17/06/2014 10h45 - Atualizado em 17/06/2014 12h44

Drone espião? Equipe francesa acha que treino para Copa do Mundo foi filmado

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A Seleção Francesa de Futebol afirmou ter visto um drone “espião” durante seus treinos para a Copa do Mundo 2014, no Brasil. O técnico Didier Deschamps reclamou do uso excessivo desses robôs voadores e os franceses ficaram preocupados e sem saber se eram jornalistas em busca de um furo de reportagem ou até mesmo algum time adversário observando o treino deles.

Conheça os sete projetos de drones mais curiosos já feitos

Um drone estaria espionando a seleção da França? (Foto: Reprodução)Um drone estaria espionando a seleção da França (Foto: Reprodução)

O incidente teria acontecido na útima quarta (11) durante um treino dos franceses no gramado em Ribeirão Preto, local onde a delegação está fazendo sua preparação para a Copa do Mundo, antes de seguirem para Porto Alegre, onde enfrentaram a Seleção Holandesa.

Durante a coletiva de imprensa pré-jogo, um repórter de Honduras se adiantou ao assunto, deixando claro que o dispositivo em nada tinha a ver com a adversária francesa. Deschamps, então, disse "Não cabe a mim. A Fifa lida com isso e vem realizando um inquérito. Nós não queremos qualquer intrusão em nossa privacidade" e finalizou afirmando que "é muito difícil lidar com isso hoje em dia".

Delia Fischer, porta-voz da Fifa, confirmou que será feita uma investigação para saber a origem do drone, afirmando que o caso será debatido em reunião com membros da entidade.

Drones estão sendo utilizados para combate ao crime (Foto: Reprodução/DJI)Drones sobrevoaram o treino da Seleção Francesa, em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/DJI)


De acordo com o jornal francês BMFTV, o dispositivo pertencia a um fã de futebol que, por não conseguir ingressos para assistir aos jogos no estádio, resolveu arrumar uma forma de dar uma espiadinha no treino da França. Após algumas especulações de que veículos de imprensa brasileiros teriam pago para o drone espionar, o jornal francês conclui "Nem a mídia francesa, nem a mídia brasileira e nem muito menos os hondurenhos tiveram a ideia de espionar o treino dos Bleus".

Depois do escândalo, o time francês venceu a seleção de Honduras por 3 a 0 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no domingo (15). Dois gols foram do craque Karim Benzema, e um foi gol contra do goleiro Noel Valladares. Este último foi validado pela nova tecnologia da Fifa, com 14 câmeras no estádio, que evitam erros humanos de árbitros durante a partida.

Drones que entregam encomendas em 30 minutos: isso vai dar certo? Comente no Fórum do TechTudo.

14 câmeras de alta resolução da Fifa validaram o gol contra de Honduras. Sete delas detectaram a bola entrando (Foto: Divulgação/Fifa)14 câmeras de alta resolução da Fifa validaram o gol contra de Honduras. Sete delas detectaram a bola entrando (Foto: Divulgação/Fifa)

*Colaborou Juliana Pixinine

Via The Verge e VentureBeat


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sonia Ferreira
    2014-06-17T11:52:42

    Não jogam nada e já estão querendo arranjar desculpas