Internet

11/06/2014 09h24 - Atualizado em 14/08/2014 08h21

‘Feedly fora do ar’: Hacker ataca leitor de RSS e tenta extorquir dinheiro

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Feedly está fora do ar para muitos usuários nesta quarta-feira (11) devido a um ataque hacker do tipo DDoS, que sobrecarrega os servidores da empresa. Segundo nota oficial, os cibercriminosos estão condicionando a liberação do serviço ao pagamento de resgate, como se fosse um crime de sequestro, mas o popular leitor de feed RSS se nega a aceitar a extorsão e busca alternativas para voltar 100%.

Como usar o Gmail como leitor de RSS

Feedly usou Twitter para aleertar usuários sobre problema nesta quarta (Foto: Reprodução/Twitter)Feedly usou Twitter para alertar usuários sobre problema nesta quarta (Foto: Reprodução/Twitter)


Na manhã desta quarta-feira, quem tenta acessar o Feedly via web ou aplicativo para dispositivos móveis não consegue visualizar os feeds cadastrados na conta ou mesmo a página por completo na maioria das vezes. Em alguns casos, o aviso “Service not working” (Serviço não está funcionando) é exibido na tela.

Feedly: Como fazer pesquisas sobre assunto? Comente no Fórum do TechTudo.

“Nós nos recusamos a ceder e estamos trabalhando com nossos fornecedores de rede para mitigar o ataque da melhor forma possível", explica o chefe-executivo do Feedly, Edwin Khodabakchian, que também garante a segurança dos dados dos usuários de qualquer invasão.

Ataque DDoS, ou de negação de serviço, é uma estratégia adotada por criminosos para sobrecarregar servidores por meio de vários acessos de computadores ao mesmo tempo – na prática, simula picos de tráfego em um site, colocando-o fora do ar.

O leitor de RSS diz estar trabalhando em conjunto com outras vítimas do mesmo grupo hacker para resolver o problema. Vale lembrar que os serviços Evernote e Deezer foram alvo do mesmo tipo de ataque em menos de uma semana, mas não há qualquer indicação de que se trata do mesmo autor.

Recentemente, em seu blog, o Feedly declarou: "Estamos fazendo algumas mudanças em nossas infraestruturas que irão nos permitir trazer o Feedly de volta online. De qualquer forma, esses ajustes tomam algum tempo e isso pode levar mais algumas horas até que o serviço seja restabelecido. Muito obrigado pela paciência  e por permanecer conosco. Lembramos que nenhum de seus dados foram comprometidos ou perdidos com esse ataque"

Via Feedly

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Denis Carvalho
    2014-06-12T10:27:21

    na espera ainda, gosto do feedly e não estou afim de mudar para outro.

  • Hunter Thompson
    2014-06-11T20:27:09

    Pô, legal. Queria ler as notícias... Até reinstalei o app no meu cel achando que tinha bugado...

  • Everton Martins
    2014-06-11T16:27:37

    Sacanagem...