, o game apresenta um modo infinito.

- Tengami

Tengami é uma aventura que acontece em um livro de dobraduras (Foto: Divulgação)Tengami é uma aventura que acontece em um livro de dobraduras (Foto: Divulgação)

Tengami é outro jogo que relaciona princípios artísticos com jogabilidade. No comando de um nobre samurai - que não deseja ver sua estória acabar -, o jogador deve passear pelas páginas de um livro de dobraduras. Para movimentar o personagem, basta tocar em qualquer lugar da tela, mas, para resolver os puzzles, é necessário virar várias páginas, literalmente. O jogo tem pouco mais de uma hora de duração, mas os puzzles são um pouco complexos. Tengami está todo em português.

- Badland

Badland é um Flappy Bird muito mais artístico (Foto: Divulgação)Badland é um "Flappy Bird" muito mais artístico (Foto: Divulgação)

Pouco antes da mania Flappy Bird inundar a App Store, Badland demostrou como esse estilo pode se desdobrar em uma jogabilidade encantadora. A estranha criatura guiada pelo jogador pode mudar de tamanho repentinamente para passar pelos mais variados locais e até resolver puzzles rápidos. Badland destaca-se pela possibilidade de jogar com outras pessoas em modo cooperativo.

- Leo’s Fortune

Leos Fortune é um jogo de plataforma e Puzzle com jogabilidade e gráficos incríveis (Foto: Divulgação)Leo's Fortune é um jogo de plataforma e Puzzle com jogabilidade e gráficos incríveis (Foto: Divulgação)

Leo’s Fortune é um jogo de plataforma como poucos para iOS. Com uma beleza ímpar, o game apresenta os desafios e os puzzles com uma jogabilidade simples e refrescante. Um dos destaques é a narrativa com ótima interpretação por parte dos dubladores. Além disso, os gráficos são incríveis: chegam a ser fotorealistas em alguns momentos, apesar do caráter fantasioso do game. Neste aqui, você comanda uma pequena bola de pelos - chamada Leopold - que está em busca do tesouro roubado. É um jogo extremamente recomendado para os fãs do gênero plataforma, principalmente, se você já jogou Sonic.

Quais são os melhores jogos no Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares