06/06/2014 06h35 - Atualizado em 06/06/2014 19h06

E3 2014: saiba o que é e veja como foram os últimos anos da feira

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

A E3 2014 abre os portões no dia 10 de junho com novos games, anúncios imperdíveis e muitas surpresas adicionais aos fãs. Algumas empresas farão a conferência no dia anterior, em 9 de junho. Mas afinal, o que é este evento? Leia nosso artigo especial e entenda um pouco mais. Além disso, veja como detalhes sobre momentos marcantes que rolaram nos últimos anos do grande encontro da indústria.

Xbox One, PS4 e Wii U: veja o que agradou e o que decepcionou na E3 2013

A E3 de 2014 ocorre na próxima semana (Foto: Divulgação)A E3 de 2014 ocorre na próxima semana (Foto: Divulgação)

Electronic Entertainment Expo

A E3, ou Electronic Entertainment Expo, foi criada em 1995 com o objetivo de ser o evento definitivo sobre a indústria de games, justamente voltada para a imprensa, representantes de empresas e outras figuras envolvidas. Normalmente realizada em Los Angeles, a feira já soma quase 20 anos de experiências únicas e reveladoras para todos os seus participantes.

A E3 é realizada todo ano, em Los Angeles (Foto: Reprodução/Meristation)A E3 é realizada todo ano, em Los Angeles (Foto: Reprodução)

É nela que as empresas, como Sony, Nintendo ou Microsoft, anunciam suas grandes novidades para os anos que se seguem. A E3 serve de palco para revelações de novos consoles, jogos inéditos, iniciativas inovadoras e mais neste sentido. Antes dela, estas empresas utilizavam feiras mais gerais para mostrar seus produtos, como encontros da indústria de eletrônicos, algo que mudou com o tempo.

Foi na E3 que tivemos anúncios importantíssimos, como a revelação do primeiro PlayStation, o Sega Saturn, o Virtual Boy, entre outros. Mais recentemente, foi nela que vimos a estreia do PlayStation 3 e do Xbox 360, bem como a de seus sucessores, PS4 e Xbox One, respectivamente, e também mais recente ainda.

Na E3, os grandes jogos são anunciados (Foto: Reprodução/AP)Na E3, os grandes jogos são anunciados (Foto: Reprodução/AP)

Grandes jogos, que marcaram o mundo, também foram revelados nos palcos da E3. Entre eles estão The Legend of Zelda: Twilight Princess, F.E.A.R., GTA 4, Halo 3, Red Dead Revolver e tantos outros, nas mais diversas plataformas. Apesar da indústria contar com outros eventos no mundo todo, nenhum deles conseguiu ter a importância e o histórico valioso que a E3 agregou.

Os últimos anos

A E3 acompanha os ciclos da indústria e com isso eles são representados em seus palcos. Em 2013, por exemplo, a feira teve uma enorme explosão de novidades, já que foi nela que tivemos a oficialização do PS4 e do Xbox One, bem como dos inúmeros títulos que chegariam aos aparelhos, no lançamento ou em tempos depois.

Xbox One e PS4 tiveram detalhes mostrados na E3 2013 (Foto: Reprodução/ExtremeTech)Xbox One e PS4 tiveram detalhes mostrados na E3 2013 (Foto: Reprodução)

O ano anterior, 2012, foi considerado um pouco mais fraco, já que estávamos na chamada “transição de gerações” ainda. Acontece que as principais empresas, Sony e Microsoft, decidiram não revelar seus novos consoles e, além disso, a Nintendo limitou-se a revelar pouca coisa, incluindo um novo Super Mario e jogos mais simples para o Wii U.

Com isso, a E3 de 2012 acabou se resumindo a anúncios de novos jogos e de projetos que sequer chegaram a fazer muito sucesso no futuro, como o Laser Tag, um jogo com armas de brinquedo da Ubisoft. Tivemos grandes jogos mostrados por lá, é verdade, mas poucos fizeram esta edição da feira ser classificada como inesquecível.

Ubisofr é uma das que participam sempre da E3 (Foto: Reprodução/Egadget)Ubisofr é uma das que participam sempre da E3 (Foto: Reprodução)

Todas as edições da E3, porém, foram marcadas por algum fato muito importante. Em 2011 a Nintendo anunciou o Wii U, seu atual console, com o controle que possui uma tela no meio, o GamePad. Em 2010 foi a vez da empresa revelar o Nintendo 3DS, portátil capaz de gerar gráficos em 3D sem a necessidade de óculos especiais por parte do usuário.

Mas poucas E3 foram tão marcantes quanto a edição de 2006. Neste ano o Xbox 360 já estava no mercado, mas o Wii e o PS3 ainda não. Foi nela que a Sony anunciou o preço de seu console, os inacreditáveis US$ 600 (quase R$ 1300), e também foi a responsável por uma série de memes que surgiram na web tempos depois, como a inconfundível expressão “Giant Enemy Crab”, quando um dos produtores se referiam a um monstro no jogo Genji: Days of the Blade – na teoria, o jogo seria realista e se passaria no Japão feudal, mas mostrava um caranguejo gigante como um dos inimigos.

A E3 também é a responsável pela criação de diversos memes (Foto: Reprodução)A E3 também é a responsável pela criação de diversos memes (Foto: Reprodução)

Seja o ano que for ou do tamanho que for, a E3 sempre será marcada por duas coisas: anúncios inesperados e temas polêmicos, que podem ou não render memes na Internet logo depois. O que importa é que é por lá que os gamers do mundo todo ficam sabendo sobre o que rola na indústria e sobre quais jogos seus consoles terão nos próximos meses.

A partir do dia 9 de junho o TechTudo fará o tempo real da E3 durante todo o evento com as seguintes conferências:

9/6 (segunda-feira)

13h – Microsoft
15h30 – EA
18h30 – Ubisoft
23h30 – Sony

10/6 (terça-feira)

22h30 – Sony América Latina

O que vocês espera da E3 2014? Opine no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hebert Menzes
    2014-06-09T13:03:06

    Se confirmarem todos os rumores esse será um dos anos mais felizes da minha vida como gamer, kkkkkkkkkkkkkkk! Meu PS3, 360 e One agradecem!!!!

  • Gustavo Tosta
    2014-06-06T16:08:00

    ae sim