Tablet

06/06/2014 07h15 - Atualizado em 06/06/2014 07h15

Chamadas de vídeo via holograma podem chegar a smartphones já em 2015

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Videochamadas utilizando hologramas 3D projetados no ar estão muito perto de virar realidade. Uma fabricante de chips já tem a tecnologia necessária para embutir o recurso em smartphones, e garante que os primeiros aparelhos poderão chegar tão cedo quanto em 2015. Confira como o processo deve funcionar.

AMD lança linha Kaveri de processadores de alto desempenho na Computex

iPhone 4s_ cara de surpresa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Chip com micro projetores poderá criar hologramas 3D no ar (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


A empresa Ostendo está desenvolvendo projetores minúsculos capazes de formar imagens com incrível resolução de 5 mil pixels por polegada, o suficiente para tornar uma imagem projetada no ar nítida de onde quer que seja avistada. Segundo o Wall Street Journal, que presenciou uma demonstração da tecnologia, o holograma consegue transmitir os movimentos da pessoa do outro lado da chamada com bastante estabilidade.

 Qual o melhor smartphone faixa de 600 reais? Comente no Fórum do TechTudo

No entanto, o produto atual ainda necessita de seis chips com projetores para conseguir controlar cor, brilho e ângulo de visão de raios de luz individuais em uma área de um milhão de pixels. A intenção, portanto, é encolher a tecnologia para caber em um único chip, cuja primeira versão deve ser lançada ano que vem, meses antes do produto final.

Segundo a Ostendo, o chip estreante será capaz de reproduzir hologramas 2D sobre qualquer superfície, como a própria mão do usuário. Depois de lançado o projetor 3D, o passo seguinte será incluir os microprojetores em todo tipo de dispositivo que necessita de tela, como TVs, smartwatches e até mesas.

Via Wall Street Journal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Macói Bolinha
    2014-06-06T12:30:43  

    É o futuro chegando!!! Que que tem a ver isso com hospitais e escolas? ISSO NÃO É CUSTEADO PELO BRASIL PELO AMOR DE DEUSNÃO VIAGEM!

    recentes

    populares

    • Macói Bolinha
      2014-06-06T12:30:43  

      é que enquanto não houver investimento em educação no Brasil, os brasileiros nunca terão acesso a esse tipo de tecnologia. com exceção do Silvio santos que retem para ele todo o dinheiro.

  • Victor Costa
    2014-09-10T15:52:26

    é um reto projetor aprimorado.

  • Valentim Valentims
    2014-06-06T11:02:39  

    LEGAL ESCOLAS E HOSPITAIS VÃO SER FABRICADOS QUANDO HEIN ?

    recentes

    populares

    • Valentim Valentims
      2014-06-06T11:02:39  

      no pais que se inventou isso já tem muitas escolas, hospitais e pessoas mais inteligentes que você

    recentes

    populares

    • Valentim Valentims
      2014-06-06T11:02:39  

      Isso não tem nada a ver com Tecnologia. Se você quer fazer tal pergunta vá até o Governo e faça. As pessoas da área de Tecnologia estão fazendo a parte delas criando inovações e tudo mais. Concordo com você que falta isso em nosso país, mas pergunte na área e nos setores corretos.

  • Rafael Lima
    2014-06-06T13:15:33  

    Assim...não querendo ser chato...mas o que isso vai mudar em nossas vidas??

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-06T13:15:33  

      Romarino Não é questão de ser animal. A questão é essa: O que isso pode mudar em nossas vidas?? Desde quando surgiu o celular, ninguém precisava ver a cara de ninguém em uma chamada e ninguém morreu ou evoluiu por isso, e agora por conta de um projeto que ainda não está rolando, vai continuar na mesma. Video conferencia não pegou e a vídeo chamada não funciona direito. Se o básico não funciona aqui no Brasil, não é isso que vai funcionar e, no mais, o que isso pode mudar nossas vidas?

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2014-06-06T13:15:33  

      Rafael para algumas pessoas muda sim e muito, eu mesmo posso conversar hoje com minha irma que mora no Japao por video chamada e isso funciona perfeitamente, e muito bacana poder conversar vendo a outra pessoa.

  • Rilton Damasceno
    2014-06-06T21:40:12

    Tem um Bot que invade as matérias do site, só pra comentar sobre saúde e educação. Pq são matérias que não tem nada a ver com politica ou a situação do País, mais sempre comentam de forma automática sobre isso.

  • Rodrigo Lopes
    2014-06-06T11:52:05  

    Elma Chips, sempre me surpreendendo, esses hologramas serão brindes dentro dos pacotinhos de chips?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lopes
      2014-06-06T11:52:05  

      Além da Elma Chips, essa tal de Kika também me surpreendeu... rs

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lopes
      2014-06-06T11:52:05  

      O cara não pode fazer uma simples tirada que já tem gente se ofendendo

  • Cristian Oliveira
    2014-06-06T18:59:43

    Na real que as novinhas vão ficar tdo eladinha em 3D kkk gostei mtooo disso !!!

  • Alessandro
    2014-06-06T17:37:38

    Holograma... 2D... em uma superfície ???? É cada uma que aparece... Pegaram um Galaxy Beam, melhoraram a qualidade do projetor e chamaram isso de holograma.

  • Eduardo Pereira
    2014-06-06T16:43:43

    No nosso 3G o holograma vai faltar braço, perna...kkkk

  • Eduardo Pereira
    2014-06-06T16:37:29

    Com o nosso 3G vai ficar pedaço do corpo faltando kkkkk

  • Gerson Compri
    2014-06-06T15:45:30

    Tudo evolui, principalmente em nano tecnologia, menos a classe política, que continuam arcaicos e o povo.............................

  • Moises Arqueiro
    2014-06-06T15:20:28

    Chega de ser penta. que venha o hexa!

  • Rogério Gomes
    2014-06-06T12:00:12  

    Enquanto isso a saúde e a educação no brasil???

    recentes

    populares

    • Rogério Gomes
      2014-06-06T12:00:12  

      Essa tecnologia está sendo inventada por uma empresa que não fica no Brasil, mas concordo que a educação por aqui está horrível, afinal só uma pessoa burra e sem educação viria fazer esse tipo de comentário em uma matéria como essa. À propósito, precisou de ajuda para digitar aqui???

    recentes

    populares

    • Rogério Gomes
      2014-06-06T12:00:12  

      A julgar pelo seu comentário a educação vai pior do que eu pensava...

  • Junior Krunn
    2014-06-06T15:04:40

    Acorda galera, isso é mais uma manobra de alguma empresa querendo lucrar alguns milhões (ou até bilhões) na bolsa de valores... holograma num smartphone? talvez daqui uns 50 anos. Isso me faz lembrar muito de como mta gente perdeu dinheiro nas empresas de Eike, e muita gente vai perder nesta empresa também...

  • Raja Casablanks
    2014-06-06T13:56:07

    para uma masturbação mais eficiente.vou encomendar os cremes de mão.

  • Maicon Silva
    2014-06-06T10:13:31  

    Ótimo avanço na Tecnologia. Espero que venha para o Brasil com fácil acesso a todos pois não é só avanço na Tecnologia e sim também em Segurança tecnológica entre outros.

    recentes

    populares

    • Maicon Silva
      2014-06-06T10:13:31  

      a tecnologia vem, mas o governo vai cobrar o olho da cara de imposto.

    recentes

    populares

    • Maicon Silva
      2014-06-06T10:13:31  

      Kenseiden Avanço na Tecnologia não quer Dizer Avanço do Brasil ! O que uma coisa tem haver com a outra.?

  • Waltencir Silva
    2014-06-06T14:10:57

    é o futuro, quando eu era garoto, me falavam que as coisas que aconteciam no strar trek como o celular(comunicador) a tela para falar com outras pessoas que hoje e a tela de led de 60 polegadas, o phaser que hoje já é realidade que são as armas a layser, e a comunicação através de hologramas agora é possível, só falta viajar pelo universo com velocidade de dobra, que na física é possível, só não conseguiram desenvolver a tecnologia, viva a ciência a única que salva os homens.

  • Marina
    2014-06-06T13:48:29

    Nem a videochamada normal não funciona ainda no Brasil, imagina a com holograma 3D!!

  • Otavio Neto
    2014-06-06T13:24:14  

    Você desce nos comentários para tentar ler algo útil sobre o tema da notícia mas só vê reclamação dos chatos de plantão. Putz que diabos a falta de escolas no Brasil ou o PT tem haver coma notícia? É muita maconha estragada na mente ...

    recentes

    populares

    • Otavio Neto
      2014-06-06T13:24:14  

      esses caras sem noção..agora tudo que aparece de novo falam das falhas do governo...nada a ve uma coisa com a outra...revltados com as coisas erradas

  • Moises Arqueiro
    2014-06-06T13:46:35

    Chega de ser penta. Que venha o hexa!

  • Erike Lima
    2014-06-06T13:41:13

    veja fotos e vídeos íntimos de famosas que vazaram na net como a Letícia do BBB 14, filha do Renato Gaúcho entre outras no site " KETY ON 10 " ( pesquise no google ) e se divirta !!!! ffffvvbnmjhgfdsa

  • Moises Arqueiro
    2014-06-06T13:36:51

    Chega de penta. Que venha o hexa!

  • Upp Milícia
    2014-06-06T13:36:07

    E quando der fora de área, o holograma vai mostrar a pessoa dormindo ou apertando a tecla de desligar, show de bolas.

  • Upp Milícia
    2014-06-06T13:34:35

    Ah, vai toma no cusol.

  • Alex Ribeiro
    2014-06-06T13:13:52

    Com todo o respeito, mas estou lendo os comentários aqui e tem gente comentando aqui nessa matéria pagando um absurdo por uma Internet de má qualidade, sendo que poderia estar gastando metade disso por um bom plano de saúde, reclamando por hospitais de má qualidade....