26/06/2014 07h50 - Atualizado em 26/06/2014 07h50

Gigantes da tecnologia querem usar relógios para combater diabetes

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A tríade Apple, Google e Samsung tem muitos objetivos em comum no mercado. O mais novo deles, ao que tudo indica, é ajudar os usuários a combaterem a diabetes. A adoção cada vez maior de dispositivos vestíveis, principalmente os relógios inteligentes, é a grande aliada das empresas neste momento – e os planos são bem ambiciosos.

Conheça os melhores smartphones de 2014... Até agora

Samsung Gear Fit, o relógio inteligente firness apresentado no MWC 2014 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Samsung Gear Fit, o relógio inteligente firness apresentado no MWC 2014 (Foto: Allan Melo/TechTudo)


De acordo com informações da agência de notícias Reuters, as concorrentes vêm dando suas próprias abordagens ao tema. A ideia é fazer com que os sensores dos dispositivos sejam capazes de medir os níveis de glicose dos usuários, sem a necessidade de que as pessoas precisem tirar amostras de sangue para isso.

A Samsung já tem uma linha de relógios inteligentes, o Google demonstrou o seu no Google I/O e a Apple, por sua vez, vem sendo bastante especulada com um possível iWatch – além de já ter lançado o HealthKit, um sistema para desenvolvedores lançarem ferramentas de saúde para o iOS 8, que também terá um app disso embutido.

No entanto, a adoção de um medidor de glicose não é fácil. Muitas companhias já tentaram rastrear o açúcar do sangue dos usuários de uma forma menos invasiva do que a coleta de amostras, mas quase todas falharam. A melhor maneira ainda é fazer um pequeno furo no dedo da pessoa e checar o sangue.

O que fazer para tornar o Android mais seguro? Confira no Fórum do TechTudo

 O Google é quem parece estar mais próximo de conseguir. Recentemente, mostrou um protótipo de lente de contato que conseguiria obter estas informações. E, de acordo com a Reuters, a Samsung estaria trabalhando para adicionar o rastreador aos seus próximos relógios inteligentes.

Sobre a Apple, pouco se sabe, mas fala-se do lançamento do iWatch em outubro. Ainda não são conhecidos, porém, detalhes dele. Caso ele já tenha uma maneira de medir os dados de glicose, certamente será um grande diferencial.

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares