Em todo o mundo existem vários territórios que são alvos de disputas entre dois ou mais países. Isso pode gerar uma dor de cabeça para serviços de mapas como o Google Maps, que precisam dar informações precisas sobre os limites de cada nação a todo tipo de público. Mas, como resolver isso? A solução encontrada pelo Google foi mostrar mapas diferentes nas versões locais do Maps.

O problema é tão grave que, em 2010, um erro no posicionamento entre as bordas da Nicarágua e Costa Rica quase iniciou uma guerra entre os dois países. Outro caso mais recente de disputa de território, a anexação da Crimeia pela Rússia, é mostrada de duas formas diferentes. Quem acessa a versão russa do site de mapas verá que o território aparece como sendo do país, mas na versão turca a anexação não é mostrada.
Ficou confuso? Muita gente fica, mas você não está sozinho.
Gerencie pesquisa, localização e YouTube no ‘Histórico da Conta Google’
Um projeto criado para o Open Internet Hack Day – um evento promovido em conjunto pela Mozilla, o MIT e a Knight Foundation – mapeou e documentou 12 territórios disputados e suas diferenças no Google Maps. Confira a lista:
1) Aksai Chin
Esse território é administrado pela China, mas é disputado pela Índia. A versão chinesa do Google Maps mostra o local como sendo deste país, enquanto a da Índia exibe como sendo parte do mapa indiano.

2) Arunachal Pradesh
Um dos 29 estados da Índia, também contestado pela China, que afirma que ele é parte do Tibet. As versões locais do Google Maps também mostram o território como sendo parte do próprio país.

3) Azad Kashmir and Gilgit–Baltistan
O mesmo ocorre com outro território disputado pela Índia, desta vez pertencente ao Paquistão. O Maps mostra o local como integrante deste país, mas a outra versão exibe como parte da Índia.

4) Butão
O país possui cerca de 269 km² de fronteira com a China, um limite que não é corretamente demarcado. Essas diferenças se refletem nas versões locais do Maps.

5) Crimeia
A soberania do território é alvo de disputas entre a Rússia e Turquia, depois da crise no início de 2014, e as diferenças são mostradas nas versões locais do serviço.

6) Demchok
Mais um território disputado entre China e Índia. No local há um acampamento militar controlado pela Índia, mas que é mostrado como chinês em sua versão do Google Maps.

7) Jammu e Caxemira
Essa província, localizada na Índia, já foi um principiado independente que hoje é disputada também pela China e Paquistão. O território é mostrado como sendo indiano em sua versão do Google Maps e como indefinido em outras versões.

8) Ilhas Senkaku
Este grupo de ilhas inabitadas estão localizadas no Mar da China Oriental e são controladas pelo Japão e disputadas por China e Taiwan, sendo mostradas como sendo de cada um desses países em suas versões do Maps.

9) Vale de Shaksam
Um território administrado pela China mas cedido ao Paquistão e disputado pela Índia como sendo parte da Caxemira. É mostrado como parte desses países em suas versões locais do Maps.

10) Glaciar de Siachen
Um território localizado na fronteira entre Índia e Paquistão e mostrado como pertencente a cada um destes países no Maps.

11) Ilhas Spratly
Estas ilhas são reservas naturais de petróleo e gás natural, disputadas por China, Taiwan, Malásia, Filipinas e Brunei, mostradas como sendo pertencentes a cada um destes países nas versões locais.

12) Vales de Tirpani e Bara Hotii
Mais uma área na longa lista de disputas entre China e Índia, mostrados como sendo parte integrante de cada um destes países em suas versões do Google Maps.

Via The Next Web