10/06/2014 18h51 - Atualizado em 10/06/2014 18h51

Fifa 15: testamos o novo game na E3 2014; confira nossas impressões

Felipe Vinha
por
Da E3 2014

Fifa 15 é um dos principais games disponíveis para testes na E3 2014. Assim que a feira iniciou suas atividades no primeiro dia, conferimos de perto o game da EA Sports, que sai dia 23 de setembro, para Xbox One e PlayStation 4, ainda com versões na geração anterior, porém, sem tanta qualidade quanto nos novos consoles.

EA mostra Fifa 15 e lança beta de Battlefield na conferência da E3 2014

Fifa 15 é uma das novidades disponíveis na E3 2014 (Foto: Divulgação)Fifa 15 é uma das novidades disponíveis na E3 2014 (Foto: Felipe Vinha / TechTudo)

Antes do teste, tivemos uma breve explicação das novidades por parte dos representantes da EA Sports no estande. Desta forma tomamos conhecimento de uma importante mudança que vem por aí: os jogadores estão realmente mais inteligentes e, principalmente, mais emocionais, reagindo diferentemente de acordo com as situações específicas.

Durante a demo, notamos isso ao ver que um jogador em campo se comportava de forma diferente ao receber o cartão amarelo. Após cometer a falta, ele botou a mão na cabeça e apontou para o adversário, como uma forma de “reclamar” pela advertência – que não havia sido aplicada, mas que ele sabia que viria.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)

Isso se reflete também em outros jogadores, que não estavam envolvidos no momento do lance. Seus companheiros de equipe não gostaram nada da reação do culpado e também lamentaram o cartão, que viria a seguir. Esse tipo de emoção é refletida em todos os momentos que ocorrem em campo, seja em uma punição, um gol a favor ou contra, cobrança de faltas e tudo mais.

Também foi possível ver essa emoção por meio da reação dos jogadores em disputas pela posse. Ao ter a bola roubada com um drible e cair no chão, outro jogador protegeu o nariz para não ser atingido pela chuteira do adversário. Esse tipo de reação não é realmente observada durante o gameplay, por ser algo muito rápido, mas é possível notar com detalhes durante os replays.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)

De acordo com a EA Sports, os modelos 3D dos jogadores também estão mais realistas, como ocorre em todos os anos quando temos um novo Fifa. Agora eles parecem ainda menos com meros bonecos 3D e mais como humanos, mais atléticos, com articulações naturais e movimentos calculados durante o campo.

Esse tipo de melhoria 3D de visual também pode ser vista em outros pontos que, em princípio não parecem tão importantes, mas fazem toda a diferença. Um dos exemplos está no gol, que pode se mover dinamicamente se a bola bater na trave. Outro exemplo que notamos claramente está nos jogadores cabeludos – seus cabelos se movem com o vento em campo, algo que normalmente é difícil de ser feito ou evitado, por representar uma dificuldade na hora de programar o game.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)


No gramado também notamos novidades extremamente bem vindas, como o visual dinâmico. A grama tem um relevo muito mais proeminente e tudo o que ocorre em campo a afeta. Um carrinho pode danificar o gramado e ele assim ficará até o fim da partida. Uma bola muito alta pode quicar e criar uma marca, que também será perceptível. Esta é uma das mudanças visuais mais notáveis nesta demonstração inicial.

Mas todas as melhorias possuem um preço. Ainda que não seja a versão final, notamos que esta demonstração de Fifa 15 exibiu um jogo mais lento, com uma taxa de quadros inferior ao que estamos acostumados. Talvez isso tenha sido feito para priorizar o realismo máximo que a EA Sports busca conseguir, mas não há como levar tanto em consideração, já que temos alguns meses antes da versão final e muita coisa pode mudar até lá.

Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)


Além disso, outro ponto que deixou um pouco a desejar foi na pisada dos jogadores em campo. Apesar de todo o realismo, eles ainda parecem escorregar um pouco, não há como sentir realmente que eles estão pisando no gramado ou afundando a chuteira em algum lugar. Novamente, é algo que esperamos ver melhorado até a versão final.

Felizmente, os pontos positivos que vimos prometem superar os negativos. Fifa 15 está realmente parecendo um jogo de nova geração. A EA Sports não revelou ainda modos de jogo, dribles mais detalhados e outras informações nesta demo, mais isso deve ser feito mais tarde, antes do lançamento.

O que vocês esperam da E3 2014? Opine no Fórum do TechTudo.