Internet

29/06/2014 08h00 - Atualizado em 29/06/2014 08h00

Como o Google Maps exibe territórios disputados em todo o mundo

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Em todo o mundo existem vários territórios que são alvos de disputas entre dois ou mais países. Isso pode gerar uma dor de cabeça para serviços de mapas como o Google Maps, que precisam dar informações precisas sobre os limites de cada nação a todo tipo de público. Mas, como resolver isso? A solução encontrada pelo Google foi mostrar mapas diferentes nas versões locais do Maps.

Google Maps (Foto: Reprodução)Google Maps (Foto: Reprodução)

O problema é tão grave que, em 2010, um erro no posicionamento entre as bordas da Nicarágua e Costa Rica quase iniciou uma guerra entre os dois países. Outro caso mais recente de disputa de território, a anexação da Crimeia pela Rússia, é mostrada de duas formas diferentes. Quem acessa a versão russa do site de mapas verá que o território aparece como sendo do país, mas na versão turca a anexação não é mostrada.

Ficou confuso? Muita gente fica, mas você não está sozinho.

Gerencie pesquisa, localização e YouTube no ‘Histórico da Conta Google’

Um projeto criado para o Open Internet Hack Day – um evento promovido em conjunto pela Mozilla, o MIT e a Knight Foundation – mapeou e documentou 12 territórios disputados e suas diferenças no Google Maps. Confira a lista:

1) Aksai Chin

Esse território é administrado pela China, mas é disputado pela Índia. A versão chinesa do Google Maps mostra o local como sendo deste país, enquanto a da Índia exibe como sendo parte do mapa indiano.

Território é mostrado como pertencendo a países diferentes no Google Maps (foto: Reprodução) (Foto: Território é mostrado como pertencendo a países diferentes no Google Maps (foto: Reprodução))Território é mostrado como pertencendo a países diferentes no Google Maps (Foto: Reprodução/Google Maps)


2) Arunachal Pradesh

Um dos 29 estados da Índia, também contestado pela China, que afirma que ele é parte do Tibet. As versões locais do Google Maps também mostram o território como sendo parte do próprio país.

Estado da Índia aparece como território chinês (foto: Reprodução) (Foto: Estado da Índia aparece como território chinês (foto: Reprodução))Território aparece como Chinês na versão local do Maps (Foto: Reprodução/Google Maps)


3) Azad Kashmir and Gilgit–Baltistan

O mesmo ocorre com outro território disputado pela Índia, desta vez pertencente ao Paquistão. O Maps mostra o local como integrante deste país, mas a outra versão exibe como parte da Índia.

Territórios são alvo de disputa entre Índia e Paquistão  (foto: Reprodução) (Foto: Territórios são alvo de disputa entre Índia e Paquistão  (foto: Reprodução))Território é alvo de disputa entre Índia e Paquistão (Foto: Reprodução/Google Maps)


4) Butão

O país possui cerca de 269 km² de fronteira com a China, um limite que não é corretamente demarcado. Essas diferenças se refletem nas versões locais do Maps.

Limite entre Butão e China é mostrado de formas diferentes (foto: Reprodução) (Foto: Limite entre Butão e China é mostrado de formas diferentes (foto: Reprodução))Limite entre Butão e China é mostrado de formas diferentes (Foto: Reprodução/Google Maps)


5) Crimeia

A soberania do território é alvo de disputas entre a Rússia e Turquia, depois da crise no início de 2014, e as diferenças são mostradas nas versões locais do serviço.

Mapas refletem disputa pelo território da Criméia (foto: Reprodução) (Foto: Mapas refletem disputa pelo território da Criméia (foto: Reprodução))Mapas refletem disputa pelo território da Crimeia (Foto: Reprodução/Google Maps)


6) Demchok

Mais um território disputado entre China e Índia. No local há um acampamento militar controlado pela Índia, mas que é mostrado como chinês em sua versão do Google Maps.

Acampamento é alvo de disputa entre China e Índia (foto: Reprodução) (Foto: Acampamento é alvo de disputa entre China e Índia (foto: Reprodução))Acampamento é alvo de disputa entre China e Índia (Foto: Reprodução/Google Maps)


7) Jammu e Caxemira

Essa província, localizada na Índia, já foi um principiado independente que hoje é disputada também pela China e Paquistão. O território é mostrado como sendo indiano em sua versão do Google Maps e como indefinido em outras versões.

Disputa pela Casemira é mostrada de formas diferentes no Google Maps (foto: Reprodução) (Foto: Disputa pela Casemira é mostrada de formas diferentes no Google Maps (foto: Reprodução))Disputa pela Caxemira é mostrada de formas diferentes no Google Maps (Foto: Reprodução/Google Maps)


8) Ilhas Senkaku

Este grupo de ilhas inabitadas estão localizadas no Mar da China Oriental e são controladas pelo Japão e disputadas por China e Taiwan, sendo mostradas como sendo de cada um desses países em suas versões do Maps.

Ilhas são alvo de disputa entre China e Japão (foto: Reprodução) (Foto: Ilhas são alvo de disputa entre China e Japão (foto: Reprodução))Ilhas são alvo de disputa entre China e Japão (Foto: Reprodução/Google Maps)


9) Vale de Shaksam

Um território administrado pela China mas cedido ao Paquistão e disputado pela Índia como sendo parte da Caxemira. É mostrado como parte desses países em suas versões locais do Maps.

Índia reivindica posse de território cedido ao Paquistão (foto: Reprodução) (Foto: Índia reivindica posse de território cedido ao Paquistão (foto: Reprodução))Índia reivindica posse de território cedido ao Paquistão (Foto: Reprodução/Google Maps)


10) Glaciar de Siachen

Um território localizado na fronteira entre Índia e Paquistão e mostrado como pertencente a cada um destes países no Maps.

Paquistão e Índia disputam glaciar (foto: Reprodução) (Foto: Paquistão e Índia disputam glaciar (foto: Reprodução))Paquistão e Índia disputam Glaciar (Foto: Reprodução/Google Maps)


11) Ilhas Spratly

Estas ilhas são reservas naturais de petróleo e gás natural, disputadas por China, Taiwan, Malásia, Filipinas e Brunei, mostradas como sendo pertencentes a cada um destes países nas versões locais.

Recursos naturais em abundância faz com que ilhas sejam disputadas por vários países (foto: Reprodução) (Foto: Recursos naturais em abundância faz com que ilhas sejam disputadas por vários países (foto: Reprodução))Recursos naturais em abundância faz com que ilhas sejam disputadas por vários países (Foto: Reprodução/Google Maps)


12) Vales de Tirpani e Bara Hotii

Mais uma área na longa lista de disputas entre China e Índia, mostrados como sendo parte integrante de cada um destes países em suas versões do Google Maps.

Soberania dos vales é disputada por Índia e China (foto: Reprodução) (Foto: Soberania dos vales é disputada por Índia e China (foto: Reprodução))Soberania dos vales é disputada por Índia e China (Foto: Reprodução/Google Maps)


Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deborah Monteiro
    2014-06-29T11:18:43  

    falto as malvinas, disputada pela Argentina e inglaterra

    recentes

    populares

    • Deborah Monteiro
      2014-06-29T11:18:43  

      Las Malvinas son y siempre serán británicas! No hay contestación.

  • Mengaço
    2014-06-29T18:29:10

    google em cima do muro kkkk

  • Weigler Godoi
    2014-06-29T16:18:47  

    Turquia disputando a Crimeia? É Ucrânia!

    recentes

    populares

    • Weigler Godoi
      2014-06-29T16:18:47  

      Já disse isso, mas parece que eles não querem corrigir... Deu até vontade de rir, pq a Turquia não tem nada a ver com a história, e eles metem ela.

  • Savio Monteiro
    2014-06-29T12:54:14

    Kd o mapa do Rio de Janeiro ai ???

  • Márcio Marta
    2014-06-29T11:57:11

    Bahrain não tem nada a ver com Brunei. Dá pra ver que quem produziu essa matéria em inglês e o tradutor nada entendem de geografia

  • Juan Sampaio
    2014-06-29T10:27:32

    Erro: a Crimeia não é disputada pela Turquia, e sim pela Ucrânia.