Computadores

13/06/2014 09h05 - Atualizado em 13/06/2014 10h03

Empresa está fazendo seu computador velho valer ouro, literalmente

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma empresa chamada BlueOak pretende criar, até o fim do ano que vem, um local especializado em remover os materiais preciosos de componentes de computadores antigos. A ideia é aproveitar melhor as milhões de toneladas de lixo eletrônico que são desperdiçadas todo ano.

Mito ou verdade: lavar a placa-mãe com água e sabão é uma boa ideia?

Peças de PC têm metais preciosos (Foto: Reprodução)Peças de PC têm metais preciosos (Foto: Reprodução)


Já existem companhias que realizam este tipo de “mineração”, entretanto todas são voltadas para a larga escala. Afinal, uma tonelada de placas, por exemplo, pode chegar a ter de 40 a até 800 vezes mais ouro de que uma tonelada de materiais extraídos de um minério tradicional.

De acordo com as Nações Unidas, 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram produzidas em todo o mundo no ano de 2012. E até 2017 este número deve aumentar para 65 milhões anuais. Segundo Priv Bradoo, co-fundadora e diretora executiva da BlueOak, é um desperdício absurdo. “Simplesmente não faz sentido”, diz ela.

Computadores: Mitos ou verdades? Veja no Fórum do TechTudo.

Antes de lançar a BlueOak, Bradoo era vice-presidente de desenvolvimento de negócios da LanzaTech, outra startup com um funcionamento bastante semelhante, também voltada para o reaproveitamento. Seu objetivo era transformar gases tóxicos desperdiçados de fábricas em combustíveis de alto valor.

Via Sky

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deivid Costa
    2014-06-13T11:59:45

    Custa explicar se vai ter esse serviço no Brasil? Custa ter mais informações?

  • Comentarista
    2014-06-13T13:02:56  

    Matéria sensacionalista e id.i.o.t.a, ninguém vai ficar rico com um computador velho, são necessários milhares de milhares de componentes para se fazer valer alguma moeda. E aí vem os "Çabidos" achando que vai conseguir retirar quilos de ouro pq no site o induziu a isso.

    recentes

    populares

    • Comentarista
      2014-06-13T13:02:56  

      n entendi desta maneira...eu entendi que quem lucrará mais é a empresa óbvio, mas é melhor vc vender seu pc velho p empresa deles do que jogar no lixo, portanto vc tb ganhará dinheiro e quanto mais pc velho tiver maior o lucro, simples.

    recentes

    populares

    • Comentarista
      2014-06-13T13:02:56  

      Pelo jeito o 'çabido' aqui é você, eu li a matéria e não tem nada do que você diz, diz que a empresa pretende criar um local para remoção desses materiais. Em nenhum momento a metéria diz que alguém vai ficar rico com isso, a não ser a empresa.

  • Short Landing
    2014-06-13T16:28:06  

    Isso não importa!! Vamos ver a Copa 2014!! País rico, é país sem pobreza!!!

    recentes

    populares

    • Short Landing
      2014-06-13T16:28:06  

      Cingapura que o diga...

  • Henry Carppa
    2014-06-13T15:30:19

    QUE MATERIA IDIOTA!!! AQUI NO BRASIL JÁ TEM EMPRESAS QUE RECICLAM PEÇAS VELHAS PARA RETIRAR ESSAS MISERIAS DE OURO NO COMPONENTE... PRECISA DE MILHOES DE PCs PARA UMA GRAMA DE OURO.

  • Valdir Calegari
    2014-06-13T16:15:59

    Nosso políticos não vão se interessar por um projeto desses, é que dá menos trabalho pegar os milhões que pagamos de impostos ou desviar de empresas públicas (Petrobrás) e colocar na meia, na cueca, na mala ou em paraísos fiscais.

  • Luizbr
    2014-06-13T15:10:14  

    tenho 2 computadores velhos....acho que estol MILIONARIOOOO!!

    recentes

    populares

    • Luizbr
      2014-06-13T15:10:14  

      Então vende e vai estudar...

  • Bruno Nardini
    2014-06-13T15:52:14

    De novo o TechTudo publicando matérias do Rubinho.

  • Marcelo Luis
    2014-06-13T15:36:29

    Aqui no brasil será extraído o OURO DE TOLO.

  • Fabio Reis
    2014-06-13T15:19:40

    vendo o meu barato.

  • Danilo Junqueira
    2014-06-13T15:13:54

    Matéria Fraca....

  • Pedro Braga
    2014-06-13T15:07:46

    meus zovos.............

  • Pedro Braga
    2014-06-13T15:02:27

    meus ovos......

  • Sonia Braga
    2014-06-13T14:55:19

    Se não conhece o assunto e não tem o que escrever, não escreva matérias como essa. A recuperação de materiais preciosos do lixo eletrônico já é uma indústria em franca expansão e movimenta bilhões de dólares por ano. Só não divulgam pelo mesmo motivo que ninguém divulga a descoberta de garimpo. O processo é um tanto quanto poluidor, mas é metalurgicamente fácil, outro motivo para a boca de siri. Aqui no Brasil já deve ter mais de dez empresas fazendo isso!

  • Gato Bermuda
    2014-06-13T12:25:20

    Sou perito em mineração, em média para cada 1 tonelada de minério se extrai 4 gramas de ouro, já uma tonelada de componentes eletrônico se pode extrair aproximadamente 20 gramas de metais nobres tipo, ouro, prata, platina e outros. Quem domina essa tecnologia são americanos, alguns europeus e chineses.

  • Comentarista
    2014-06-13T13:08:58

    oi?

  • Denio Garcia
    2014-06-13T13:01:04

    Poutz!!! No Brasil, do jeito que tem gente para se apoderar das coisas alheias, se essa moda pega GUARDEM SEUS COMPUTADORES!!!!!!!!!!!!

  • Comentarista
    2014-06-13T12:58:41

    Matéria sensacionalista e idiota. Ninguém vai ficar rico com um computador velho, são necessários milhares de milhares de componentes para fazer valer alguns centavos.

  • Diogo Souza
    2014-06-13T12:47:50

    Você precisa percorrer centenas de cidades brasileiras até achar uma que recicla. As chances de tentarem aproveitar aqui o lixo eletrônico será semelhante, ou pior, do que de reciclagem normal.

  • Oswaldo
    2014-06-13T12:47:41

    Boa notícia

  • Gunnar Pereira
    2014-06-13T11:40:45

    UAU!!! É preciso aprofundar mais tecnicamente o conteúdo. Este é o embrião da Logística Reversa de muitos materiais "pós-consumo" que hoje são destinados aos aterros e lixões das cidade em todo mundo. Leis mais rígidas para disciplinar o processo de reuso.

  • Pedro Henrique
    2014-06-13T11:32:53

    Se nós tivermos acesso, eu irei ajudar, mas também quero uma parte do dinheiro, afinal, eu gastei no meu computador velho

  • Saulo
    2014-06-13T11:13:56

    Legal.

  • Agnaldo Pondian
    2014-06-13T10:57:07

    Todo mês jogo muitas placas-mãe e outros tudo no lixo. Querem comprar a partir de agora? VENDO SIM.

  • Jackson Costa
    2014-06-13T10:43:24

    Matéria vaga....

  • Gianne Pereira
    2014-06-13T10:42:43

    Estes são os verdadeiros gênios e ecologicamente corretos. Parabéns a empresa!